Avançar para o conteúdo principal

Et1 Volta à Bairrada: vitória de Samuel Caldeira

Samuel Caldeira (W52-FC Porto) venceu este sábado a etapa inaugural da 3ª Volta à Bairrada. Na meta instalada na Mealhada, o sprinter de 30 anos bateu na linha o jovem Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), completando o pódio o companheiro Daniel Freitas.

A Volta à Bairrada cresce de ano para ano e esta temporada ganhou mais uma etapa, perfazendo três jornadas no total, a última em contra-relógio individual. Este sábado, o pelotão de 122 corredores pedalou 161,5 km entre o Luso e a Mealhada, finalizando o dia com um sprint ganho por Samuel Caldeira, da equipa W52-FC Porto, que chega a esta 3ª edição com o objectivo de defender a vitória alcançada no ano transacto pelo galego Gustavo Veloso, que cruzou hoje a linha em 21º com o mesmo tempo do companheiro vencedor.

A jornada serviu ao pelotão de 16 equipas, 13 lusas e 3 espanholas, um menu de diversas metas intermédias. Na montanha, o destaque recaiu sobre Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), que coroou em primeiro os dois prémios de montanha, liderando a camisola azul. Na luta pelas metas volantes, Samuel Magalhães (Louletano-Hospital de Loulé) somou a máxima pontuação na primeira e António Barradas (Maia) na segunda, tendo Filipe Cardoso (Efapel) agarrado a máxima pontuação nas duas últimas e nos dois sprints especiais, obtendo para si a camisola rosa das metas volantes e a vermelha dos sprints.

No colectivo a W52-FC Porto foi a mais forte por equipas, seguida da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass no segundo lugar.

Entre os mais jovens do pelotão, Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) destacou-se na liderança da camisola branca da juventude, seguido do companheiro de equipa Luís Gomes e de Fábio Oliveira (GoldWin-Team José Maria Nicolau).

Com a conquista da jornada, Samuel Caldeira parte para o segundo dia na liderança da geral e dos pontos. A segunda etapa irá ligar o Luso a Casal Comba em 169,5 km, caindo o pano na Volta à Bairrada na segunda-feira com um contra-relógio individual de 9,7 km na Pampilhosa.
 
Samuel Caldeira líder da Volta à Bairrada
(foto Facebook oficial equipa W52-FC Porto)

Resultados Et1
1º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto 3:45:10
2º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
3º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto m.t.
4º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto m.t.
5º Daniel Mestre (Por) Efapel m.t.
6º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
8º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
9º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
10º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira m.t.

C. Geral
1º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto 3:45:10
2º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
3º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto m.t.
4º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto m.t.
5º Daniel Mestre (Por) Efapel m.t.
6º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
8º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
9º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
10º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira m.t.
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.