Avançar para o conteúdo principal

Et5 Volta a Portugal: Vicente de Mateos triunfa em Viseu, Vinhas mantém amarela

Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) conseguiu hoje em Viseu a vitória muito procurada desde o início da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. Na Avenida Europa, o espanhol de 27 anos superou ao sprint o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira) e o aniversariante do dia, o italiano Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec). Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela.

Sprint em Viseu dita a vitória de Vicente de Mateos
(foto Helena Dias)
Vicente de Mateos triunfa na 5ª etapa da
Volta a Portugal (foto Helena Dias)

Em declarações à estação pública de televisão RTP, Vicente de Mateos mostrou-se satisfeito com esta vitória em Viseu, palco em 2014 da sua expulsão da Volta: “Foi um sprint de força numa etapa muito dura. Houve que guardar um pouco de força para poder usar aqui e chegar à vitória. Desde a primeira etapa estava à procura da vitória e hoje consegui. Há dois anos foi um dia triste para mim, sem ter culpa nenhuma fui para casa e hoje foi uma vitória com muita garra.”

Rui Vinhas chega ao dia de descanso conservando a camisola amarela: “Queria mantê-la o maior número de dias possível e, se possível, levá-la para casa. Sei que não vai ser fácil, mas vou tentar dia-a-dia lutar para estar sempre na frente. A próxima etapa vai ser muito dura, após o dia de descanso. Vamos lutar.”

Depois da Sra. da Graça, o dia de hoje não foi menos duro no que toca a terreno acidentado. Na quinta etapa, a anteceder o dia de descanso, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta partiu de Lamego rumo a Viseu num total de 153,2 km. No menu, cinco prémios de montanha: Pousada (4ª cat. km 17,4), Bigorne (2ª cat. km 40,6), Carranqueira (4ª cat. km 61,3), S. Macário (1ª cat. km 92,5) e Serra da Arada (4ª cat. km 103,7).

O dia começou com uma sentida homenagem da equipa Sporting CP-Tavira e da Volta a Portugal a Moniz Pereira, o ‘Senhor Atletismo’ e um dos símbolos máximos do Sporting e do desporto nacional, que faleceu ontem aos 95 anos.

Na estrada, as diversas movimentações do pelotão aos primeiros quilómetros não resultaram em fugas consolidadas. O líder da montanha César Fonte (Rádio Popular-Boavista) foi em busca da máxima pontuação no prémio em Pousada, enquanto os primeiros da geral discutiram as bonificações na primeira meta volante em Lamego (km 22,4), passando em primeiro Gustavo Veloso (W52-FC Porto), seguido de Joni Brandão (Efapel) e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista).

Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) tentaram uma fuga, que coroou Bigorne na frente e viu chegar à sua companhia mais cinco corredores, mas terminando na aproximação à terceira subida do dia.

Num nova tentativa de estar na frente da corrida, o vencedor da montanha na Volta de 2015 Bruno Silva coroou Carranqueira acompanhado de mais sete companheiros de fuga, nomeadamente Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA), Franco Pellizotti (Androni Giocattoli-Sidermec), João Gaspar (Funvic-Soul-Cycles-Carrefour), David Belda (Team Roth), Romain Le Roux (Armée de Terre), Beñat Txoperena e Aitor González (Euskadi-Murias). Filipe Cardoso (Efapel) tentou chegar à fuga, sofrendo uma queda o que o levou a regressar ao seio do pelotão.

Na passagem pela meta volante em Sul (km 84,2), Aitor González (Euskadi-Murias) pontuou em primeiro, seguindo-se a subida mais dura do dia, a 1ª categoria de S. Macário de 8,3 km de extensão a 8,9% de pendente média. Esta ascensão mudou por completo o cenário da corrida.

Ao longo das rampas de S. Macário, a fuga foi perdendo força e elementos à medida que no pelotão a líder W52-FC Porto massacrava o grupo com o ritmo imposto maioritariamente pelo vencedor da Volta de 2011 Ricardo Mestre. Essa forte cadência não foi impedimento para que os adversários tentassem sair do grupo. Um dos mais atacantes do dia, o experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) levou consigo o norte-americano Gavin Mannion (Drapac). A este ataque seguiu-se o de Joni Brandão (Efapel), prontamente correspondido pelo camisola amarela Rui Vinhas.

Os ânimos acalmaram e com o grupo novamente reunido foi a vez de Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) tentar a sorte em solitário. O colombiano foi feliz neste seu ataque, coroando o estreante prémio de montanha de S. Macário e vestindo ao final da jornada a camisola da montanha. O pelotão, já bastante reduzido, manteve-se a menos de um minuto de distância vendo ainda surgir um ataque de Nocentini, prontamente anulado.

Na descida de S. Macário, a fuga foi alcançada pelo pelotão reduzido a um grupo de 27 corredores, onde pedalava o camisola amarela escudado por quatro companheiros, o incansável Ricardo Mestre, Gustavo Veloso, Raúl Alarcón e António Carvalho.

Na última subida do dia os ataques continuaram, desta feita por Henrique Casimiro (Efapel), que coroou o alto da Serra da Arada, sendo alcançado à falta de 48 km do final. Sem mais dificuldades, o grupo de Rui Vinhas rumou aos derradeiros quilómetros da jornada, sempre com inúmeras tentativas de fuga.

O primeiro a tentar a sorte foi Rui Sousa, levando desta vez o italiano Franco Pellizotti (Androni Giocattoli-Sidermec) por companhia. Os dois foram alcançados e o experiente corredor luso voltou a tentar em solitário, vendo chegar a 28 km para o final o mais insistente nestes esforços e eleito combativo da jornada, o espanhol David Belda (Team Roth), vencedor de duas etapas em 2014. No grupo do camisola amarela, o galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) tentou a sorte, terminando a fortaleza da W52-FC Porto com todas as tentativas de fuga.

Contudo, Belda ainda tinha forças para desferir mais ataques e assim o fez, vendo chegar à sua companhia Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), logo após a passagem pela última meta volante em Travanca (km 136). A dupla teve ainda a companhia de Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), mas o trio não se entendeu e viu a aventura chegar ao fim a 12 km da meta.

David Belda não se deu por derrotado e, aproveitando o derradeiro ataque de Guillaume de Almeida (Rádio Popular-Boavista), o espanhol seguiu com o francês em fuga. Atrás, a italiana Androni Giocattoli-Sidermec assumiu o comando da perseguição para ver o seu sprinter Gavazzi chegar ao triunfo em dia de aniversário. A fuga foi alcançada dentro dos 1000m finais.

Gustavo Veloso foi o primeiro a arrancar nos últimos metros, mas na luta a toda a velocidade foi Vicente de Mateos quem teve a pedalada mais forte no sprint em plena Avenida Europa, alcançando a sua primeira vitória da temporada.

Rui Vinhas foi 11º no sprint mantendo a camisola amarela por 2m45s sobre o companheiro e segundo à geral Gustavo Veloso, que lidera o ‘Kombinado’ e a classificação por pontos. O espanhol Vitor Etxeberria (Rádio Popular-Boavista) manteve o comando da juventude e Wilson Ramiro Diaz subiu à liderança da montanha, mesmo sofrendo uma dura queda na descida de Arada, prosseguindo em prova visivelmente marcado. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, chega o dia de descanso para depois o pelotão enfrentar a segunda metade da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. A sexta etapa irá ligar Belmonte à Guarda em 173,7 km, no dia em que a impiedosa Torre será por duas vezes superada. Com final numa 3ª categoria, os corredores terão cinco prémios de montanha ao longo da jornada, sendo dois a categoria especial do Alto da Torre.

Rui Vinhas lidera a Volta a Portugal Santander Totta
(foto Helena Dias)
Pódio no final da 5ª etapa em Viseu
(foto Helena Dias)
Wilson Ramiro Diaz, visivelmente marcado pela queda
(foto Helena Dias)

Resultados Et5
1º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé 3:57:58
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira m.t.
3º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec m.t.
4º Daniel Mestre (Por) Efapel m.t.
5º Joni Brandão (Por) Efapel m.t.
6º Alexander Vdovin (Rus) Lokosphinx m.t.
7º Nathan Earle (Aus) Drapac m.t.
8º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
9º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte m.t.
10º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto m.t.

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 21:40:56
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:45”
3º Joni Brandão (Por) Efapel +3:02”
4º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +3:04”
5º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
6º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:44”
7º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:45”
8º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:46”
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +3:49”
10º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +4:01”
11º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +4:03”
14º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +4:48”
18º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:13”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Mais um dia na volta que acompanhei através do belíssimo trabalho aqui e no Twitter.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.