Avançar para o conteúdo principal

Et1 VTSM: vitória de Luís Gomes

Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) repetiu a glória do ano transacto e conquistou a etapa inaugural da 25ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. Na batalha pelo sprint final, superou na linha o argentino Jorge Montenegro (Aluminios Cortizo-CC Padrones) e Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo).

Após cruzar a linha da vitória, Luís Gomes afirmou ao Cycling & Thoughts: “A correr perto de casa, era uma vitória que procurava este ano já desde o início da época. Graças a Deus ela apareceu e estou muito feliz com isso”.


Álbum completo, AQUI


Nesta tarde de sábado, 99 corredores de 12 equipas de clube abrilhantaram o asfalto de Santa Maria da Feira com uma luta bastante renhida pela primeira etapa de 113 km com chegada a São João de Ver. As tentativas de fuga não se fizeram esperar, com um corropio de corredores a querer fugir ao pelotão desde os quilómetros iniciais.

A primeira fuga deu-se pelos pedais de Juan Durán, da equipa Kuota-Construcciones Paulino onde corre este ano o jovem luso Rúben Veloso. O ciclista espanhol ainda passou na frente na primeira passagem pela meta (km 12,2), sendo em seguida alcançado pelo pelotão a pedalar a uma boa média.

Sem descanso, uma nova fuga foi tentada por Álvaro Ferreira (GoldWin-Team José Maria Nicolau), Pedro Henriques (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade), Gonçalo Carvalho (Anicolor), Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) e Elias Bolvaran (Kuota). Este quinteto teve a mesma sorte da primeira aventura, sendo alcançado poucos quilómetros depois.

Na luta pelas metas intermédias, com o pelotão a não deixar ninguém tentar a sorte em solitário, André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass) conquistou a primeira meta volante do dia em Lobão (km 40,6), seguindo-se os dois prémios de montanha da jornada, em Cabeçais (km 50,3) e Airas (km 66,3), ambos coroados por Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Restava a segunda meta volante a coincidir com a segunda passagem pela meta (km 98,1), momento em que o pelotão se encontrava fragmentado e passou um numeroso grupo na frente liderado por Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass).

Com os derradeiros 14 km por pedalar, não houve espaço a mais fugas, discutindo-se a meta ao sprint e sendo Luís Gomes o mais forte deste dia, agarrando além da etapa a camisola amarela e dos pontos. O companheiro de equipa André Carvalho segurou o triunfo das metas volantes e a equipa Liberty Seguros-Carglass triunfou no colectivo.

A equipa da casa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, segunda no colectivo, subiu ao pódio com Francisco Campos vencedor da juventude e Venceslau Fernandes rei da montanha. No final do dia, Venceslau confessou ao Cycling & Thoughts: "Foi uma etapa dura, muito atacada, muito rápida. A equipa esteve muito bem, ajudou-me em todos os pontos duros da corrida e isso foi o suficiente para conseguir chegar lá e ganhar a montanha. Um especial obrigado a toda a equipa.”

Domingo vive-se o desfecho da Volta com uma etapa de duplo sector. Pela manhã, disputa-se o contra-relógio individual de 10,4 km no Europarque – Centro de Congressos. De tarde, o tradicional Circuito do Castelo de Santa Maria num total de 72 km.




Resultados completos, aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

David de la Fuente: “Recuperé la ilusión que se me había escapado en 2015”

David de la Fuente llegó en Marzo al liderato del Ranking Portugués ‘Ciclista del Año’ , elaborado por la APCP – Asociación Portuguesa de Ciclistas Profesionales. El experimentado ciclista español enfrenta su segundo año en el pelotón luso, ahora con los colores del equipo Sporting CP-Tavira, sumando ya en 2016 la victoria del maillot de la montaña en el GP Liberty Seguros, donde ha finalizado en 10º de la general, el 2º lugar en la Clássica de Amarante, 3º en la Volta ao Alentejo y 9º en la Clássica da Primavera.