Avançar para o conteúdo principal

César Martingil triunfa na Volta à Maia

O luso César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) entrou com o pedal direito na temporada 2016. O jovem ciclista de 21 anos triunfou ao sprint na Volta à Maia, primeira prova da Taça de Portugal Sub-23. Fábio Mansilhas (Anicolor) e Jorge Montenegro (CC Padronés/Aluminios Cortizo) completaram o pódio.


ÁLBUM COMPLETO, AQUI

Pódio Volta à Maia: 1º César Martingil 2º Fábio Mansilhas
3º Jorge Montenegro (© Helena Dias)

Este domingo, um pelotão de 121 corredores disputou a 4ª edição da Volta à Maia. Os jovens corredores enfrentaram 3 voltas ao circuito, totalizando 148,6 km com chegada em empedrado ao centro da Maia. Pelo meio, dois prémios de montanha de 3ª categoria em Santa Eufémia e São Miguel Anjo.

De início nervoso com diversas tentativas de fuga, foi Alejandro Rodríguez (Supermercados Froiz) quem conseguiu fugir ao pelotão na segunda subida da jornada. O espanhol foi ganhando vantagem à medida que os quilómetros passaram, vendo chegar à sua companhia António Barradas (Maia) e posteriormente Emanuel Duarte (Sicasal-Constantinos-Udo).

Contudo, o pelotão não deu liberdade ao trio em fuga para disputar o terceiro e derradeiro cruzar de meta. Alcançados pelo pelotão, os últimos quilómetros reduziram a 25 o grupo na frente que disputaria o risco da vitória.

Após um trabalho indiscutível da equipa, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) foi o mais forte no sprint, agarrando o primeiro triunfo da temporada e tomando para si a liderança da Taça de Portugal Sub-23. Na meta seguiu-se o luso Fábio Mansilhas (Anicolor) e o argentino Jorge Montenegro (CC Padronés/Aluminios Cortizo), que já passou pelo nosso pelotão na equipa continental Louletano.

Nas demais camisolas, Álvaro Ferreira (GoldWin-Team José Maria Nicolau) venceu a juventude sendo o primeiro sub-23 de 1º ano a cruzar a meta, finalizando a prova em 19º lugar. Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) conquistou a montanha. Nas metas volantes destacaram-se Alejandro Rodríguez (Supermercados Froiz), Emanuel Duarte (Sicasal-Constantinos-Udo) e António Barradas (Maia). Entre as 12 equipas classificadas, a Anicolor foi a mais forte seguida da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e da GoldWin-Team José Maria Nicolau.

Dos 121 corredores, 81 terminaram dentro do tempo regulamentar, fechando na 81ª posição Raúl Correa (CC Vigués), a 18m11s do vencedor.

A segunda das três provas pontuáveis da Taça de Portugal Sub-23 irá celebrar-se a 30 de Abril.
 
Luís Gomes e César Martingil no abraço da vitória (© Helena Dias)
Álvaro Ferreira, vencedor da juventude sub-23 de 1º ano (© Helena Dias)
Luís Mendonça, vencedor da montanha (© Helena Dias)
Alejandro Rodríguez conquista metas volantes (© Helena Dias)

Emanuel Duarte conquista metas volantes (© Helena Dias)
António Barradas conquista metas volantes (© Helena Dias)
Anicolor triunfa por equipas (© Helena Dias)

Resultados
1 César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:54:07
2 Fábio Mansilhas (Por) Anicolor m.t.
3 Jorge Montenegro (Arg) CC Padronés/Aluminios Cortizo m.t.
4 João Fernandes (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau m.t.
5 Nikolai Lunder (Nor) Team Bliz/Merida m.t.
6 Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
7 Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade m.t.
8 Joan Tome (Esp) CC Cambre m.t.
9 Fábio Oliveira (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau m.t.
10 João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade m.t.
Resultados completos aqui
______
Calendário Português de Estrada 2016

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Um dia no estágio Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade

Em exclusivo para o Cycling & Thoughts , o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas do estágio da equipa de clube sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade rumo à temporada de 2016.