Avançar para o conteúdo principal

César Fonte vence GP Anicolor, Juan Ignacio Perez conquista Taça de Portugal

César Fonte (Rádio Popular-Boavista) venceu em Águeda o Grande Prémio Anicolor, superando ao sprint Bruno Sancho (Anicolor) e Daniel López (Burgos BH). Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) foi 7º na meta e conquistou a Taça de Portugal Elites para a equipa vencedora da Volta a Portugal.

Este domingo, o pelotão viveu a quinta e derradeira jornada da Taça de Portugal Elites. No Grande Prémio Anicolor foram percorridos 164,4 km em Águeda, tendo no menu uma subida de 4ª categoria superada por três vezes (km 111,5 / km 133 / km 154,5) dentro do circuito final, com uma primeira passagem pela meta ao km 101,2 e a última subida a ser coroada à falta de 9,9 km do desfecho da jornada.

César Fonte foi o mais forte no sprint final, conquistando a sua primeira vitória em 2016 e também a primeira vitória em etapa da Rádio Popular-Boavista nesta temporada, equipa que conta com cinco triunfos em classificações de montanha nas competições nacionais alcançados por Frederico Figueiredo e Pablo Guerrero.

Nas classificações secundárias do Grande Prémio Anicolor, Alvaro Trueba (Efapel) venceu a montanha e os pontos quentes, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) as metas volantes e a equipa de clube Anicolor triunfou no colectivo. Entre os mais jovens, Daniel López (Burgos BH) repetiu o triunfo de ontem em Mortágua ao agarrar a camisola da juventude, seguindo-se nesta classificação Fábio Mansilhas (Anicolor) e Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass).

Nas contas finais da Taça de Portugal Elites, o espanhol Juan Ignacio Perez conquistou o troféu ao totalizar 170 pontos. Completou o pódio da Taça a dupla lusa Luís Mendonça, a 11 pontos, e César Fonte, a 14 pontos de distância.

César Fonte vence GP Anicolor e termina em
3º a Taça de Portugal Elites 2016 (foto FPC)

Resultados
1º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 3:46:56
2º Bruno Sancho (Por) Anicolor m.t.
3º Daniel López (Esp) Burgos BH m.t.
4º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
5º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
6º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor m.t.
7º Juan Ignacio Perez (Esp) W52-FC Porto m.t.
8º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
9º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
10º Aser Estevez (Esp) CC Rias Baixas m.t.
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

David de la Fuente: “Recuperé la ilusión que se me había escapado en 2015”

David de la Fuente llegó en Marzo al liderato del Ranking Portugués ‘Ciclista del Año’ , elaborado por la APCP – Asociación Portuguesa de Ciclistas Profesionales. El experimentado ciclista español enfrenta su segundo año en el pelotón luso, ahora con los colores del equipo Sporting CP-Tavira, sumando ya en 2016 la victoria del maillot de la montaña en el GP Liberty Seguros, donde ha finalizado en 10º de la general, el 2º lugar en la Clássica de Amarante, 3º en la Volta ao Alentejo y 9º en la Clássica da Primavera.