Avançar para o conteúdo principal

David de la Fuente: “Recuperei o entusiasmo que tinha perdido em 2015”

David de la Fuente chegou em Março à liderança do Ranking Português ‘Ciclista do Ano’, elaborado pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. O experiente ciclista espanhol enfrenta o seu segundo ano no pelotão luso, agora com as cores da equipa Sporting CP-Tavira, contando já em 2016 com a vitória da camisola da montanha no GP Liberty Seguros, onde finalizou em 10º da geral, o 2º lugar na Clássica de Amarante, 3º na Volta ao Alentejo e 9º na Clássica da Primavera.

A um mês de completar 35 anos de idade, David de la Fuente fala-nos sobre o forte começo da temporada, a chegada à nova equipa, a sua visão sobre o pelotão português e os objectivos para 2016.



Tiveste um início de temporada mais forte do que em 2015. Como vês o teu começo de 2016, entusiasmado?

Sim, a verdade é que este ano sem esperar comecei muito forte. Este ano, o tempo no norte de Espanha foi muito bom, o que fez com que se pudesse treinar com normalidade e notou-se muito. O ano passado quis começar bem, mas não foi o esperado. Levava dois anos a correr na Turquia, dos quais apenas tinha competição 35 dias em 2013 e 17 dias em 2014, e custou-me um pouco mais do esperado apanhar o ritmo de competição. Este ano, com a mudança de equipa, comecei muito animado e motivado e espero que as coisas continuem a correr tão bem como até agora.

Conseguiste um grande desempenho na Volta ao Alentejo, o que te levou a terminar em terceiro da geral. Conta-nos um pouco sobre as tuas sensações e como viveste a ‘Alentejana’.

Depois do GP Liberty Seguros, onde tive muito boas sensações, estava muito ansioso pelo Alentejo. Os dois primeiros dias não correram como esperava, pois estive com mal-estar e creio que não pude dar o mesmo nível que tive anteriormente, embora não o tenha feito nada mal. A partir do terceiro dia, já comecei a sentir-me melhor e os dois últimos dias senti-me muito bem. Uma pena, já que a dureza e o meu terreno estavam nas duas primeiras etapas e talvez pudesse ter dado um pouco mais de mim.

Este é o teu segundo ano consecutivo no pelotão português. O que te parece o ambiente e competitividade do nosso pelotão?

Apesar de ter corrido algo em Portugal anteriormente, a Volta a Portugal em 2004, para mim era um ciclismo desconhecido e a verdade é que foi uma descoberta, já que é um ciclismo com bastante calendário, coisa que valorizo muito. Vejo que há muita rivalidade em corrida, o que torna as competições mais emocionantes e muitas vezes não sabes como vai acabar… Creio que há um nível muito bom e a cada ano vemos sair do pelotão português muitos corredores para grandes equipas, o que penso se deve ao facto de se estar a fazer algo bem e pelo nível existente.

Este ano representas a equipa Sporting CP-Tavira, envolta numa grande expectativa por estar associada ao regresso de um grande clube de futebol ao ciclismo. Como surgiu o convite para ingressares na equipa?

A verdade é que tudo aconteceu bastante tarde. Já quase não pensava em correr este ano e na última hora comentaram-me a opção de entrar neste grande projecto e na verdade nem pensei… Uma equipa com uma excelente trajectória, com uma nova imagem e da mão de uma grande equipa de futebol como é o Sporting de Portugal, nesse momento comecei a recuperar o entusiasmo que tinha perdido em 2015, apesar dos meus bons resultados… E o resultado é que de momento está a correr muito bem!

Qual a tua opinião relativamente ao regresso dos grandes clubes de futebol ao ciclismo?

Penso que é uma das melhores notícias que este desporto podia ter, já que em momentos difíceis como os que ultimamente tinha o ciclismo o apoio dos clubes de futebol é muito importante para voltar a dar um empurrão a um desporto tão bonito e emocionante como este. Creio que é um desporto muito sacrificado e merece coisas assim!

Quais os teus principais objectivos para a temporada?

Está claro que o objectivo número um, tanto para mim como para a equipa, é a Volta a Portugal, mas não descartamos nenhuma das demais competições, pois todas são muito importantes. Dentro de alguns dias correremos em Espanha e no Azerbaijão e também gostava de estar muito bem em corridas como essas. Claro está que agora mesmo um objectivo muito importante para mim será lutar por continuar a liderar o Ranking Português, coisa que chegou sem eu esperar e foi uma grandíssima alegria para mim, por isso a partir de agora será um claro objectivo.

______
Entrevista realizada para APCP - Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.