Avançar para o conteúdo principal

João Barbosa conquista Prémio Anadia, César Martingil vence última etapa

João Barbosa, de 19 anos, deu à equipa Maia a primeira vitória da temporada ao conquistar o Prémio Anadia Capital do Espumante, sucedendo a Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua) no palmarés da jovem competição que realizou a sua 2ª edição. Completaram o pódio da geral a 7 segundos Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e a 16 segundos Marvin Scheulen (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés). A vitória da derradeira etapa sorriu a César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).


A segunda e última jornada viu David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) envergar a camisola amarela à partida do Largo da Estação da Curia, estando João Barbosa (Maia) em 6º na geral, com o mesmo tempo do líder.

Neste domingo, percorreram-se 135 km até à chegada de 3ª categoria do Monte Crasto, desta feita efectuada pelo lado poente. Ao longo do percurso, o pelotão superou ainda duas 3ªs categorias ao km 25,8 e km 103,9, passando uma primeira vez pela meta a 12,2 km para o final.

Tal como sucedeu na etapa anterior, a equipa Liberty Seguros-Carglass conseguiu impor-se na linha de meta, hoje pelos pedais de César Martingil, que há poucos dias venceu a prova de eliminação na Pista da Malveira. A vitória isolada na meta consolidou-se a 5 segundos de Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) e 7 segundos de Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Em 4º cruzou a linha João Barbosa, que na sua página de facebook reflectiu a importância da conquista da camisola amarela: “Finalmente!!! Muito obrigado equipa por toda a confiança depositada! Foram fantásticos.” Este ano tinha-se destacado em 5º no Grande Prémio Maceda, 9º na classificação da juventude da Volta a Albergaria e 10º na prova espanhola Diptico de Vigo.

Nas demais classificações, Gonçalo Leaça (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) conquistou a camisola da montanha, o companheiro de equipa Rafael Apolinário os sprints e o mexicano Leonel Palama Dajui (Guerciotti-Redondela) venceu a geral por pontos, as metas volantes e a juventude. O prémio combatividade ficou nas mãos de Pierre Tartié (Maia).

Por equipas venceu a Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, seguida da Miranda-Mortágua e Liberty Seguros-Carglass.
 
Pódio do Prémio Anadia: João Barbosa, Fábio Oliveira e Marvin Scheulen (© SCSJ Ver)


Resultados Et2 [resultados completos]
1º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:21:12
2º Hugo Nunes (Por) Miranda-Mortágua +5s
3º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +7s
4º João Barbosa (Por) Maia +7s
5º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +13s
6º Pierre Tartié (Fra) Maia +37s
7º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua +41s
8º Gonçalo Leaça (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +41s
9º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau +41s
10º Paulo Silva (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +41s

Classificação Geral Final
1º João Barbosa (Por) Maia 6:29:19
2º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +7s
3º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +16s
4º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua +34s
5º Gonçalo Leaça (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +34s
6º Pierre Tartié (Fra) Maia +43s
7º André Crispim (Por) Liberty Seguros-Carglass +53s
8º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +53s
9º André Ramalho (Por) Jorbi-Team José Maria Nicolau +54s
10º Paulo Silva (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés +59s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro