Avançar para o conteúdo principal

Rescaldo Luso no Mundial de Bergen

A Selecção Nacional partiu com 14 ciclistas para o Campeonato do Mundo de Estrada em Bergen, Noruega. Entre elites, sub-23 e juniores, foi Nelson Oliveira (Movistar Team) quem mais se aproximou das medalhas com o brilhante quarto lugar alcançado no contra-relógio individual. Rui Costa (UAE Team Emirates) esteve no grupo que disputou a vitória na prova de fundo, num final ao sprint impossível de fazer frente ao tricampeão eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe).

Este Mundial apresentou exigentes e desgastantes percursos, tanto na prova de fundo como no contra-relógio. Uma parte dos ciclistas lusos mostraram-se à vontade no traçado de Bergen, mas outros mostraram alguma dificuldade de adaptação.

O primeiro a entrar em acção foi Tiago Machado com a Katusha-Alpecin no contra-relógio colectivo de 42,5 km, ficando a equipa suíça de Tony Martin no nono lugar. A surpresa surgiu pelos pedais da Sunweb, de Tom Dumoulin, que bisou nesse dia ao vencer a prova masculina e feminina, um feito inédito na história do Mundial. A BMC de Rohan Dennis e a Sky de Chris Froome completaram o pódio.

Já com a camisola das cores nacionais, o primeiro a entrar em campo foi Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) na luta solitária contra o relógio. O objectivo passava por melhorar a marca alcançada no ano anterior, 36º no Qatar, uma meta cumprida com um 21º posto, salientando-se o facto de Ivo Oliveira ter chegado a Bergen após duas vitórias nos recentes Circuitos da Póvoa da Galega e da Moita, antecedidos por uma recuperação desde o Giro d’Italia Sub-23, onde partiu o braço. A medalha de ouro ficou nas mãos do dinamarquês Mikkel Bjerg (Giant-Castelli), a prata para o americano Brandon Mcnulty (Rally Cycling) e o bronze para o francês Corentin Ermenault (Team Wiggins).

No esforço individual de elites viveu-se um dia de nervos para Portugal. Rui Costa (UAE Team Emirates) foi o primeiro a experimentar o percurso de 31 km, com final na ascensão de 3,4 km do monte Floyen (a 9,1% de pendente média), terminando em 33º lugar. Todas as emoções viveram-se mais tarde, pelos pedias de Nelson Oliveira (Movistar Team), que por cerca de uma hora ocupou a cadeira de melhor tempo na meta, sendo apenas destronado pelos favoritos à vitória. O quarto lugar alcançado foi histórico por duas razões: atingiu a melhor marca de sempre no Mundial de contra-relógio, sendo sua a anterior de 7º em Ponferrada, e ficou apenas a 7s do bronze do britânico Chris Froome (Team Sky). Sem surpresa, o ouro não fugiu ao máximo favorito, o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), ficando o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) com a prata.

Num Mundial marcado pela grande ausência de Daniela Reis (Lares-Waowdeals) em elites, a escolha da Selecção Nacional recaiu em levar somente uma participante feminina a Bergen. A campeã nacional júnior Maria Martins (Bairrada), que tinha sido sétima no Europeu, defendeu-se na prova de fundo de 76,4 km com um 44º lugar, num traçado que a própria admitiu não se adequar à sua actual forma física. A italiana Elena Pirrone, que tinha ganho o contra-relógio, bisou na prova de fundo, completando o pódio a dinamarquesa Emma Norsgaard e a italiana Letizia Paternoster.

Na prova de fundo sub-23 imperaram os ciclistas WorldTour, numa performance impossível de bater por parte do restante pelotão. No decorrer dos 191 km, o momento chave surgiu pelo ataque do alemão Lennard Kämna (Sunweb) na última das 19 voltas, antes da subida de Salmon Hill. Em resposta a esse ataque, o francês Benoit Cosnefroy (AG2R La Mondiale) chegou à sua companhia à falta de 7 km, sendo este duo a discutir a vitória ao sprint com o ouro a ser conquistado por Cosnefroy. O curto pelotão que se seguiu, a escassos 3s, foi encabeçado pelo dinamarquês Michael Svendgaard (Team Virtu Cycling), que ficou com a medalha de prata. Da armada lusa destacou-se o campeão nacional de crono e vencedor da Volta a Portugal do Futuro, José Neves (Liberty Seguros-Carglass), sendo um dos protagonistas da fuga inicial, durante seis voltas e 120 km. Embora não tenha terminado a prova, valeu o esforço de tentar levar a fuga à glória. O campeão nacional de fundo Francisco Campos (Miranda-Mortágua) foi o primeiro luso na meta, após descolar apenas na última volta e finalizar em 67º lugar, seguindo-se em 96º André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime) e em 101º Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman).

Os juniores estiveram presentes na prova de fundo de 133,8 km, com Pedro Miguel Lopes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/ Frulact) a destacar-se no 24º lugar, num percurso marcado por quedas e muitas desistências. O título mundial decidiu-se a 14 km para a meta com o ataque do dinamarquês Julius Johansen, que conquistou o ouro em solitário, no ano em que se sagrou campeão nacional nas duas vertentes, sexto no mundial de contra-relógio, vice-campeão europeu de crono e vencedor do Trofeo Karlsberg, prova da Taça das Nações, o que demonstra bem a sua qualidade. O pelotão chegou a 51s com a Selecção Italiana a arrecadar as demais medalhas com Luca Rastelli e Michele Gazzoli. Da restante armada lusa, integrado no mesmo pelotão de Pedro Miguel Lopes, chegou em 43º o campeão nacional de crono Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), fechando mais tarde em 102º o vencedor da Taça de Portugal Pedro José Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

A encerrar o Mundial, a elite do ciclismo disputou a prova de fundo de 267,5 km. O objectivo de fechar Top 10 esteve perto de ser alcançado, não fosse o final ao sprint, com a vitória a ficar pelo terceiro ano consecutivo nos pedais de Peter Sagan (BORA-hansgrohe), num sprint a photo-finish com o campeão europeu Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin), fechando em terceiro Michael Matthews (Team Sunweb). Rui Costa (UAE Team Emirates) foi um dos 26 corredores a compor o restrito grupo que discutiu a vitória ao sprint, terminando no 19º lugar. Embora tenha lançado um ataque a 7 km da meta, os rivais não deram espaço à tentativa do campeão do mundo de 2013. A queda sucedida na última passagem pela subida de Salmon Hill foi a responsável pelo fragmentar do pelotão, afastando da frente de corrida Nelson Oliveira (Movistar Team), Tiago Machado (Katusha-Alpecin) e Ricardo Vilela (Manzana Postobón), que cruzaram a meta em 55º, 64º e 65º, a 2m32s. Em 130º terminou José Gonçalves (Katusha-Alpecin), a 11m53s, enquanto Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) abandonou por dor abdominal.

Nelson Oliveira foi 4º no crono (© Photo gomez sport)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.