Avançar para o conteúdo principal

Amaro Antunes conquista Volta a Portugal: “Sinto-me realizado”

Aos 29 anos, Amaro Antunes conquistou a maior vitória da sua carreira, a camisola amarela da Volta a Portugal Edição Especial. Além da classificação geral, a W52-FC Porto triunfou por equipas e levou para casa a vitória do contra-relógio final, através de Gustavo Veloso, segundo na geral final.

 

Amaro Antunes conquista Volta a Portugal 2020 (© HelenaDias)

Ao microfone da estação pública de televisão RTP, Amaro Antunes falou sobre a feliz realidade de ser o novo rei da Volta a Portugal: “Já posso respirar um pouco de alívio, foram dias de muita tensão. Mas era o que dizia dia-a-dia… sentia-me bastante confiante pelo grupo que tinha em meu redor. Não há palavras para os meus colegas, foram incansáveis, deram tudo por mim. Hoje, quando parti para o contra-relógio, só pensava que tinha de ganhar para retribuir todo o esforço que fizeram por mim e, acima de tudo, queria dedicar esta vitória à minha mãe, por todo o percurso que ela tem passado. Estou bastante feliz.”

 

“Tenho vindo a fazer um percurso que, no meu entender, tem sido um percurso bastante bonito. Talvez me tenha faltado, em certos momentos, um pouco de sorte, mas quando fazemos as coisas bem e quando praticamos o bem, mais tarde ou mais cedo ela chega e hoje é incrível. É algo que não consigo explicar. Sinto-me realizado e quero agradecer a este grupo, ao Nuno Ribeiro e a toda a minha equipa, sem excepção, por tudo o que fizeram por mim”, concluiu Amaro Antunes.

 

Foram 89 os corredores a alinhar, em Lisboa, para o contra-relógio da oitava e última etapa da Volta a Portugal. As atenções estavam viradas para os primeiros dez da geral, em particular para Amaro Antunes e Gustavo Veloso (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Joni Brandão (Efapel).

 

O camisola amarela partiu para o esforço individual, de 17,7 quilómetros, tendo como vantagem 13s para Frederico Figueiredo e 1m13s para o companheiro de equipa Gustavo Veloso. Nesta derradeira jornada, pedalada entre a Avenida da Ribeira das Naus e a Praça do Comércio, Amaro Antunes conseguiu segurar a amarela com o sétimo melhor tempo do dia, ficando a 31s da vitória alcançada pelo galego Veloso, que fez o tempo de 21m34s e desta forma subiu a segundo da geral. Frederico Figueiredo terminou o contra-relógio na 26ª posição, a 1m10s, descendo para terceiro da geral final. Já Joni Brandão acabou por subir a quarto da geral ao pedalar o quarto melhor tempo do dia, gastando mais 17s do que Veloso. O luso António Carvalho (Efapel) e o francês Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic) foram segundo e terceiro da etapa, gastando mais 8s e 17s respectivamente.

 

Amaro Antunes subiu ao pódio como vencedor da camisola amarela e melhor português na prova rainha do calendário nacional, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) como vencedor da camisola dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) vencedor da camisola da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) vencedor da camisola da juventude. Destaque ainda para a subida ao pódio de um dos maiores corredores portugueses, a nível nacional e internacional, Sérgio Paulinho (Efapel) foi distinguido com o ‘Prémio Sacrifício’.

 

Dos 89 corredores que finalizaram a Volta a Portugal Edição Especial, a fechar a classificação geral ficou na última posição o luso Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), a 2h00m05s de Amaro Antunes.

 

Luís Gomes, Amaro Antunes, Hugo Nunes e Simon Carr (© HelenaDias)


Sérgio Paulinho (© Helena Dias)


ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS, aqui!


Classificação Et8:

(classificação completa)

1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 21m34s

2º António Carvalho (Efapel) a 8s

3º Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic) a 17s

4º Joni Brandão (Efapel) a 17s

5º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 26s

6º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 27s

7º Amaro Antunes (W52-FC Porto) a 31s

8º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 31s

9º Rafael Reis (Feirense) a 31s

10º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a 32s

 

Classificação Geral:

1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 29h28m57s

2º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 42s

3º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 52s

4º Joni Brandão (Efapel) a 1m23s

5º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m50s

6º António Carvalho (Efapel) a 1m52s

7º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s

8º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m11s

9º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 3m16s

10º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 3m49s


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.