Avançar para o conteúdo principal

Lufada de ar fresco no pelotão luso sub-23

Pensar o futuro trabalhando o presente, este é o papel da formação no ciclismo. A nível nacional, os jovens lusos têm conseguido usufruir de uma formação qualitativa nas equipas de clube sub-23, que prosseguem a aprendizagem obtida até esse escalão e fazem a ponte para a subida a profissional, almejada por muitos mas alcançada por poucos.

Nos últimos anos estas formações têm vindo a desaparecer, facto que tem preocupado os responsáveis pelo desenvolvimento e sustentação da modalidade em Portugal. Se já se denota uma crescente dificuldade na atracção de patrocínios e apoios para as equipas continentais, detentoras de maior visibilidade mediática, este problema é ainda maior no que toca à realidade das equipas de clube que, embora partilhem calendário e pelotão com os profissionais, não alcançam a mesma atenção.

A presente temporada traz uma autêntica lufada de ar fresco a esta dura realidade, já que das quatro esquadras sub-23 existentes no ano transacto, Portugal passa a contar com seis no presente ano. À Anicolor, CC José Maria Nicolau, Maia-Ribeiro’s Bike Shop e Moreira Congelados-Feira-KTM juntam-se a Liberty Seguros/Carglass e a Sicasal-Constantinos-UDO, podendo ainda surgir mais um grupo na ACDC Trofa dirigido por José Ribeiro. A continuidade das primeiras e o surgimento das segundas deve-se primordialmente aos Presidentes/Directores Desportivos das mesmas que, mais por paixão ao ciclismo do que por qualquer outra razão, não abandonam a dura batalha de permanecer na estrada, apesar de todas as dificuldades e ‘dores de cabeça’ que enfrentam em muitos momentos.

Em seguida, equipas sub-23 e seus heróis de 2015:

Anicolor: André Bessa (Por 1994), Bruno Sancho (Por 1985), Daniel Freitas (Por 1991), João Fernandes (Por 1995), José Neves (Por 1995), Júlio Gonçalves (Por 1994), Nelson Silva (Por 1995), Paulo Cunha (Por 1995), Renato Macedo (Por 1993), Rui Carvalho (Por 1995), Xavier Silva (Por 1995). DD Pedro Silva.
A Anicolor continua sob a presidência e direcção desportiva de Pedro Silva, que este ano conta com a excelência dos elites Bruno Sancho e Daniel Freitas. Ambos com experiência ganha em formações continentais, vindos da equipa de Tavira e da Efapel respectivamente, irão contribuir de sobremaneira para a aprendizagem e desenvolvimento das capacidades dos mais novos.

CC José Maria Nicolau: André Ramalho (Por 1996), Antero Carvalho (Por 1992), Diogo Dias (Por 1994), Fábio Leaça (Por 1993), Francisco Valinho (Por 1994), Jorge Marques (Por 1996), José Pereira (Por 1995), Luís Almeida (Por 1993), Pedro Henriques (Por 1994), Pedro Mendes (Por 1995). DD José Nicolau.
O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau continua sob a presidência e direcção desportiva de José Nicolau, que aposta numa renovação quase total da equipa, na busca pelo surgimento de novos valores.

Liberty Seguros/Carglass: André Crispim (Por 1996), César Martingil (Por 1995), David Ribeiro (Por 1995), Gaspar Gonçalves (Por 1995), Ivo Oliveira (Por 1996), Ivo Silva (Por 1995), Luís Gomes (Por 1994), Paulo Silva (Por 1995), Rafael Apolinário (Por 1995), Rui Oliveira (Por 1996), Zulmiro Magalhães (Por 1994). DD Manuel Correia.
A Liberty Seguros/Carglass é uma das novas esquadras na estrada. O experiente comando de Manuel Correia traz consigo o principal patrocinador Liberty Seguros, da sua antiga casa em São João de Ver, para uma estreante esquadra que tem por objectivo competir a nível nacional e também em provas internacionais do calendário sub-23 UCI. Num grupo bastante promissor e criteriosamente seleccionado, é difícil destacar nomes, mas os irmãos Oliveira têm assumido um papel relevante, não só em estrada como na pista, vertente onde alcançaram medalhas a nível europeu e mundial.

Maia-Ribeiro’s Bike Shop: António Barradas (Por 1995), Hugo Brito (Por 1994), Hugo Nunes (Por 1996), Luís Leite (Por 1994), Miguel Coelho (Por 1995), Natanael Almeida (Por 1996), Nelson Ferreira (Por 1996), Pedro Silva (Por 1996), Ricardo Sousa (Por 1995), Tiago Machado (Por 1996), Tiago Silva (Por 1995). DD José Rodrigues.
A Maia-Ribeiro’s Bike Shop, presidida por Paulo Couto, conta com a nova direcção desportiva de José Rodrigues. Tendo um grupo maioritariamente renovado, destaca-se a entrada de Tiago Machado, dono de uma positiva progressão nos escalões inferiores pelas casas por onde passou, tanto no Alcobaça CC como na Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

Moreira Congelados/Feira/KTM: Alexandre Matos (Por 1995), Daniel Simões (Por 1995), Fábio Mansilhas (Por 1995), Fábio Oliveira (Por 1994), Fernando Valente (Por 1995), João Pereira (Por 1996), João Santos (Por 1995), João Silva (Por 1995), José Afonso (Por 1993), Marcelo Vieira (Por 1996), Nuno Pereira (Por 1994), Pedro Pinto (Por 1995), Ricardo Teixeira (Por 1994), Tiago Ferreira (Por 1993), Venceslau Fernandes (Por 1996). DD Joaquim Andrade.
O clube de São João de Ver, presidido por Fernando Vasco, continua na estrada com a equipa sub-23. Agora denominada Moreira Congelados/Feira/KTM e com nova direcção desportiva de Joaquim Andrade, vindo da Maia, o grupo reunido tem nas suas fileiras Fábio Mansilhas, que no ano transacto fez uma incursão pela continental Rádio Popular-Boavista, e também Venceslau Fernandes, filho do conhecido vencedor da Volta a Portugal de 1984.

Sicasal-Constantinos-UDO: Filipe Silva (Por 1991), João Letras (Por 1991), João Outeiro (Por 1995), Nuno Almeida (Por 1991), Pedro Brás (Por 1994), Rafael Silva (Por 1995), Tiago Ferreira (Por 1995), Valter Raimundo (Por 1993), Vítor Gomes (Por). DD Hugo Lúcio.
Inserida no projecto Academia Joaquim Agostinho, a equipa Sicasal-Constantinos-UDO traz de volta ao patrocínio do ciclismo uma das marcas mais importantes na história do pelotão luso, a Sicasal. Sob a direcção desportiva de Hugo Lúcio, o grupo tem nas suas fileiras Nuno Almeida, corredor que viveu em 2014 a sua primeira Volta a Portugal entre os profissionais pela Selecção Nacional e que venceu recentemente o Algarve Granfondo.
 
Anicolor
CC José Maria Nicolau
Liberty Seguros/Carglass
Maia-Ribeiro's Bike Shop
Moreira Congelados/Feira/KTM
Sicasal-Constantinos-UDO
______
Fotos Equipas - Facebook
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...