Avançar para o conteúdo principal

António Carvalho triunfa em Setúbal

António Carvalho (Efapel) atacou às primeiras rampas da Arrábida e uma avaria quase que lhe roubou o sonho de vencer em Setúbal. Contudo, a sorte e a qualidade de trepador estiveram do seu lado, agarrando mais uma vitória na prova rainha, após ter conquistado a Senhora da Graça na edição transacta. Amaro Antunes (W52-FC Porto) segurou a camisola amarela, a um dia do final da Edição Especial da Volta a Portugal.

 

António Carvalho vence em Setúbal (© HelenaDias)

Ao microfone da RTP, António Carvalho não escondeu a emoção da vitória: “Antes da etapa, tínhamos delineado que queríamos tentar colocar um elemento se fossem grupos grandes, para não ter de perseguir. Vínhamos com o intuito de ganhar a etapa e endurecer ao máximo na última montanha, para ver o que poderia dar. Somos uma equipa de ataque, tentámos na etapa da Senhora da Graça e colocámos logo tudo em jogo, mas isso foi um erro meu. Hoje, na minha equipa eu era a aposta. Tinha dito que queria tentar vencer, mas não vou mentir que à entrada da montanha, quando avariei, pensei que tínhamos deitado tudo a perder. Felizmente, acabei por vencer e dedico esta vitória à minha família, a toda a minha equipa, desde ciclistas a staff, e ao que foi meu colega de quarto Luís Mendonça, por todos os momentos que passámos, devido ao pai dele [pioria do estado de saúde]. Esta vitória também é para ele.”

 

Questionado sobre o dia final da Volta a Portugal, António Carvalho usou da sinceridade que lhe é característica: “Amanhã há muitas contas a fazer, são 17 quilómetros. Para ser sincero, não acredito muito que nós, Efapel, coloquemos um ciclista no Top 3, infelizmente, mas iremos dar na mesma o nosso melhor. O que conseguirmos será sempre positivo. Em relação à classificação geral, tudo o que podermos melhorar será bom, mas acho que a discussão da Volta a Portugal irá estar entre o Amaro Antunes, o Gustavo Veloso e o Frederico Figueiredo.”

 

A vitória de António Carvalho começou a ser delineada na última ascensão do dia, a 2ª categoria da Arrábida. Quando esta derradeira dificuldade surgiu já o pelotão tinha terminado com a fuga do dia, por força do trabalho da equipa do camisola amarela, W52-FC Porto, com dois anteriores vencedores da Volta a marcarem o ritmo da perseguição, Ricardo Mestre e Rui Vinhas.

 

Da fuga fizeram parte os lusos Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), Joaquim Silva (Miranda-Mortágua), os espanhóis Oscar Pelegrí (Feirense), Ángel Madrazo (Burgos-BH), Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), o norte-americano Gavin Mannion (Rally Cycling) e o francês Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic). A aventura dos oito corredores começou após a partida em Loures e terminou à falta de 24 dos 161 quilómetros, que compuseram a sétima etapa.

 

Em plena subida da Arrábida, seguiam então na frente António Carvalho (Efapel) e Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista), com uma margem mínima para o grupo perseguidor do camisola amarela, constituído por Amaro Antunes, João Rodrigues e Gustavo Veloso (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Benta, Gonçalo Carvalho e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), Joni Brandão (Efapel), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano), Delio Fernández e Mauro Finetto (Nippo Delko Provence), Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA).

 

O duo passou na frente o alto da Arrábida, restando 13,4 quilómetros para a meta. O galego Alejandro Marque ainda tentou sair do grupo, à falta de 4 quilómetros, mas sem êxito. A jornada encaminhava-se para uma disputa a dois e foi António Carvalho quem triunfou em Setúbal, com Luís Fernandes a seguir-se na meta e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), que reassumiu a liderança da camisola dos pontos.

 

A W52-FC Porto permaneceu líder por equipas, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) manteve-se líder da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.

 

FOTOGRAFIAS DA 7ª ETAPA, aqui!


Classificação Et7:

(classificação completa)

1º António Carvalho (Efapel) 3h40m45s

2º Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) mt

3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) mt

4º Gonçalo Carvalho (Rádio Popular-Boavista) mt

5º Mauro Finetto (Nippo Delko Provence mt

6º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt

7º João Benta (Rádio Popular-Boavista) mt

8º Joni Brandão (Efapel) mt

9º Amaro Antunes (W52-FC Porto) mt

10º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) mt

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 29h06m52s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s

5º Joni Brandão (Efapel) a 1m37s

6º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

7º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s

8º António Carvalho (Efapel) a 2m15s

9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s

 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.