Avançar para o conteúdo principal

Et1 Dubai Tour: Kittel ganha duelo frente a Cavendish

O primeiro duelo da temporada entre Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) e Mark Cavendish (Team Dimension Data) foi ganho pelo ciclista alemão na primeira etapa do Dubai Tour (2.HC). Kittel ganhou o sprint final e vestiu-se de líder da geral.

Um pelotão de 124 corredores de 16 equipas deu início à 3ª edição do Dubai Tour. Na primeira etapa percorreu-se 179 km, cruzando os Emirados do Dubai até Fujairah, onde duas voltas ao circuito de 6,6 km marcaram o desfecho da jornada.

A tradicional fuga não se fez esperar e o primeiro quarteto tomou a frente de corrida, composto por Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club), Loic Vliegen (BMC), Martin Mortensen (One Pro Cycling) e Marc Soler (Movistar Team), a quem se juntaram Jesus Alberto Rubio (Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai) e Charles Planet (Novo Nordisk).

Acabado de completar 25 anos no dia de ontem, o campeão nacional marroquino Soufiane Haddi agarrou a pontuação máxima nos dois sprints intermédios, garantindo no final do dia a liderança desta classificação e ainda o comando na juventude.

O sexteto nunca teve grande liberdade na escapada, com o pelotão em máxima vigilância para o pretendido final para os velocistas. Dentro do circuito final, após a passagem pelo segundo sprint intermédio, a fuga foi alcançada pelo voraz pelotão em busca do sprint final. Apesar do alto ritmo imposto pelas equipas dos sprinters, Philippe Gilbert (BMC) ainda tentou a sorte nos derradeiros quilómetros, mas sem êxito.

Mais forte do que os rivais, apagando a menos boa temporada anterior, kittel bateu a concorrência e ganhou o primeiro duelo frente a Cavendish, segundo na meta seguido pelo italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo), que se tem mostrado forte no início da temporada, contando com dois 3ºs lugares em etapas no recente Santos Tour Down Under.

As equipas da casa Skydive Dubai-Al Ahli Club e Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai mostraram-se na fuga do dia com Haddi e Rubio, entrando também na luta pela vitória da etapa com Andrea Palini em 5º e Tomas Vaitkus em 10º. O italiano Palini sublinha o bom início de temporada depois de duas vitórias em etapas em La Tropicale Amissa Bongo, prova no Gabão onde terminou 2º na geral.

A presença portuguesa fez-se pelas pedaladas dos campeões nacionais de fundo e contra-relógio, Rui Costa (Lampre-Merida) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Ambos terminaram o dia a 5s do vencedor, em 34º e 48º lugar respectivamente.

A segunda etapa irá levar o pelotão do Dubai até Palm Jumeirah em 188 km, com Marcel Kittel na liderança da geral e dos pontos.
 
Marcel Kittel triunfa no Dubai
(foto Getty Images)
Vitória ao sprint de Kittel em Fujairah
(foto Tim de Waele/TDWSport.com)
Soufiane Haddi protagonista da fuga e líder dos sprints e juventude.
(
foto Tim de Waele/TDWSport.com)

Resultados Et1
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 3:35:21
2 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
5 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
6 Andrea Guardini (Ita) Astana m.t.
7 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling m.t.
8 Elia Viviani (Ita) Team Sky m.t.
9 Michal Kolar (Svk) Tinkoff m.t.
10 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai m.t.
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +5”
48 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +5”

CG
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 3:35:11
2 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data +4”
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +6”
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida +10”
5 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +10”
6 Andrea Guardini (Ita) Astana +10”
7 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling +10”
8 Elia Viviani (Ita) Team Sky +10”
9 Michal Kolar (Svk) Tinkoff +10”
10 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai +10”
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +15”
50 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +15”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.