Avançar para o conteúdo principal

Nomes em destaque na 78ª Volta a Portugal

Foi uma dura jornada de 1607,3 km percorridos ao longo de 12 dias entre o prólogo, dez etapas e o dia de descanso. A 78ª Volta a Portugal Santander Totta provocou um misto de emoções aos 143 corredores que integraram o pelotão, assim como ao público que seguiu atentamente a luta de Rui Vinhas (W52-FC Porto) e seus rivais pela conquista da camisola amarela.

Nesta Volta a Portugal, Rui Vinhas deu asas ao sonho de muitos corredores de trabalho, os chamados gregários. Ao final da terceira etapa, trocou as pedaladas em prol do seu líder Gustavo Veloso pelas pedaladas em defesa da sua própria liderança da geral. Numa demonstração de qualidade enquanto corredor, defendeu e conquistou a camisola amarela marcando diariamente a Volta com o seu nome ao finalizar as importantes etapas da Sra. da Graça e a rainha Torre com um 5º lugar na meta, acrescentando ainda o 4º melhor tempo no contra-relógio final, momento basilar no qual se defendeu numa especialidade que não é a sua e que lhe podia ter retirado das mãos a vitória final. Numa demonstração de humildade e integridade enquanto pessoa, nunca se mostrou sobranceiro perante Veloso e a oportunidade surgida de vestir a amarela, salientando no final de cada jornada a qualidade ímpar daquele que continuava a ver como seu líder.

A par da vitória da geral com Rui Vinhas, a W52-FC Porto foi a equipa que mais se destacou como um todo sólido, coeso e forte em todas as frentes. Levou para casa três camisolas, a classificação por equipas e quatro vitórias em etapas. À camisola amarela somaram a dos pontos e do kombinado com Gustavo Veloso, vencedor de três jornadas e 2º na geral. Também Rafael Reis degustou o sabor da vitória ao triunfar no contra-relógio do prólogo, vestindo este jovem corredor a primeira amarela desta edição. Raúl Alarcón finalizou em 4º da geral, António Carvalho em 12º e o vencedor da Volta de 2011 Ricardo Mestre em 13º, formando os nomes referidos juntamente com Joaquim Silva e Samuel Caldeira uma fortaleza implacável, de valores notáveis a nível individual, na construção de mais uma vitória da equipa de Sobrado.

Entre os rivais das equipas continentais lusas, Joni Brandão (Efapel) destacou-se como o mais lutador na batalha pelo lugar mais alto do pódio. Chegou à Volta com a mente focada na vitória da geral, demonstrando dia-a-dia que o máximo objectivo era o 1º lugar e não um outro posto nos dez primeiros. Pedalou o 2º melhor tempo no prólogo, foi 3º na Sra. da Graça e 7º na etapa da Torre, onde apostou por uma fuga solitária de cerca de 80 km sendo coroado o mais combativo. Acabou por fechar a Volta em 5º da geral, fruto de um menos forte contra-relógio final, no qual reflectiu o desgaste dos dias anteriores passados em constantes ataques à liderança de Vinhas. A Efapel destacou-se igualmente no seu todo, obtendo duas vitórias em etapas com Daniel Mestre (19º CG) e terminando em 3º por equipas, num grupo em que se assinala a entrega de cada elemento, dos mais novos aos mais experientes: Filipe Cardoso, Rafael Silva, Henrique Casimiro (7º CG), António Barbio, Nuno Almeida e Alvaro Trueba.

Amaro Antunes e Alejandro Marque repartiram atenções na LA Alumínios-Antarte. O ciclista luso obteve a sua melhor classificação de sempre na geral, um 6º lugar depois de se destacar em 7º na Sra. da Graça, 6º na etapa da Torre e 10º no derradeiro esforço individual. Já o ciclista galego, vencedor da Volta de 2013, terminou em 14º da geral e foi incansável na busca por uma vitória em etapa, que quase chegou no penúltimo dia de prova, finalizando em 2º no sprint dividido com Daniel Mestre (Efapel) em Setúbal. Na equipa laranja, destacou-se ainda Bruno Silva, que tentou revalidar o título de rei da montanha ganho no ano passado, terminando este ano em 3º nessa classificação.


O experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) somou aos 40 anos o seu 14º Top 10 na Volta a Portugal, contando-se entre eles cinco assinaláveis pódios. Este ano, o ciclista que já garantiu a continuidade na equipa em 2017 terminou em 9º da geral, o mesmo lugar obtido na etapa da Torre e no contra-relógio final, disciplina na qual não é especialista, mas conseguiu defender-se ao ponto de subir um lugar na geral final. A equipa boavisteira viu Daniel Silva chegar ao patamar que há muito se esperava do corredor de 31 anos. Subiu ao pódio da Volta num consistente 3º lugar, fruto de boas exibições na Sra. da Graça e na etapa da Torre, sendo em ambas 2º na meta, e defendendo-se bem no contra-relógio com o 3º melhor tempo pedalado no último dia. Finalizando em 2º no colectivo, no grupo destacaram-se ainda os batalhadores pela camisola da montanha, César Fonte e Frederico Figueiredo, tendo este último fechado em 11º da geral.

Notoriamente só na cruzada pela geral da Volta, João Benta (Louletano-Hospital de Loulé) não conseguiu demonstrar na classificação geral o real valor do corredor que triunfou este ano no alto de Montejunto do Troféu Joaquim Agostinho, prova que conquistou em 2015 e este ano finalizou em 4º. Numa Volta demasiado dura para se bater diariamente quase em solitário, Benta ocupou na geral o 18º lugar, ficando na memória a sua persistência em manter-se com os mais fortes nas jornadas de maior dificuldade montanhosa. A equipa de Loulé garantiu um posto nos lugares cimeiros através do espanhol Vicente de Mateos, que finalizou em 8º da geral e venceu a quinta etapa na chegada a Viseu, mostrando-se contudo individualista no que toca ao trabalho no colectivo.

Depois de alcançar a vitória do Troféu Joaquim Agostinho, Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira) chegou à Volta com intenções de mostrar a garra leonina. O 21º lugar na geral não conta nem faz justiça à história do experiente italiano nesta edição. Um bom desempenho no prólogo (9º) foi desafortunadamente apagado no asfalto aquando da queda sofrida na primeira etapa em linha. Visivelmente marcado na perna direita e no braço esquerdo, não deixou de perseguir o objectivo de brilhar na Volta. A força psicológica levou-o à luta pela vitória da quinta etapa, vendo Vicente de Mateos ganhar-lhe ao sprint a linha de meta em Viseu. Este triunfo fugiu-lhe por pouco, mas não ao companheiro Jesus Ezquerra, protagonista da fuga no famoso dia em que a corrida esteve neutralizada. O ciclista espanhol deu à equipa verde e branca o triunfo em Arruda dos Vinhos.

Os ciclistas das equipas continentais lusas procuraram conquistar a camisola da montanha, mas encontraram pela frente um colombiano ‘duro de roer’. Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) protagonizou o primeiro episódio caricato da Volta, ao festejar uma vitória por engano na primeira passagem pela meta em Braga. Desde esse momento, o corredor de 29 anos começou a marcar com o seu nome a 78ª edição da Volta a Portugal, mas por motivos de maior relevância ao assegurar o 1º lugar na passagem por prémios de montanha em estreia na prova. Coroou a 2ª categoria do Salto da Pedra Sentada, na etapa de sterrato, e a 1ª categoria de S. Macário, na quinta jornada, defendendo com primazia a camisola da montanha conquistada para a equipa brasileira.

Das esquadras estrangeiras destacaram-se o italiano Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec) e o australiano William Clarke (Drapac) pelas vitórias de etapas em Fafe e Macedo de Cavaleiros. Também o português José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) agarrou o triunfo na sétima etapa com chegada a Castelo Branco, terminando a equipa espanhola com o luso Ricardo Vilela em 10º da geral. Alexander Vdovin (Lokosphinx) deu protagonismo à equipa russa conquistando a camisola da juventude, tendo como principal adversário o 2º desta classificação, o colombiano Diego Ochoa (Boyacá Raza de Campeones), também ele líder da camisola branca durante três dias.

No final do rescaldo da prova rainha lusitana, há ainda a assinalar dois corredores portugueses. O internacional Bruno Pires (Team Roth) reviveu a Volta passados cinco anos de ausência por estar no WorldTour. A vontade de disputar esta corrida e o respeito que nutre pelo público e organização fizeram-no combater as duras jornadas diárias na ‘companhia’ de uma bronquiolite, que o afastou de um melhor rendimento, mas não de terminar a Volta como tanto desejava. Já Luís Mendonça (Funvic-Soul Cycles-Carrefour), corredor de 30 anos que durante a temporada pedalou pela equipa de clube Sicasal-Constantinos-Udo, agarrou com valentia a oportunidade de integrar a equipa brasileira e brilhar em três palcos, nomeadamente 7º na chegada em Braga e 9º nas chegadas a Castelo Branco e Setúbal.

Rui Vinhas e W52-FC Porto conquistaram a
78ª Volta a Portugal (foto Volta a Portugal)
______
Ver também:

Comentários

  1. Está é a minha opinião é vale o que vale.Aqui está uma visão sobre o comportamento dos ciclistas na volta a Portugal feita de uma forma imparcial e inteligente. Aqui trabalha-se durante o ano inteiro com a finalidade de informar realçando sempre a modalidade e seus protagonistas. Seria bom que os directores das equipas tomassem em consideração este trabalho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.