Avançar para o conteúdo principal

Academia Joaquim Agostinho e 5Quinas dominam Taça de Portugal Femininas

A segunda prova pontuável da Taça de Portugal Femininas foi totalmente dominada pelas equipas Academia Joaquim Agostinho-Udo e 5Quinas-Município de Albufeira. As esquadras venceram as corridas nos diversos escalões, tendo em elite recaído a vitória em Ana Valido e a liderança da Taça em Liliana Jesus.

Vitória de Ana Valido na 2ª prova da Taça de Portugal Femininas
(foto UVP-FPC)

O 14º Prémio ACR de Roriz foi o palco eleito para a disputa da segunda prova da Taça de Portugal. O pelotão feminino enfrentou um circuito no total de 51 km, na categoria elite, tendo Ana Valido (Academia Joaquim Agostinho-Udo) agarrado a vitória em solitário, deixando a dupla da 5Quinas-Município de Albufeira a 2m23s Liliana Jesus e a 2m38s Irina Coelho.

Com este segundo lugar, Liliana Jesus subiu ao comando da Taça, não estando Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes) presente na defesa da liderança, por estar a competir na Coupe de France Dames, onde acabou neste mesmo dia por vencer a terceira prova pontuável, mantendo a liderança em França.

Na corrida júnior, Beatriz Lopes (Academia Joaquim Agostinho-Udo) também triunfou em solitário no final dos 40,8 km de percurso, deixando a 12s Soraia Silva (Bairrada) e a 1m39s Mariana Gonçalves (Academia Joaquim Agostinho-Udo).

Em cadete, o percurso de 30,6 km foi ganho por Raquel Silva (5Quinas-Município de Albufeira), isolada na meta a 1m01s de Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e a 1m16s de Nádia Henrique (Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé).

No escalão master, com a mesma quilometragem de cadete, Lisa Torpes (5Quinas-Município de Albufeira) repetiu o triunfo alcançado na primeira prova, deixando a dupla da ASC-Focus Team-Vila do Conde a 6s Raquel Marques e a 1m01s Liliana Lopes.

Pódio Elite: Ana Valido, Liliana Jesus e Irina Coelho
(foto UVP-FPC)
Classificação Elite, via FPC
Classificação Júnior, via FPC
Classificação Cadete, via FPC
Classificação Master, via FPC
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

O calvário de André Domingues: “Assim que recuperar, voltarei!”

No final da época passada, o jornal desportivo O JOGO intitulava um dos seus artigos no «Anuário de Ciclismo 2021»: “André Domingues tem muita qualidade” . Natural de Pousos, Leiria, o ciclista de apenas 21 anos, acabados de celebrar a 14 de Dezembro, viu-se arredado da competição desde o final do mês de Janeiro de 2022, devido a problemas de saúde. André Domingues ainda conseguiu estrear-se com as cores da ProTeam Burgos BH, mas na terceira prova do Challenge de Mallorca, o Trofeo Andratx, não conseguiu resistir ao que o corpo lhe pedia há muito tempo, para parar, acabando por desistir antes de chegar à linha de meta.   André Domingues no Challenge de Mallorca (foto: Álvaro García) Com o início de 2022, chegou o sonho de correr num nível acima ao que pedalava em Portugal. A ProTeam espanhola Burgos BH abriu as portas do sonho internacional a André Domingues , após uma temporada de êxito na equipa continental Efapel, com a qual venceu em 2021 a Volta a Portugal do Futuro, o Campeo...