Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis lidera Taça de Portugal Femininas

Poucos dias após conquistar a segunda prova em Mont Pujols e subir à liderança da Coupe de France Dames, a campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes) entrou a ganhar na Taça de Portugal Femininas. Em Cascais, a lusa de 22 anos venceu a primeira prova pontuável diante da dupla Liliana Jesus e Celina Carpinteiro (5Quinas-Município de Albufeira).

Daniela Reis saboreia a vitória na 1ª prova da Taça de Portugal
(foto João Fonseca / FPC)

Um pequeno pelotão de 16 corredoras completaram o circuito na localidade de Areia, num total de 60,250 km. Com partida e chegada junto à Capela na Rua da Areia, Daniela Reis mostrou-se a mais forte das ciclistas na categoria elites ao triunfar em solitário na meta, a 1m46s de Liliana Jesus e a 4m46s de Celina Carpinteiro.

Na página oficial de atleta no Facebook, Daniela Reis partilhou as sensações do dia: “Voltamos a erguer os braços! Primeira Taça de Portugal 2016 (e única que vou poder fazer). Habituada a correr em França com outro ritmo, mais quilómetros e muito trabalho de equipa, confesso que me sinto ‘desprotegida’ por aqui ser apenas eu contra todas as adversárias... não dá para 'jogar', apenas tentar surpreender e desgastar as adversárias, o que se torna difícil em apenas 60km.” Contudo, a campeã nacional venceu, tornando-se na líder da Taça.

Na categoria de juniores, Maria Martins (Individual) foi a mais rápida no final dos 48,200 km, agarrando a vitória a 3s de Beatriz Lopes (Academia Joaquim Agostinho-Udo) e a 20s de Soraia Silva (Bairrada).

Entre as mais jovens cadetes, Nádia Henrique (Mato-Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé) destacou-se no fim dos 36,150 km, deixando a 19s Jéssica Ribeiro (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e a 22s Joana Pereira (CAJ Raposa).

Na categoria masters, Lisa Torpes (5Quinas-Município de Albufeira) venceu no final dos 36,150 km com uma vantagem de 51s sobre Filomena Paulo (Anipura-CACB-Comp.Serra) e a 1m19a da companheira de equipa Orieta Oliveira.

A segunda prova da Taça de Portugal Femininas está marcada para o próximo dia 24 de Abril.

Resultados 1ª prova Taça de Portugal Femininas 2016
(fonte Associação de Ciclismo de Lisboa)
Pódio Elites: 1ª Daniela Reis 2ª Liliana Jesus 3ª Celina Carpinteiro
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Juniores: 1ª Maria Martins 2ª Beatriz Lopes 3ª Soraia Silva
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Cadetes: 1ª Nádia Henrique 2ª Jéssica Ribeiro 3ª Joana Pereira
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Masters: 1ª Lisa Torpes 2ª Filomena Paulo 3ª Orieta Oliveira
(foto João Fonseca / FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

O calvário de André Domingues: “Assim que recuperar, voltarei!”

No final da época passada, o jornal desportivo O JOGO intitulava um dos seus artigos no «Anuário de Ciclismo 2021»: “André Domingues tem muita qualidade” . Natural de Pousos, Leiria, o ciclista de apenas 21 anos, acabados de celebrar a 14 de Dezembro, viu-se arredado da competição desde o final do mês de Janeiro de 2022, devido a problemas de saúde. André Domingues ainda conseguiu estrear-se com as cores da ProTeam Burgos BH, mas na terceira prova do Challenge de Mallorca, o Trofeo Andratx, não conseguiu resistir ao que o corpo lhe pedia há muito tempo, para parar, acabando por desistir antes de chegar à linha de meta.   André Domingues no Challenge de Mallorca (foto: Álvaro García) Com o início de 2022, chegou o sonho de correr num nível acima ao que pedalava em Portugal. A ProTeam espanhola Burgos BH abriu as portas do sonho internacional a André Domingues , após uma temporada de êxito na equipa continental Efapel, com a qual venceu em 2021 a Volta a Portugal do Futuro, o Campeo...