Avançar para o conteúdo principal

Et4 Volta ao Algarve: Kittel vence em Tavira

Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) venceu em Tavira, conquistando a segunda vitória na 42ª Volta ao Algarve (2.1). Na linha de meta seguiram-se Wouter Wippert (Cannondale) e Jens Debusschere (Lotto Soudal), intrometendo-se na luta ao sprint o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) na 9ª posição.


No final da etapa, Kittel confessou: “Faltam-me palavras para expressar a minha felicidade e orgulho. Penso que tivemos uma corrida muito boa até ao momento. Hoje fizemos um excelente trabalho enquanto equipa, especialmente Fabio Sabatini que arriscou tudo no final para me trazer para a frente. Isso foi verdadeiro espírito de equipa juntamente com os outros companheiros. Acho que toda a equipa pode estar muito orgulhosa da nossa prestação aqui em Portugal.”


Vitória de Kittel em Tavira (foto TDWSport.com)

A quarta e penúltima etapa percorreu 194 km de S. Brás de Alportel a Tavira, com as dificuldades montanhosas a surgirem na primeira parte do percurso. Antes da montanha chegar, a fuga tomou a frente da corrida com Ivan Savitskiy (Gazprom-Rusvelo), Charles Planet (Novo Nordisk) e Adam Stachowiak (Verva ActiveJet).

O polaco Stachowiak coroou o alto da Picota (3ªcat. km 28,1) e logo em seguida chegou ao trio da frente Guillaume de Almeida, ciclista luso-descendente em estreia no pelotão nacional pela Rádio Popular-Boavista. O quarteto contava com pouco mais de 6m de vantagem, que desceu para 4m na aproximação a Barranco do Velho (3ªcat. km 60), alto coroado pelo russo Savitskiy.

No pelotão, a portuguesa LA Alumínios-Antarte juntamente com as esquadras World Tour Etixx-Quick Step e Lotto Soudal controlaram a distância e, à medida que os quilómetros foram passando, a vantagem desceu vertiginosamente com dois dos aventureiros a serem alcançados à falta de 39 km para o final. Ivan Savitskiy e Charles Planet foram os mais resistentes da fuga, alcançados a 9 km da meta.

No sprint final em Tavira, o alemão Marcel Kittel voltou a brilhar na linha de meta, conquistando a etapa para a líder Etixx-Quick Step, que manteve em Tony Martin a camisola amarela. Neste dia, André Greipel (Lotto Soudal) ficou longe da luta pela vitória ao sofrer uma queda no decorrer da jornada, que o afastou da luta pelo triunfo da etapa.

Nas demais classificações secundárias, Geraint Thomas (Team Sky) permaneceu no comando da montanha, Tiesj Benott (Lotto Soudal) na frente da juventude e a Katusha na liderança por equipas.

Quanto aos portugueses dos lugares cimeiros da geral, Nelson Oliveira (Movistar Team) fechou o dia em 23º, Tiago Machado (Team Katusha) em 30º e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) em 31º, todos a 5s de Kittel. Na geral, Machado manteve a 7ª posição (+59”), Oliveira em 11º (+1:09”) e Amaro Antunes subiu a 14º (+1:38”).

A quinta e última etapa irá percorrer 169 km partindo de Almodôvar até à tradicional chegada ao alto do Malhão, em Loulé.
 
Marcel Kittel e Tony Martin no final da etapa em Tavira
(foto @Etixx_QuickStep)

Tom Boonen festeja com Marcel Kittel a vitória do seu companheiro
(foto @Etixx_QuickStep)

Resultados Et4
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 4:46:35
2 Wouter Wippert (Ned) Cannondale m.t.
3 Jens Debusschere (Bel) Lotto Soudal m.t.
4 Jonas Van Genechten (Bel) IAM Cycling m.t.
5 José Joaquín Rojas (Esp) Movistar Team m.t.
6 Andrea Pasqualon (Ita) Team Roth m.t.
7 Phil Bauhaus (Ger) Bora-Argon18 m.t.
8 Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo m.t.
9 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
10 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.

CG
1 Tony Martin (Ger) Etixx-Quick Step 14:08:57
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky +3”
3 Ion Izagirre (Esp) Movistar Team +20”
4 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal +41”
5 Thibaut Pinot (Fra) FDJ +47”
6 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo +52”
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha +59”
8 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha +1:04”
9 Jarlinson Pantani (Col) IAM Cycling +1:05”
10 Alberto Contador (Esp) Tinkoff +1:07”
Resultados completos aqui
______
Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.