Avançar para o conteúdo principal

Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira

Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) venceu ao sprint a etapa inaugural e vestiu a primeira camisola amarela da 42ª Volta ao Algarve (2.1). O ciclista alemão continuou a senda de vitórias iniciada no Dubai Tour (2.HC), superando hoje na meta em Albufeira André Greipel (Lotto Soudal) e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).

Marcel Kittel triunfa em Albufeira
(foto www.voltaaoalgarve.com)

No final da etapa, Marcel Kittel afirmou: “Para mim, hoje foi importante concentrar-me apenas no sprint final. A partir de agora, irá mudar em direcção à CG [classificação geral] e será um desafio para mim nos próximos dias, porque vamos ter duras subidas. A Volta ao Algarve não é uma corrida fácil, penso que foi um bom começo para nós enquanto equipa. Mantivemo-nos calmos e bem posicionados. ‘Chapeau’ para a equipa, para os meus companheiros que fizeram um grande trabalho. Estou muito orgulhoso e satisfeito por ter um começo tão bom, porque sei o que é não ter um bom começo de temporada e é muito importante mostrar a minha antiga força.”

189 corredores de 24 equipas deram início à 42ª edição da Volta ao Algarve, naquele que é considerado um dos melhores pelotões de sempre da Algarvia.  Aos primeiros quilómetros, dos 163,6 que ligaram Lagos a Albufeira, formou-se a fuga do dia com Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandr Kolobnev (Gazprom-Rusvelo) e Kamil Gradek (Verva ActiveJet).

O trio chegou a atingir uma vantagem de 8m sobre o pelotão, destacando-se o polaco Gradek a pontuar em primeiro o único prémio de montanha (4ªcat. km 34,6) e as três metas volantes da jornada. A aventura dos três terminou ao km 156, fruto do ritmo imposto pelas equipas belgas Etixx-Quick Step e Lotto Soudal, ambas com ambições no final ao sprint.

Os momentos finais da etapa foram marcados por três quedas dentro dos derradeiros 10 km, a última das quais à entrada dos 1000 metros para a meta.

Na chegada a Albufeira, Kittel venceu com facilidade o sprint, entrando com o pedal direito na prova lusitana. À imagem de ter sido o primeiro líder no recente Dubai Tour, prova onde ganhou a primeira e última etapa e a geral, também na Algarvia terminou o dia inaugural de camisola amarela e somando ainda a camisola dos pontos. A camisola da montanha pertenceu a Kamil Gradek e no comando da juventude ficou Sebastián Henao (Team Sky). O primeiro luso a cruzar a meta foi Tiago Machado (Team Katusha), em 7º lugar com o mesmo tempo do vencedor.

A Volta ao Algarve abriu o calendário português de estrada, representando a primeira competição para as seis equipas continentais lusas, à excepção da esquadra Louletano-Hospital de Loulé, que iniciou o ano na Vuelta a Murcia (1.1), ganha pelo belga Philippe Gilbert (BMC) e onde Sandro Pinto foi o mais destacável da formação lusa na 35ª posição. Hoje, entre as formações da casa terminaram nas primeiras posições David de la Fuente (Sporting CP/Tavira) em 14º e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) em 16º, ambos com o mesmo tempo de Kittel.

A segunda etapa irá ligar Lagoa ao Alto da Fóia, em Monchique, num total de 198,6 km.

Kittel, primeiro líder da Volta ao Algarve
(foto @Etixx_QuickStep)

Resultados Et1
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-QuickStep 3:52:35
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal m.t.
3 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.
4 Wouter Wippert (Ned) Cannondale m.t.
5 Victor Campanaerts (Bel) LottoNL-Jumbo m.t.
6 Salvatore Puccio (Ita) Team Sky m.t.
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
8 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team m.t.
9 Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo m.t.
10 Pawel Cieslik (Pol) Verva Activejet m.t.

CG
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-QuickStep 3:52:25
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal +4”
3 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo +6”
4 Wouter Wippert (Ned) Cannondale +10”
5 Victor Campanaerts (Bel) LottoNL-Jumbo +10”
6 Salvatore Puccio (Ita) Team Sky +10”
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha +10”
8 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team +10”
9 Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo +10”
10 Pawel Cieslik (Pol) Verva Activejet +10”
Resultados completos aqui
______
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.