Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes, jovens talentos na mira internacional

O ciclismo português tem atraído cada vez mais os olhares internacionais e os jovens lusos têm estado na mira do interesse das equipas estrangeiras. Dois dos valores que se têm evidenciado nas mais recentes temporadas são Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), de 22 anos, e Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), de 20 anos de idade.

Gaspar Gonçalves e Tiago Antunes (© Helena Dias)

Ciclistas de equipas distintas, Gaspar e Tiago têm dois pontos em comum. Primeiro, ambos são presença assídua na Selecção Nacional desde as camadas mais jovens e este ano, no escalão sub-23, voltaram a ser eleitos pelo seleccionador José Poeira para competirem nas mais importantes provas internacionais. Segundo, ambos despoletaram o interesse de directores desportivos estrangeiros para integrarem as suas equipas em determinadas corridas nesta temporada.

O Cycling & Thoughts falou com os dois jovens corredores sobre a experiência vivida na Selecção Nacional e nas respectivas equipas internacionais.

Para Gaspar Gonçalves, campeão nacional de contra-relógio em 2016 (sub-23) e 2011 (cadete), “Ser chamado à Selecção é sempre fantástico, poder representar o nosso país é inexplicável! Fiz algumas corridas pela Selecção este ano, apesar de não ter sido convocado para a mais importante, a Volta a França do Futuro, que era talvez o principal objectivo para esta época. Fiz duas clássicas no início do ano, em Abril a Ronde van Vlaanderen e o ZLM Tour. Ambas pertenciam à Taça das Nações para sub-23 e em ambas dei o meu melhor, principalmente para ajudar os meus colegas, visto serem de longe corridas para as minhas características. Depois, em Maio, fiz a Ronde de L'Isard. Sem dúvida que Maio é, todos os anos, um mau mês para mim, devido a problemas de saúde, e a minha condição física esteve muito longe do melhor. Por fim, realizei também os Campeonatos da Europa de contra-relógio e de fundo. No crono, o mau tempo, vento e ser completamente plano não me favoreceu. Na prova de fundo, também ela plana, ajudei ao máximo os meus colegas, ficando numa queda na última volta e impedindo-me de ajudar mais.”

Para Tiago Antunes, vencedor da Taça de Portugal de Juniores, vencedor da Volta a Portugal de Cadetes e campeão nacional de contra-relógio no mesmo escalão, “Ser chamado à Selecção é um reconhecimento de todo o trabalho efectuado ao longo do ano. Neste ano, tive a oportunidade de vestir as cores nacionais na Ronde L'Isard, uma das provas mais importantes na categoria sub-23 disputada na região dos Pirenéus; na Course de La Paix, uma competição só para Selecções, onde nos últimos anos se têm revelado grandes talentos; e, por fim, na Volta a França do Futuro, que foi certamente a que mais me marcou, pois pude experienciar aquilo que é competir ao mais alto nível, numa prova bastante exigente do ponto de vista físico e também mental.”

No que respeita à experiência na equipa estrangeira, a esquadra de formação francesa La Pomme Marseille viu na integração de Gaspar Gonçalves uma mais-valia para o grupo. “Quanto à La Pomme Marseille, a oportunidade surgiu o ano passado, na Volta a Valência [na qual terminou em 8º na geral]. Convidaram-me para fazer umas corridas com eles, depois de ter ganho a primeira etapa e de estar na discussão da geral. Foi uma experiência fantástica, conheci pessoas e fiz amizades que vou guardar para a vida e que, certamente, me irão fazer voltar muitas vezes a Marselha. Fiz corridas em Itália, duas importantes clássicas [GP Sportivi di Poggiana e GP Capodarco], uma corrida de quatro dias em França e depois a Volta a Cantábria.”

Tiago Antunes despertou a atenção do conhecido Manolo Saiz, manager da espanhola Aldro Team. “A oportunidade de correr na Aldro surgiu após as boas prestações que fiz na Ronde L'Isard, ao serviço da Selecção. Nesta competição, onde a Aldro também esteve inserida, a minha prestação saltou aos olhos do manager da Aldro, Manolo Saiz, que mais tarde me abordou e convidou para, ainda durante este ano, estagiar pela sua equipa e competir no Tour de Alsace, uma competição bastante importante. A experiência foi bastante positiva, a equipa proporcionou-me condições que me surpreenderam e acolheu-me como se fosse parte da equipa desde o início.” Uma experiência que se irá prolongar na próxima temporada, tendo Tiago Antunes assinado pela Aldro Team para 2018.

Principais resultados de Gaspar Gonçalves em 2017:
1º CG Volta às Terras de Santa Maria
1º Et2a (CRI) Volta às Terras de Santa Maria
1º *Juventude Clássica Aldeias do Xisto / Troféu L.Seguros
2º Campeonato Nacional CRI Sub-23
2º *Juventude GP Abimota
2º *Juventude Volta a Albergaria
3º CG Volta a Portugal do Futuro
3º Et2 Volta a Portugal do Futuro
3º *Juventude Volta à Bairrada
3º *Juventude Grande Prémio JN
4º *Juventude Troféu Joaquim Agostinho
5º Taça de Portugal Sub-23
5º CG Volta a Albergaria
5º Et2b Volta às Terras de Santa Maria
5º Et3b Troféu Joaquim Agostinho
6º *Juventude GP Mortágua
7º Et1 Volta a Portugal do Futuro
8º CG GP Abimota
8º Et3 GP Abimota
8º *Sub-23 Troféu Liberty Seguros
9º Et4 Grande Prémio JN
10º Et1 Volta às Terras de Santa Maria
10º Et1 GP Abimota
11º Campeonatos Nacionais Fundo Sub-23
14º CG Grande Prémio JN
19º CG Volta à Bairrada
20º CG Vuelta a Cantabria [Espanha, c/ La Pomme Marseille]

Principais resultados de Tiago Antunes em 2017:
1º *Ciclista Eq.Clube Troféu O.Azeméis
2º *Juventude Grande Prémio JN
2º *Juventude Troféu Joaquim Agostinho
2º *Sub-23 Troféu O.Azeméis
3º Et4 Ronde de l’Isard [França, c/ Sel.Nacional]
3º CG Circuito da Curia
4º Campeonato Nacional CRI Sub-23
4º CG Volta às Terras de Santa Maria
4º Et1 Volta às Terras de Santa Maria
4º *Juventude Ronde de l’Isard [França, c/ Sel.Nacional]
5º Campeonatos Nacionais Fundo Sub-23
5º Et3 Course de la Paix [Rep.Checa c/ Sel.Nacional]
5º Et2a (CRI) Volta às Terras de Santa Maria
5º *Juventude GP Mortágua
6º Et4 Grande Prémio JN
8º Et2b Volta às Terras de Santa Maria
8º Et3 Grande Prémio JN
8º *Juventude Volta à Bairrada
9º CG Course de la Paix [Rep.Checa c/ Sel.Nacional]
9º Et3 Volta a Portugal do Futuro
9º Et4 Volta a Portugal do Futuro
10º CG Ronde de l’Isard [França, c/ Sel.Nacional]
10º Taça de Portugal Sub-23
10º CG Volta a Portugal do Futuro
10º Et2 Course de la Paix [Rep.Checa c/ Sel.Nacional]
13º CG Grande Prémio JN
14º CG Troféu Joaquim Agostinho
20º Et8 Tour de l’Avenir [França c/ Sel. Nacional]
22º CG Tour Alsace [França c/ Aldro Team]
30º Tour de l’Avenir [França c/ Sel.Nacional]

Gaspar Gonçalves tem no contra-relógio uma das suas maiores fortalezas (© Helena Dias)

Tiago Antunes destaca-se entre os jovens lusos na especialidade de contra-relógio (© Helena Dias)

Sem comentários:

Enviar um comentário