Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis brilha entre a elite feminina em Espanha

O ciclismo feminino tem, na actualidade, uma representante de peso nas provas internacionais. A campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes), actual líder da Coupe de France Dames e da Taça de Portugal Femininas, acaba de disputar em Espanha duas importantes provas entre um pelotão de alto nível internacional, a prova de um dia Durango e a corrida por etapas Volta ao País Basco.

Daniela Reis na Volta ao País Basco
(foto Yon Suinaga / CiclismoFem)

A campeã lusa chegou a Espanha levando consigo duas recentes vitórias, o triunfo da segunda prova pontuável da Taça de França, em Mont Pujols, e a conquista da primeira prova da Taça de Portugal, em Cascais. Num pelotão mais competitivo e com as ‘feras’ femininas internacionais, Daniela Reis abordou ambas as competições espanholas com a atitude lutadora que lhe é conhecida, adquirindo um crescendo de forma no seu desempenho de dia para dia.

Na prova Durango-Durango Emakumeen Saria (1.2), que antecedeu a Volta por etapas, Daniela Reis terminou os 113 km em 55º lugar (+5:11”), entre um pelotão de 120 corredoras onde 85 finalizaram a jornada. A dura prova continha no final duas subidas em Goiuria (km 95,6 e km 106,6), de 3ª e 2ª categoria, primeiramente 5 km a 4,7% de pendente média e posteriormente 4,3 km a 6,3%. A ciclista lusa sofreu um problema mecânico ao km 98, partindo-se a corrente da bicicleta quando ia no grupo da frente, levando-a a terminar a jornada com uma bicicleta de substituição não adequada à sua medida. A vitória da prova ficou nas mãos da norte-americana Megan Guarnier (Boels-Dolmans), completando o pódio a italiana Elisa Longo Borghini (Wiggle High5) e a companheira sueca Emma Johansson, que viria a conquistar a Volta ao País Basco ao agarrar a liderança desde a segunda etapa.

Na prova por etapas que se seguiu, Euskal Emakumeen XXIX Bira (2.1), Daniela Reis superou o terreno de desgastante sobe e desce com um brilhante 24º lugar na geral (+6:28”). Terminar esta exigente Volta ao País Basco nos lugares cimeiros da tabela classificativa é uma boa afirmação no pelotão internacional por parte da ciclista lusa, que acaba de cumprir 23 anos de idade. A vitória da geral coube Emma Johansson (Wiggle High5), de 33 anos, seguida de Megan Guarnier (Boels-Dolmans) e da sul-africana Ashleigh Moolman (Cervélo-Bigla), ambas de 31 anos.

Quanto às etapas, o prólogo abriu a competição com um contra-relógio individual de 2,3 km em Iurreta. A vitória coube à finlandesa Lotta Lepistö (Cervélo-Bigla), que gastou 4m12s, menos 4s do que a britânica Claire Rose (Podium Ambition) e 8s do que a norte-americana Carmen Small (Cervélo-Bigla). Daniela Reis defendeu-se diante das gigantes internacionais com um 53º tempo, a 29s da vencedora.

A primeira etapa, com partida e chegada a Eskoriatza, viveu-se ao longo de 76,6 km com a vitória a sorrir a Emma Johansson (Wiggle High5) sobre Carmen Small (Cervélo-Bigla) e a 14s de Giorgia Bronzini (Wiggle High5). Daniela cruzou a linha em 43º (+2:55”). A segunda etapa partiu de Etxarri rumo a Urkiola num total de 109,5 km, onde na chegada 3ª categoria a mais forte foi novamente Emma Johansson, prontamente seguida a 1s por Megan Guarnier e a 4s por Elisa Longo Borghini. A 34s cruzou a linha Daniela Reis em 33º lugar.

As duas últimas jornadas foram as mais favoráveis ao desempenho da ciclista lusa, alcançando os melhores resultados de toda a competição. Na terceira etapa, com partida e chegada a Berriatua em 109,4 km, Daniela Reis chegou com o grupo da frente à linha de todas as decisões, finalizando em 12º com o mesmo tempo da vencedora Giorgia Bronzini, mais forte no sprint do que Carmen Small (Cervélo-Bigla) e Rossella Ratto (Cylance). Na quarta e derradeira etapa, de 75,8 km com partida e chegada a Portugalete, Daniela Reis foi 26ª (+2:26”) na meta conquistada por Megan Guarnier sobre Ganna Solovey (Parkhotel Valkenburg) e Ashleigh Moolman (Cervélo-Bigla).

Também presente nas duas provas esteve a lusa Ilda Pereira (BZK Emakumeen Bira), 71ª (+8:49”) em Durango, não terminando a Volta ao País Basco, após chegar fora do tempo limite na penúltima etapa.

Resultados completos Durango, aqui
Resultados completos Volta ao País Basco, aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Daniel Lima assina pela Israel Cycling Academy

Daniel Lima é o terceiro ciclista da equipa júnior Bairrada a internacionalizar-se em 2023. O Cycling & Thoughts confirmou com o jovem ciclista de 18 anos a sua contratação por duas épocas com a equipa continental Israel Cycling Academy , satélite da Israel-Premier Tech onde corre o britânico Chris Froome, vencedor de quatro Voltas a França, duas Voltas a Espanha e uma Volta a Itália, e que tem na estrutura dois portugueses, o nutricionista Gabriel Martins e o soigneur Pedro Claudino.   Daniel Lima nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2022 (foto: Helena Dias) Depois de oficializada a contratação do campeão nacional António Morgado e de Gonçalo Tavares pela norte-americana Hagens Berman Axeon, é chegada a vez de Daniel Lima , também de 18 anos, rumar ao pelotão internacional pela mão da Israel Cycling Academy , equipa que já marcou presença nas mais importantes provas lusas, como a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho, e que distribui o seu calendário por corridas ma...