Avançar para o conteúdo principal

César Martingil conquista Circuito da Moita

César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) conquistou ao sprint o Circuito da Moita. O companheiro de equipa Ivo Oliveira e o ciclista profissional Rafael Silva (Efapel) completaram o pódio na Marinha Grande.

Depois de vencer no início do ano a primeira prova e a geral da Taça de Portugal Sub-23, César Martingil alcançou esta segunda-feira mais um importante triunfo para o seu jovem palmarés. Logo após a vitória, partilhou com o Cycling & Thoughts: “Andei a maior parte da corrida fugido. Sabia que havia duas rodas boas se saltassem para a fuga, que eram o Gustavo [Veloso] e o [Fábio] Silvestre, porque rolam muito bem. Não estava à espera de estar tão bem para o final. A aposta era para mim e para o Ivo [Oliveira] e na parte final pegámos na corrida com a Efapel. A táctica foi arrancar de longe e chegar à vitória.” Um triunfo com uma dedicatória muito especial: “Já procurava esta vitória há algum tempo e é dedicada ao meu irmão [Filipe Martingil], que faleceu há dois anos.”

Na 65ª edição do Circuito da Moita estiveram presentes 48 corredores, entre as equipas de clube e continentais nacionais, além da presença do internacional Fábio Silvestre (Leopard Cycling Team), que desistiu após um furo. No total, foram pedaladas 25 voltas num total de 74,350 km.

A jornada foi bastante atacada desde as primeiras voltas, saltando para a frente da corrida o duo André Crispim (Liberty Seguros-Carglass) e Fábio Silvestre. Esta fuga não vingou, seguindo-se um quarteto composto pelo inesgotável Gustavo Veloso (W52-FC Porto), animador número um destes circuitos e vencedor ontem na Malveira, juntamente com o rei de Montejunto João Benta (Louletano-Hospital de Loulé) e os jovens Emanuel Rodrigues (Anicolor) e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

O grupo resistiu na frente à perseguição liderada pela LA Alumínios-Antarte, marcada ao ritmo dos pedais de Alejandro Marque, até à falta de sete voltas para o final, momento em que João Benta ficou isolado na frente.

A aventura de Benta terminou, seguindo-se uma nova tentativa pelo rei da montanha da Volta a Portugal de 2014 António Carvalho (W52-FC Porto), acompanhado do jovem Gonçalo Carvalho (Anicolor), recente vencedor da Volta à Madeira. Contudo, também esta aventura não obteve o sucesso desejado.

A uma média de 46,501 km/h, o pelotão voou para a disputa ao sprint da linha de meta, onde César Martingil ergueu os braços para o céu, entregando a sua vitória ao irmão. O jovem corredor de 21 anos venceu igualmente a classificação de melhor sub-23.

O vencedor do ano transacto Ivo Oliveira finalizou em segundo, seguido de Rafael Silva, vencedor do recente Circuito de Alcobaça.
                                                                                                                     
Por equipas, a Rádio Popular-Boavista foi a mais forte no colectivo, seguida da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e da Liberty Seguros-Carglass.

Também neste dia, outros corredores do pelotão estiveram presentes no Circuito de Nafarros, em Sintra. No final dos 80 km, a vitória sorriu ao rei da montanha da Volta a Portugal de 2015 Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), seguido do vencedor da Taça de Portugal 2016 Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) e do vencedor de duas etapas da Volta deste ano Daniel Mestre (Efapel).

VER ÁLBUM COMPLETO, AQUI

A garra de César Martingil no triunfo na Moita
(foto Helena Dias)
Gustavo Veloso é o homem do momento nos Circuitos
(foto Helena Dias)
Alejandro Marque incansável na frente do pelotão
(foto Helena Dias) 
Ivo Oliveira e Rafael Silva disputaram os lugares do pódio
(foto Helena Dias) 
Pódio Circuito da Moita (foto Helena Dias)
A festa da vitória (foto Helena Dias)



Resultados completos

______
Ver também:

Comentários

  1. Pelo profissionalismo pela dedicação em prol da modalidade e dos seus protagonistas durante todo o ano o meu muito obrigado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.