Avançar para o conteúdo principal

Et3 Dubai Tour: Lobato triunfa em Hatta Dam

O final mais duro da terceira edição do Dubai Tour (2.HC) viu o espanhol Juan José Lobato (Movistar Team) brilhar na meta em Hatta Dam. Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) terminou em segundo, somando o quinto pódio em etapas desta temporada e tendo o doce sabor de subir à liderança da geral. Depois de estar em fuga no dia de ontem, Silvan Dillier (BMC) fechou o pódio da etapa.

O terceiro dia nos Emirados prometia emoção na chegada a Hatta Dam, subida com pendentes de 12 a 17% nos derradeiros 200m. Para lá chegar, o pelotão partiu do Dubai e pedalou 172 km, cruzando os Emirados de Sharjah e Ras al-Khaimah.

Repetindo a aventura de ontem, Francisco Mancebo (Skydive Dubai-Al Ahli Club) marcou presença na fuga juntamente a Chun Kai Feng (Lampre-Merida), Andy Tennant (Team Wiggins), Hayden McCorminck (One Pro Cycling), David Lozano (Team Novo Nordisk) e Essaïd Abelouache (Al Nasr Pro Cycling Team-Dubai), corredor marroquino que agarrou a máxima pontuação nos dois sprints intermédios.

O pelotão não permitiu ao sexteto uma vantagem para além dos 2m, terminando com a aventura dentro dos 15 km finais, numa parte do percurso já em subida, mas não categorizada. Um a um, os aventureiros foram alcançados pelo pelotão, onde os ataques já surgiam por parte da Astana. Primeiramente por Dmitriy Gruzdev, os movimentos deferidos pela equipa cazaque procuravam agarrar a vitória da jornada. Seguiu-se o companheiro Lieuwe Westra e a 10 km da meta Laurens De Vreese, que trouxe consigo Ben Swift (Team Sky).

Todas as tentativas mostraram-se inglórias. À medida que a batalha pela subida final se aproximava, a Movistar assumiu a frente do grupo, mas foi a BMC que enfrentou as primeiras rampas nos derradeiros metros com Samuel Sánchez e Philippe Gilbert, seguidos de Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), um dos máximos favoritos à vitória.

A dupla da BMC fraquejou nos metros finais e, a 25m da linha, o espanhol Lobato superou tudo e todos rumo à vitória em Hatta Dam, a 2s de Nizzolo e a 4s de Dillier, Cancellara, Gilbert e do sprinter Marcel Kittel (Etixx-Quick Step), vencedor da etapa inaugural.

Com esta demonstração de força, Nizzolo subiu à liderança da geral e dos pontos. Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club) manteve o comando da juventude e Marcin Bialoblocki (One Pro Cycling) os sprints intermédios.

Nos pedais lusos, Rui Costa (Lampre-Merida) cruzou a meta na 15ª posição, a 20s do vencedor, escalando para 16º da geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) finalizou em 81º, a 3m05s, ocupando o 71º lugar da geral.

A quarta e última etapa percorre 137 km com partida do Dubai e chegada a Burj Khalifa.

Vitória de Lobato em Hatta Dam
(foto Bettini)


Resultados Et3
1 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team 4:13:23
2 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +2”
3 Silvan Dillier (Sui) BMC +4”
4 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +4”
5 Philippe Gilbert (Bel) BMC +4”
6 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step +4”
7 Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team +7”
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff +7”
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Sprandi Polkowice +7”
10 Matteo Trentin (Ita) Etixx-Quick Step +11”
15 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +20”
81 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:05”

CG
1 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo 11:56:11
2 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team +2”
3 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step +6”
4 Silvan Dillier (Sui) BMC +12”
5 Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team +19”
6 Philippe Gilbert (Bel) BMC +21”
7 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +21”
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff +24”
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Sprandi Polkowice +24”
10 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +25”
16 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +37”
71 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:22”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Um dia no estágio Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade

Em exclusivo para o Cycling & Thoughts , o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas do estágio da equipa de clube sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade rumo à temporada de 2016.