Aos 29 anos, Amaro Antunes conquistou a maior vitória da sua carreira, a camisola amarela da Volta a Portugal Edição Especial. Além da classificação geral, a W52-FC Porto triunfou por equipas e levou para casa a vitória do contra-relógio final, através de Gustavo Veloso, segundo na geral final.
Amaro Antunes conquista Volta a Portugal 2020 (© HelenaDias) |
Ao microfone da estação pública de televisão RTP, Amaro Antunes falou sobre a feliz realidade de ser o novo rei da Volta a Portugal: “Já posso respirar um pouco de alívio, foram dias de muita tensão. Mas era o que dizia dia-a-dia… sentia-me bastante confiante pelo grupo que tinha em meu redor. Não há palavras para os meus colegas, foram incansáveis, deram tudo por mim. Hoje, quando parti para o contra-relógio, só pensava que tinha de ganhar para retribuir todo o esforço que fizeram por mim e, acima de tudo, queria dedicar esta vitória à minha mãe, por todo o percurso que ela tem passado. Estou bastante feliz.”
“Tenho vindo a fazer um percurso que, no meu entender, tem sido um percurso bastante bonito. Talvez me tenha faltado, em certos momentos, um pouco de sorte, mas quando fazemos as coisas bem e quando praticamos o bem, mais tarde ou mais cedo ela chega e hoje é incrível. É algo que não consigo explicar. Sinto-me realizado e quero agradecer a este grupo, ao Nuno Ribeiro e a toda a minha equipa, sem excepção, por tudo o que fizeram por mim”, concluiu Amaro Antunes.
Foram 89 os corredores a alinhar, em Lisboa, para o contra-relógio da oitava e última etapa da Volta a Portugal. As atenções estavam viradas para os primeiros dez da geral, em particular para Amaro Antunes e Gustavo Veloso (W52-FC Porto), Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Joni Brandão (Efapel).
O camisola amarela partiu para o esforço individual, de 17,7 quilómetros, tendo como vantagem 13s para Frederico Figueiredo e 1m13s para o companheiro de equipa Gustavo Veloso. Nesta derradeira jornada, pedalada entre a Avenida da Ribeira das Naus e a Praça do Comércio, Amaro Antunes conseguiu segurar a amarela com o sétimo melhor tempo do dia, ficando a 31s da vitória alcançada pelo galego Veloso, que fez o tempo de 21m34s e desta forma subiu a segundo da geral. Frederico Figueiredo terminou o contra-relógio na 26ª posição, a 1m10s, descendo para terceiro da geral final. Já Joni Brandão acabou por subir a quarto da geral ao pedalar o quarto melhor tempo do dia, gastando mais 17s do que Veloso. O luso António Carvalho (Efapel) e o francês Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic) foram segundo e terceiro da etapa, gastando mais 8s e 17s respectivamente.
Amaro Antunes subiu ao pódio como vencedor da camisola amarela e melhor português na prova rainha do calendário nacional, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) como vencedor da camisola dos pontos, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) vencedor da camisola da montanha e Simon Carr (Nippo Delko Provence) vencedor da camisola da juventude. Destaque ainda para a subida ao pódio de um dos maiores corredores portugueses, a nível nacional e internacional, Sérgio Paulinho (Efapel) foi distinguido com o ‘Prémio Sacrifício’.
Dos 89 corredores que finalizaram a Volta a Portugal Edição Especial, a fechar a classificação geral ficou na última posição o luso Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), a 2h00m05s de Amaro Antunes.
Luís Gomes, Amaro Antunes, Hugo Nunes e Simon Carr (© HelenaDias) |
Sérgio Paulinho (© Helena Dias) |
Classificação Et8:
1º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) 21m34s
2º António Carvalho (Efapel) a 8s
3º Anthony
Delaplace (Team Arkéa-Samsic) a 17s
4º Joni Brandão (Efapel) a 17s
5º Daniel Mestre (W52-FC Porto) a 26s
6º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 27s
7º Amaro Antunes (W52-FC Porto) a 31s
8º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 31s
9º Rafael Reis (Feirense) a 31s
10º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a 32s
Classificação Geral:
1º Amaro Antunes (W52-FC Porto) 29h28m57s
2º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 42s
3º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 52s
4º Joni Brandão (Efapel) a 1m23s
5º João Benta (Rádio Popular-Boavista) a 1m50s
6º António Carvalho (Efapel) a 1m52s
7º João Rodrigues (W52-FC Porto) a 2m00s
8º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 2m11s
9º Cristian Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) a 3m16s
10º Delio Fernández (Nippo Delko Provence) a 3m49s
Comentários
Enviar um comentário