Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis lidera Taça de Portugal Femininas

Poucos dias após conquistar a segunda prova em Mont Pujols e subir à liderança da Coupe de France Dames, a campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes) entrou a ganhar na Taça de Portugal Femininas. Em Cascais, a lusa de 22 anos venceu a primeira prova pontuável diante da dupla Liliana Jesus e Celina Carpinteiro (5Quinas-Município de Albufeira).

Daniela Reis saboreia a vitória na 1ª prova da Taça de Portugal
(foto João Fonseca / FPC)

Um pequeno pelotão de 16 corredoras completaram o circuito na localidade de Areia, num total de 60,250 km. Com partida e chegada junto à Capela na Rua da Areia, Daniela Reis mostrou-se a mais forte das ciclistas na categoria elites ao triunfar em solitário na meta, a 1m46s de Liliana Jesus e a 4m46s de Celina Carpinteiro.

Na página oficial de atleta no Facebook, Daniela Reis partilhou as sensações do dia: “Voltamos a erguer os braços! Primeira Taça de Portugal 2016 (e única que vou poder fazer). Habituada a correr em França com outro ritmo, mais quilómetros e muito trabalho de equipa, confesso que me sinto ‘desprotegida’ por aqui ser apenas eu contra todas as adversárias... não dá para 'jogar', apenas tentar surpreender e desgastar as adversárias, o que se torna difícil em apenas 60km.” Contudo, a campeã nacional venceu, tornando-se na líder da Taça.

Na categoria de juniores, Maria Martins (Individual) foi a mais rápida no final dos 48,200 km, agarrando a vitória a 3s de Beatriz Lopes (Academia Joaquim Agostinho-Udo) e a 20s de Soraia Silva (Bairrada).

Entre as mais jovens cadetes, Nádia Henrique (Mato-Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé) destacou-se no fim dos 36,150 km, deixando a 19s Jéssica Ribeiro (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e a 22s Joana Pereira (CAJ Raposa).

Na categoria masters, Lisa Torpes (5Quinas-Município de Albufeira) venceu no final dos 36,150 km com uma vantagem de 51s sobre Filomena Paulo (Anipura-CACB-Comp.Serra) e a 1m19a da companheira de equipa Orieta Oliveira.

A segunda prova da Taça de Portugal Femininas está marcada para o próximo dia 24 de Abril.

Resultados 1ª prova Taça de Portugal Femininas 2016
(fonte Associação de Ciclismo de Lisboa)
Pódio Elites: 1ª Daniela Reis 2ª Liliana Jesus 3ª Celina Carpinteiro
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Juniores: 1ª Maria Martins 2ª Beatriz Lopes 3ª Soraia Silva
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Cadetes: 1ª Nádia Henrique 2ª Jéssica Ribeiro 3ª Joana Pereira
(foto João Fonseca / FPC)
Pódio Masters: 1ª Lisa Torpes 2ª Filomena Paulo 3ª Orieta Oliveira
(foto João Fonseca / FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

David de la Fuente: “Recuperé la ilusión que se me había escapado en 2015”

David de la Fuente llegó en Marzo al liderato del Ranking Portugués ‘Ciclista del Año’ , elaborado por la APCP – Asociación Portuguesa de Ciclistas Profesionales. El experimentado ciclista español enfrenta su segundo año en el pelotón luso, ahora con los colores del equipo Sporting CP-Tavira, sumando ya en 2016 la victoria del maillot de la montaña en el GP Liberty Seguros, donde ha finalizado en 10º de la general, el 2º lugar en la Clássica de Amarante, 3º en la Volta ao Alentejo y 9º en la Clássica da Primavera.