Avançar para o conteúdo principal

Et3 Volta à Bairrada: Rafael Reis conquista Bairrada

Rafael Reis somou mais um triunfo nesta temporada ao conquistar o derradeiro contra-relógio e a geral da Volta à Bairrada. Favorito para o último dia de batalha, o jovem de 23 anos da W52-FC Porto bateu toda a concorrência no esforço individual, juntando à vitória da Clássica de Amarante a conquista da 3ª edição da Volta Bairradina. Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) e Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio da etapa e da geral.

Rafael Reis, grande vencedor da Volta à Bairrada 2016
(foto Helena Dias)


Primeiro e segundo partiram para o decisivo contra-relógio individual com o mesmo tempo na geral. Daniel Mestre (Efapel) tentou defender com toda a garra a camisola amarela conquistada no dia de ontem, após uma vitória arrancada ao sprint frente a Rafael Reis (W52-FC Porto). O ciclista da Efapel sabia da dificuldade em bater o especialista no esforço individual, lutando ao longo dos 9,7 km pedalados na Pampilhosa e finalizando com o 9º melhor tempo do dia a 29s do grande vencedor Rafael Reis, ficando em quinto da geral.

Rafael Reis terminou a jornada com um tempo de 10m25s num voo a 55,872 km/h, vencendo a última etapa e conquistando em definitivo a camisola amarela. O galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) gastou mais 16s ocupando o segundo lugar, seguido do jovem luso Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) em terceiro a 20s, ficando o irmão Rui Oliveira em quinto a 23s, destacando-se o desempenho destes dois jovens de 19 anos.

Decidida desde a etapa de ontem ficou a camisola da montanha entregue a Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a camisola dos sprints e das metas volantes entregue a Filipe Cardoso (Efapel). A camisola dos pontos ficou nas mãos de Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e a W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass.

Entre os mais jovens do pelotão nacional, a camisola da juventude mudou do irmão para Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), que arrecadou também o terceiro lugar da geral. O pódio da juventude ficou completo com Rui Oliveira e Luís Gomes.


Do pelotão inicial de 122 corredores, 98 terminaram esta 3ª edição da Volta à Bairrada, sendo o lanterna vermelha o jovem Natanael Almeida (Maia).

Resultados Et3
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:10:25
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +16”
3º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +20”
4º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +23”
5º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +23”
7º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +28”
8º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +29”
9º Daniel Mestre (Por) Efapel +29”
10º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +39”

C. Geral Final
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 8:03:34
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +19”
3º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
4º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +26”
5º Daniel Mestre (Por) Efapel +29”
6º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +31”
7º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +31”
8º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +31”
9º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +37”
10º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +53”
Resultados completos aqui

______
Et1 Volta à Bairrada: vitória de Samuel Caldeira

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

David de la Fuente: “Recuperé la ilusión que se me había escapado en 2015”

David de la Fuente llegó en Marzo al liderato del Ranking Portugués ‘Ciclista del Año’ , elaborado por la APCP – Asociación Portuguesa de Ciclistas Profesionales. El experimentado ciclista español enfrenta su segundo año en el pelotón luso, ahora con los colores del equipo Sporting CP-Tavira, sumando ya en 2016 la victoria del maillot de la montaña en el GP Liberty Seguros, donde ha finalizado en 10º de la general, el 2º lugar en la Clássica de Amarante, 3º en la Volta ao Alentejo y 9º en la Clássica da Primavera.