Avançar para o conteúdo principal

Joni Brandão conquista Torre sem abalar a classificação geral

Ao quinto dia da Edição Especial da Volta a Portugal, Joni Brandão (Efapel) alcançou na sua carreira a primeira vitória em etapa na prova rainha. Uma vitória bastante especial por ser no alto da mítica Torre, na Serra da Estrela. Contudo, apenas conseguiu cortar três segundos à vantagem detida pelo camisola amarela, estando na geral a 1m20s de Amaro Antunes (W52-FC Porto).

 

Joni Brandão conquista a Torre (© Helena Dias)

“Tudo fizemos para vencer, endurecemos a corrida e atacámos. Os adversários estavam muito fortes, mas no final conseguimos ganhar e só temos de estar felizes por isso. O António Carvalho fez uma excelente etapa, tal como toda a equipa, a quem agradeço, bem como ao Engenheiro Américo Duarte, da EFAPEL, por nos apoiar. E toda a equipa técnica, por ter trabalhado muito. São tempos difíceis. Mas agora permanecemos com o objectivo de vencer a Volta e vamos erguer a cabeça. A Volta não está decidida, ainda falta muito e por isso está tudo em aberto”, afirmou Joni Brandão.

 

O pelotão partiu da Guarda rumo à Covilhã tendo pela frente 148 quilómetros, que deram corpo à quarta etapa da Volta a Portugal. Os quilómetros iniciais foram aproveitados para lançar um numeroso grupo na frente, composto por 14 corredores: César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Rafael Reis e Gonçalo Amado (Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport), Gaspar Gonçalves e Pedro Pinto (Miranda-Mortágua), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), José Neves e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín (Caja Rural-Seguros RGA), Matis Louvel e Christophe Noppe (Team Arkéa-Samsic).

 

Sem representante na frente, a Efapel lançou Tiago Machado, mas após vários quilómetros entre a fuga e o pelotão, o corredor, que já se destacou como melhor jovem da Volta nos anos de 2007 e 2008, regressou ao pelotão.

 

Quem conseguiu chegar à frente da corrida foi o espanhol Cristián Rodríguez, da Caja Rural-Seguros RGA, equipa vencedora da jornada anterior. O corredor de 25 anos não só chegou à fuga, como se isolou na frente nos momentos iniciais da subida da Torre, a mítica montanha de categoria especial de 20,2 quilómetros de extensão. Atrás, os restantes fugitivos foram sendo alcançados por um grupo bastante restrito, onde vinham os favoritos à classificação geral, entre eles o camisola amarela Amaro Antunes (W52-FC Porto).

 

Rodríguez aguentou o vento e o ritmo da perseguição até faltarem apenas 2 quilómetros para a meta, momento no qual foi alcançado por Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista), bem como pelos restantes integrantes do grupo do camisola amarela Amaro Antunes, João Rodrigues e Gustavo Veloso (W52-FC Porto), Joni Brandão e António Carvalho (Efapel), Frederico Figueiredo e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Delio Fernández (Nippo Delko Provence) e João Benta (Rádio Popular-Boavista).

 

Ao longo da subida à Torre, os ataques foram constantes, em particular pelos pedais de António Carvalho. Contudo, a W52-FC Porto conhece bem o potencial e o valor do corredor, que já foi seu durante cinco épocas, e João Rodrigues não permitiu grande liberdade ao trepador da Efapel, terminando com todas as suas ofensivas. Contudo, ainda havia uma derradeira tentativa por chegar e foi precisamente no quilómetro final que Joni Brandão desferiu o ataque, que o levou à conquista da etapa, com três segundos de vantagem para Frederico Figueiredo, Amaro Antunes e Gustavo Veloso.

 

A etapa-rainha não provocou grandes mexidas nos lugares cimeiros da classificação geral, sendo a mais significativa a saída do Top 10 de um dos favoritos à camisola amarela: o espanhol Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano), cruzou a meta no 22º lugar, a 4m51s, caindo para 18º na geral.

 

Nas classificações secundárias, tudo permaneceu igual. A W52-FC Porto líder por equipas, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) líder da classificação dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) da juventude.

 

Classificação Et4:

(classificação completa)

1º Joni Brandão (Efapel) 4h19m02s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 3s

3º Amaro Antunes (W52-FC Porto) a 3s

4º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 3s

5º António Carvalho (Efapel) a 11s

6º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 13s

7º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 17s

8º Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) a 24s

9º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 34s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 34s

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 17h22m17s

2º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13s

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s

4º Joni Brandão (Efapel) a 1m20s

5º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m27s

6º António Carvalho (Efapel) a 1m55s

7º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

8º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m15s

9º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 2m31s

10º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 2m43s

(CG irá sofrer alterações, por Comunicado do Colégio de Comissários a penalizar em 20s na geral António Carvalho, por abastecimento irregular nos últimos 10 km da etapa)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.