Avançar para o conteúdo principal

Vencedores Powerade MTB Non Stop Madrid-Lisboa

O Parque das Nações recebeu a final da 5ª edição da Powerade MTB Non Stop Madrid-Lisboa, uma prova de esforço extremo de 770 km a ligar as capitais espanhola e portuguesa. Durante três dias, 622 atletas de 208 equipas conseguiram realizar o percurso no máximo das 55 horas estabelecidas como tempo máximo permitido, destacando-se a Berria Factory Team como primeira equipa a cruzar a meta e em solitário o catalão Jordi Pereira e a única mulher a terminar a prova nesta categoria Mayte Infante.



A Berria Factory Team estreou a passadeira azul estendida em Lisboa, ao ser a primeira equipa a pisar a meta no final de 31h20m01s, formada pelo conhecido ciclista Paco Mancebo, Juan Pedro Trujillo, Rafael Márquez e Miguel Gómez.

O vencedor da Powerade Non Stop Barcelona-San Sebastián, Jordi Pereira triunfou na categoria em solitário, com o tempo de 41h21m50s, frente a Alberto Fernández de la Puebla e do seu próprio irmão Jaume Pereira, num total de 81 inscritos, tendo finalizado 22.

A única ciclista em solitário na prova, Mayte Infante, cumpriu o desafio à falta de 15 minutos para o fecho das 55 horas. Presente esteve o filho Noel Infante, ciclista que em 2014 se sagrou campeão do mundo de ciclismo adaptado.

Na categoria de pares, a vitória pertenceu Roberto Solozábal, excapitão do Atlético de Madrid, e Samuel Trives, ex-jogador de basquetebol da Ciudad Real, com o tempo de 37h28m05.

Nas equipas de 3 elementos, a vitória sorriu à MMR Factory Team, segunda classificada na geral absoluta, seguida da equipa dos irmãos Dueñas (com Héctor, Jorge e Moisés, este último ciclista da equipa lusa Louletano em 2015), fechando o pódio a equipa Thyssenkruup.

Nas equipas de 4 elementos a vitória foi então da referida Berria Factory Team, deixando em segundo Burgohondo e em terceiro Correveidile.

Foram também entregues os prémios nas classificações especiais: Corporativo (ThyssenKrupp), Embaixador (Corriols Lleida), Imprensa (Freebike), Clube Desportivo (Burgohndo a Fondo) e Misto (Flop CMC Bikes).

Nesta edição há ainda a destacar a presença de Ricardo Mestre, João Rodrigues e Nacho Pérez Martin, da W52-FC Porto, e do campeão da Volta a Portugal Marco Chagas que fez Madrid-Lisboa com os companheiros do seu Clube de Ciclismo, nomeadamente Rui Duro, Pedro Serras e Hélder Dias.

Classificações completas, aqui.

Vencedor na categoria em solitário: Jordi Pereira (© HelenaDias)

Marco Chagas presente na Madrid-Lisboa 2017  (© HelenaDias)

Irmãos Dueñas  (© HelenaDias)

Ricardo Mestre e João Rodrigues  (© HelenaDias)

Troféus  (© HelenaDias)

Medalhas de participação  (© HelenaDias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...