Avançar para o conteúdo principal

UCI aprova redução do pelotão para 2018

A União Ciclista Internacional (UCI) aprovou para 2018 uma redução do tamanho das equipas nas provas masculinas de estrada. Com o argumento de aumentar a segurança dos ciclistas, a UCI decidiu reduzir o pelotão para um máximo de 176 corredores em todos os eventos do Calendário Internacional de Estrada.

Com esta redução será permitido um máximo de 7 corredores por equipa em todas as corridas masculinas, excepto nos Grand Tours, onde serão permitidos 8, comparativamente aos 9 elementos do momento. No que toca ao WorldTour Feminino, será permitido um máximo de 6 ciclistas por equipa em corridas de um dia, à excepção das corridas por etapas com 7 corredoras.

Esta medida tinha sido aprovada na reunião celebrada em Junho, tendo sido dado o aval oficial pelo Comité da UCI esta terça-feira em Bergen, na Noruega, onde está a decorrer o Campeonato do Mundo de Estrada.

Foram ainda revelados os anfitriões dos seguintes Campeonatos do Mundo UCI:
* 2018 Four-Cross: Val di Sole (Itália)
* 2018 Paraciclismo Pista: Rio de Janeiro (Brasil)
* 2019 Pista: Pruszkow (Polónia)
* 2019 Paraciclismo Pista: Apeldoorn (Holanda)
* 2019 Ciclismo Indoor: Basel (Suíça)
* 2019 e 2020 Pista Master: Manchester (Grã-Bretanha)
* 2020 Gran Fondo: Vancouver/Whistler (Canadá)
* 2020 Ciclocrosse: Dübendorf (Suíça)

(© HelenaDias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Volta a Portugal, o começo

Em tempos idos, mas não esquecidos, saiu para a estrada a 1ª Volta a Portugal em Bicicleta. Corria o ano de 1927 e no mês de Abril, a 26, um total de 42 corredores formou o primeiro pelotão daquela que viria a tornar-se a prova rainha do calendário nacional. Na altura eram 24 os favoritos à sua conquista, bem diferente do selecto lote de candidatos à vitória na actualidade. António Augusto de Carvalho (Carcavelos) foi o primeiro a assinar o nome no palmarés da Volta.

Regresso de Sérgio Ribeiro com equipa Maia-Ribeiro’s Bike Shop

O ano de 2015 dá início a uma nova parceria no ciclismo português. A União Ciclista da Maia e a Ribeiro’s Bike Shop unem esforços para dar continuidade ao projecto da equipa de formação sub-23 sob a designação Maia-Ribeiro’s Bike Shop.