Et1 Dubai Tour: Kittel ganha duelo frente a Cavendish

O primeiro duelo da temporada entre Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) e Mark Cavendish (Team Dimension Data) foi ganho pelo ciclista alemão na primeira etapa do Dubai Tour (2.HC). Kittel ganhou o sprint final e vestiu-se de líder da geral.

Um pelotão de 124 corredores de 16 equipas deu início à 3ª edição do Dubai Tour. Na primeira etapa percorreu-se 179 km, cruzando os Emirados do Dubai até Fujairah, onde duas voltas ao circuito de 6,6 km marcaram o desfecho da jornada.

A tradicional fuga não se fez esperar e o primeiro quarteto tomou a frente de corrida, composto por Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club), Loic Vliegen (BMC), Martin Mortensen (One Pro Cycling) e Marc Soler (Movistar Team), a quem se juntaram Jesus Alberto Rubio (Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai) e Charles Planet (Novo Nordisk).

Acabado de completar 25 anos no dia de ontem, o campeão nacional marroquino Soufiane Haddi agarrou a pontuação máxima nos dois sprints intermédios, garantindo no final do dia a liderança desta classificação e ainda o comando na juventude.

O sexteto nunca teve grande liberdade na escapada, com o pelotão em máxima vigilância para o pretendido final para os velocistas. Dentro do circuito final, após a passagem pelo segundo sprint intermédio, a fuga foi alcançada pelo voraz pelotão em busca do sprint final. Apesar do alto ritmo imposto pelas equipas dos sprinters, Philippe Gilbert (BMC) ainda tentou a sorte nos derradeiros quilómetros, mas sem êxito.

Mais forte do que os rivais, apagando a menos boa temporada anterior, kittel bateu a concorrência e ganhou o primeiro duelo frente a Cavendish, segundo na meta seguido pelo italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo), que se tem mostrado forte no início da temporada, contando com dois 3ºs lugares em etapas no recente Santos Tour Down Under.

As equipas da casa Skydive Dubai-Al Ahli Club e Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai mostraram-se na fuga do dia com Haddi e Rubio, entrando também na luta pela vitória da etapa com Andrea Palini em 5º e Tomas Vaitkus em 10º. O italiano Palini sublinha o bom início de temporada depois de duas vitórias em etapas em La Tropicale Amissa Bongo, prova no Gabão onde terminou 2º na geral.

A presença portuguesa fez-se pelas pedaladas dos campeões nacionais de fundo e contra-relógio, Rui Costa (Lampre-Merida) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Ambos terminaram o dia a 5s do vencedor, em 34º e 48º lugar respectivamente.

A segunda etapa irá levar o pelotão do Dubai até Palm Jumeirah em 188 km, com Marcel Kittel na liderança da geral e dos pontos.
 
Marcel Kittel triunfa no Dubai
(foto Getty Images)
Vitória ao sprint de Kittel em Fujairah
(foto Tim de Waele/TDWSport.com)
Soufiane Haddi protagonista da fuga e líder dos sprints e juventude.
(
foto Tim de Waele/TDWSport.com)

Resultados Et1
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 3:35:21
2 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
5 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
6 Andrea Guardini (Ita) Astana m.t.
7 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling m.t.
8 Elia Viviani (Ita) Team Sky m.t.
9 Michal Kolar (Svk) Tinkoff m.t.
10 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai m.t.
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +5”
48 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +5”

CG
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 3:35:11
2 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data +4”
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +6”
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida +10”
5 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +10”
6 Andrea Guardini (Ita) Astana +10”
7 Chris Opie (GBr) One Pro Cycling +10”
8 Elia Viviani (Ita) Team Sky +10”
9 Michal Kolar (Svk) Tinkoff +10”
10 Tomas Vaitkus (Ltu) Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai +10”
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +15”
50 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +15”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário