Avançar para o conteúdo principal

Hugo Sancho vence GP Mortágua

Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) venceu em solitário a 16ª edição do Grande Prémio Mortágua, quarta prova da Taça de Portugal Elites. Completaram o pódio da jornada Ricardo Vale Ferreira (Rádio Popular-Boavista) e Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo). Joaquim Silva (W52-FC Porto) subiu à liderança da Taça.

Depois de ter vivido a infeliz expulsão da Volta a Portugal, por se ter agarrado a uma viatura numa das subidas da quinta etapa, Hugo Sancho saboreou este regresso à competição com uma vitória em casa: “Esta vitória é nossa e já não nos escapa! Agradeço humildemente a todos que me têm apoiado. Muito obrigado por acreditarem e por todas as vossas palavras. Uma vitória sabe sempre bem, mas em casa ainda sabe melhor”, desabafou na sua página de atleta do facebook após o final da jornada.

Hugo Sancho na subida de Montejunto no
Troféu Joaquim Agostinho (foto Helena Dias)

Disputou-se este sábado a penúltima prova da Taça de Portugal Elites. Até ao momento, os vencedores foram Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) na Volta a Albergaria, Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) no Troféu Oliveira de Azeméis e Ángel Sánchez (W52-FC Porto) no Memorial Bruno Neves, pertencendo a liderança da Taça a Daniel Freitas (W52-FC Porto), após estas três provas realizadas antes da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Finalizada a prova rainha do calendário nacional, a luta pela Taça regressou hoje à estrada com o Grande Prémio Mortágua, uma jornada de 144 km num terreno com uma subida de 3ª categoria, superada por três vezes (km 37,5 / km 85,5 / km 133,5) no circuito final, com uma primeira passagem pela meta ao km 48 e a última subida a ser coroada à falta de 10,5 km do final.

Hugo Sancho venceu isolado na meta com uma larga vantagem de mais de 1 minuto sobre Ricardo Vale Ferreira e Luís Mendonça. Joaquim Silva cruzou a linha em 13º e assumiu o comando da Taça, anteriormente nas mãos do companheiro Daniel Freitas.

Rafael Silva (Efapel) conquistou a camisola da montanha ao pontuar em primeiro nas duas primeiras passagens pela contagem de montanha, tal como Bruno Sancho (Anicolor) agarrou a camisola das metas volantes ao ser primeiro nos dois sprints intermédios iniciais. A Rádio Popular-Boavista assegurou o triunfo por equipas.

Entre os mais jovens, Daniel López (Burgos BH) vestiu a camisola da juventude, seguindo-se nesta classificação Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) e Ricardo Teixeira (Anicolor).

Amanhã, disputa-se em Águeda o Grande Prémio Anicolor, quinta e última prova pontuável da Taça de Portugal Elites.

Resultados
1º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte 3:38:26
2º Ricardo Vale Ferreira (Por) Rádio Popular-Boavista +1:23”
3º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +1:48”
4º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +1:49”
5º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1:49”
6º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +1:50”
7º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +1:50”
8º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +1:50”
9º Daniel López (Esp) Burgos BH +3:09”
10º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +3:09”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Volta a Portugal, o começo

Em tempos idos, mas não esquecidos, saiu para a estrada a 1ª Volta a Portugal em Bicicleta. Corria o ano de 1927 e no mês de Abril, a 26, um total de 42 corredores formou o primeiro pelotão daquela que viria a tornar-se a prova rainha do calendário nacional. Na altura eram 24 os favoritos à sua conquista, bem diferente do selecto lote de candidatos à vitória na actualidade. António Augusto de Carvalho (Carcavelos) foi o primeiro a assinar o nome no palmarés da Volta.

Regresso de Sérgio Ribeiro com equipa Maia-Ribeiro’s Bike Shop

O ano de 2015 dá início a uma nova parceria no ciclismo português. A União Ciclista da Maia e a Ribeiro’s Bike Shop unem esforços para dar continuidade ao projecto da equipa de formação sub-23 sob a designação Maia-Ribeiro’s Bike Shop.