Avançar para o conteúdo principal

Et3 Volta à Bairrada: Rafael Reis conquista Bairrada

Rafael Reis somou mais um triunfo nesta temporada ao conquistar o derradeiro contra-relógio e a geral da Volta à Bairrada. Favorito para o último dia de batalha, o jovem de 23 anos da W52-FC Porto bateu toda a concorrência no esforço individual, juntando à vitória da Clássica de Amarante a conquista da 3ª edição da Volta Bairradina. Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) e Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio da etapa e da geral.

Rafael Reis, grande vencedor da Volta à Bairrada 2016
(foto Helena Dias)


Primeiro e segundo partiram para o decisivo contra-relógio individual com o mesmo tempo na geral. Daniel Mestre (Efapel) tentou defender com toda a garra a camisola amarela conquistada no dia de ontem, após uma vitória arrancada ao sprint frente a Rafael Reis (W52-FC Porto). O ciclista da Efapel sabia da dificuldade em bater o especialista no esforço individual, lutando ao longo dos 9,7 km pedalados na Pampilhosa e finalizando com o 9º melhor tempo do dia a 29s do grande vencedor Rafael Reis, ficando em quinto da geral.

Rafael Reis terminou a jornada com um tempo de 10m25s num voo a 55,872 km/h, vencendo a última etapa e conquistando em definitivo a camisola amarela. O galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) gastou mais 16s ocupando o segundo lugar, seguido do jovem luso Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) em terceiro a 20s, ficando o irmão Rui Oliveira em quinto a 23s, destacando-se o desempenho destes dois jovens de 19 anos.

Decidida desde a etapa de ontem ficou a camisola da montanha entregue a Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a camisola dos sprints e das metas volantes entregue a Filipe Cardoso (Efapel). A camisola dos pontos ficou nas mãos de Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e a W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass.

Entre os mais jovens do pelotão nacional, a camisola da juventude mudou do irmão para Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), que arrecadou também o terceiro lugar da geral. O pódio da juventude ficou completo com Rui Oliveira e Luís Gomes.


Do pelotão inicial de 122 corredores, 98 terminaram esta 3ª edição da Volta à Bairrada, sendo o lanterna vermelha o jovem Natanael Almeida (Maia).

Resultados Et3
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:10:25
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +16”
3º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +20”
4º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +23”
5º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +23”
7º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +28”
8º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +29”
9º Daniel Mestre (Por) Efapel +29”
10º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +39”

C. Geral Final
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 8:03:34
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +19”
3º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
4º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +26”
5º Daniel Mestre (Por) Efapel +29”
6º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +31”
7º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +31”
8º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +31”
9º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +37”
10º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +53”
Resultados completos aqui

______
Et1 Volta à Bairrada: vitória de Samuel Caldeira

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.