Avançar para o conteúdo principal

Um dia no estágio GoldWin-Team José Maria Nicolau



Em exclusivo para o Cycling & Thoughts, acompanhámos um dia no estágio da equipa de clube GoldWin-Team José Maria Nicolau em preparação para a temporada de 2016.

Sábado, 13 de Fevereiro. O presidente do clube e director desportivo José Nicolau, juntamente com Paulo Figueiredo e Mariana Nicolau, recebem-nos no Cartaxo na antiga Escola Primária do Setil, actuais instalações cedidas pela Câmara Municipal do Cartaxo para a equipa efectuar os estágios dos mais jovens pupilos, que perpetuam no pelotão lusitano o nome do grande ciclista português e vencedor da Volta José Maria Nicolau.

O pequeno-almoço está servido e o grupo prepara o corpo para as horas de treino que se seguem. José Nicolau conta nas suas fileiras com a continuidade de André Ramalho (19), Bruno Coelho (19), Diogo Dias (21) e Jorge Marques (19). De regresso à equipa estão José Neves (20) e Victor Valinho (24), o único elemento elite no grupo. Juntam-se os novos rostos de Álvaro Ferreira (18), Fábio Oliveira (21), João Fernandes (20) e Marcelo Salvador (18), subindo da equipa júnior do clube João Ribeiro (18).



GALERIA DE FOTOS COMPLETA, AQUI



As bicicletas esperam pelos jovens ciclistas, luzindo pelo sétimo ano consecutivo a marca portuguesa Jorbi, modelo Ultimax. O relógio marca as 11h e José Nicolau dá as últimas instruções antes de sair para a estrada. Disciplina e adaptação à bicicleta, sintonia na estrada e análise da performance de cada corredor, união do grupo e bom ambiente entre si são as palavras-chave para mais uma jornada de treino. E não se pense que terão pela frente temperaturas amenas e sol radioso. Muito pelo contrário, o dia iria oferecer tudo o que os ciclistas menos gostam… chuva, vento e muito frio. Mas nem por isso os jovens deixam de mostrar a garra com que vivem este desporto, seja em competição ou em treino.




Em ano do 13º aniversário do Clube, os equipamentos chamam a atenção para a entrada do novo patrocinador da equipa sub-23. José Nicolau fala-nos da parceria com a GoldWin. “É uma sociedade financeira americana, que tem firmas associadas como a Fininco -agência de advogados-, que é a publicidade maior que se vê nas camisolas. Houve o contacto com a pessoa certa, que trabalha para essa sociedade, gosta de ciclismo e decidiu em boa-hora investir em 2016 no Clube de Ciclismo José Maria Nicolau para formarmos uma equipa de sub-23 de topo. A entrada da GoldWin dá-nos maior capacidade financeira para termos ciclistas de melhor qualidade e que se destacaram no ano anterior, mas também ficámos com alguns que as pessoas ainda não viram o real valor. A mais-valia são as condições que damos a todos os atletas e termos uma equipa competitiva feita para, a nível sub-23, ir para a discussão de todas as corridas com as outras duas equipas que têm dominado a cena do ciclismo sub-23.”

A chuva cai incessantemente enquanto o pequeno pelotão percorre as estradas do Cartaxo, Rio Maior, passando por Óbidos e Caldas da Rainha. À medida que o vento e o frio fustigam os jovens corredores, os seus rostos não transparecem outra coisa senão determinação e vontade de prosseguir rumo a uma temporada bem conseguida.




O primeiro pódio já foi alcançado neste início de Fevereiro pelo campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves, 3º classificado no BTT Cidade do Cartaxo. O regresso de José Neves à equipa, bem como o de Victor Valinho, é visto com naturalidade por parte de José Nicolau, que assinala as qualidades de ambos os corredores. “O José Neves já se tinha destacado no Campeonato Nacional de Contra-relógio, sendo connosco vice-campeão nacional [em 2014], uma surpresa para a toda a gente menos para mim, porque logo nesse dia disse a uma determinada pessoa «toma nota neste miúdo que ele vai discutir» e depois viu-se sendo batido unicamente pelo Rafael Reis [W52-FCPorto], que em Portugal é o expoente máximo a nível de contra-relógio, tirando o Nelson Oliveira [Movistar Team]. Neste momento, o José Neves começa a ser a referência do contra-relógio a nível de sub-23, com o passar do tempo e o aperfeiçoamento também será uma referência do pelotão nacional, tanto de elite como de sub-23. É um ciclista que tem outras capacidades e nós temos o papel de fomentar essas qualidades.”

“O Victor Valinho foi o nosso primeiro ciclista a ter um título nacional em júnior. Já foi campeão nacional sub-23 pelo Louletano e é um ciclista que tem um valor muito grande. Se calhar não fez o percurso que devia ter feito na classe de sub-23, subindo a profissional muito cedo e por vezes isso é mau para alguns atletas. Conversei com ele, demos-lhe as condições que ele achava serem boas para ele dar ‘um passo para trás para tentar dar dois para a frente’, como se costuma dizer na nossa gíria. Não pensem que por estar numa equipa de sub-23 o Victor vai andar menos este ano do que andava nos outros anos em que era profissional. Pelo contrário, o Victor tem que andar muito mais do que aquilo que andou, tem de mostrar o seu real valor e eu acredito nisso. Por isso contactei-o, porque tem de ser um ciclista de topo e uma referência para o nosso pelotão.”

À medida que os quilómetros e as horas passam, José Nicolau avalia a coesão do grupo, o ritmo imposto, o posicionamento de cada elemento. Se por um lado tem em Victor Valinho a experiência de um corredor elite, que já passou por uma equipa continental, tem também a entrada dos mais novos corredores chegados do escalão júnior, com os quais o trabalho de adaptação ao novo pelotão é mais acentuado. Um deles é Marcelo Salvador, que se evidenciou em 2015 com a vitória da Volta a Portugal dos Juniores, para além de se ter sagrado em 2012 campeão nacional de fundo e contra-relógio no escalão de cadetes.

“A adaptação de qualquer atleta que venha de juniores é um bocado complicada e nós tentamos sempre dizer-lhes isso. Há aqueles que aceitam, que se adaptam melhor, outros que se adaptam pior. A entrada em sub-23 é sempre um grande choque, porque nós temos o calendário quase exclusivamente com os profissionais. Este ano temos algumas corridas só para sub-23, que vai ser uma mais-valia. A primeira prova [Volta à Maia, 28/Fevereiro] para esse pessoal como o Marcelo Salvador vai ser muito boa, porque não é um choque tão grande. Mas nós não pomos a pressão aos de primeiro ano como o Marcelo, o João Ribeiro e o Álvaro Ferreira. A pressão vai estar nos mais velhos. Não é porque o Marcelo ganhou a Volta a Portugal dos Juniores que lhe vamos dizer que tem de fazer isto ou aquilo. Ele vai ter o crescimento natural e as oportunidades. Só tem de trabalhar e estar o melhor possível durante a época, fazendo aquilo que planeámos para ele”, conclui José Nicolau.


Nos planos do presidente e director desportivo estão, acima de tudo, os Nacionais. “Os objectivos principais têm a ver com o Campeonato Nacional e com uma ou outra corrida com os profissionais como o Troféu Joaquim Agostinho, porque como o Victor é elite não vai fazer a Volta a Portugal do Futuro e este Troféu é uma das corridas mais importantes para ele. A Taça de Portugal Sub-23 também é importante, são três corridas e vamos lá para lutar, mas os objectivos mais definidos são os Nacionais. Coloco como objectivo principal fazer muita publicidade à GoldWin-Team José Maria Nicolau e para fazê-lo temos de fazer pódios, ganhar corridas. Temos de estar bem domingo após domingo e isso vai ser o nosso objectivo. A equipa é grande, temos quatro ciclistas dos mais velhos que podem garantir esse objectivo de estar bem em todas as corridas que participemos.”

Com a entrada do novo patrocinador, novos horizontes se abrem nos planos de José Nicolau. Competir no estrangeiro, ao mais alto nível em sub-23, é uma das linhas de rumo que quer percorrer lado-a-lado com a GoldWin. “Temos a confirmação de um país, mas é muito longe e para o primeiro ano é impossível. Temos contactos com França, Espanha e gostaríamos de fazer uma corrida em Itália, porque Itália é o mundo do ciclismo. É difícil as portas abrirem-se, é uma luta constante, mas estamos a desbravar esse caminho para podermos ir. As condições que eles dão de participação são excelentes, podíamos aproveitar para desenvolver o contacto internacional, mas estamos a 2000 km do centro do mundo do ciclismo e isso é muito. Encurtar esse tempo de viagem é muito caro, porque ir de avião para esses sítios é um bocado complicado neste primeiro ano. Mas queremos e temos contactos para fazer uma ou outra corrida em França, temos confirmações em Espanha. Seria muito bom fazermos pelo menos três corridas internacionais.”

Apesar da firmeza dos jovens ciclistas, o tempo não ajuda e a subida a Montejunto tem de ficar para outro dia. O regresso ao Cartaxo impõe-se pelas estradas do Cadaval, não sem antes fazer uma pequena paragem para alimentar o corpo e ouvir mais umas instruções de José Nicolau.


A conexão do grupo revela-se a cada pedalada, dando sinais de estar tudo a postos para enfrentar a nova temporada, que este ano conta com mais provas estritamente direccionadas ao escalão comandado por José Nicolau. “Para além da Taça, continuamos a ter o Troféu Luso-Galaico. É uma luta que nós equipas sub-23 temos tido, porque tacticamente os ciclistas não evoluem tanto a correr com os profissionais. Evoluem fisicamente e a nível da performance, mas tacticamente é ‘irmos atrás’, porque não conseguimos lutar contra eles e isso é uma falha que temos. O ciclismo é muito mais do que 'ir atrás' dos profissionais. Incutirmos objectivos directos é muito importante nestas camadas jovens para o desenvolvimento deles e ainda bem que a Federação fez este ano esse calendário [estreia da Taça de Portugal Sub-23 com três provas pontuáveis]. Peca por serem poucas corridas, mas vamos com calma e esperamos que das três corridas deste ano sejam seis ou sete para o ano. Já foi frisado em uma ou outra reunião com a Federação que era importante pelo menos uma vez por mês termos uma corrida para sub-23, era o mínimo que nós queríamos e espero que com o passar do tempo se consiga.”

Para José Nicolau, a principal lacuna no ciclismo português continua a ser a inexistência de uma equipa Profissional Continental. “O grande problema em Portugal é a falta de uma equipa Profissional Continental. Precisávamos nem que fosse uma para termos os nossos melhores ciclistas nessa equipa. A regra dos 28 anos é como tudo, é uma regra e as pessoas têm de se adaptar, mas é pena chegar a um jovem de 28 anos e dizer que não tem lugar na equipa, porque só se pode ter três ou quatro e com o número reduzido de equipas que temos há sempre quem fica de fora. É muito ingrato. Penso que esta regra poderia ser combatida com o aparecimento de uma equipa Profissional Continental.”

O relógio marca as 15h e o conta-quilómetros 127 km na chegada ao centro de estágio no Cartaxo. No balanço final, dois furos e uma pequena queda sem consequências, mas principalmente fica patente a rara fibra de que estes jovens são feitos.


Nas curtas entrevistas realizadas aos jovens da GoldWin-Team José Maria Nicolau, destacam-se as alcunhas pelas quais são conhecidos entre si, a primeira memória no ciclismo, as perspectivas/objectivos para 2016 e as características enquanto ciclista. As quedas e vitórias marcam a maioria dos jovens, passando o principal objectivo pelo colectivo na entreajuda aos companheiros nesta desafiante temporada.

Álvaro Ferreira
* “A minha alcunha é Abelhinha, porque no primeiro estágio comi mel e a coisa não correu bem.”
* “Tenho bastantes memórias, mas a primeira é a de começar a fazer a gincana e as primeiras corridas ficam sempre gravadas.”
* “Este ano ainda não sei bem de objectivos, porque sou de 1º ano e vou um bocado à descoberta do que vou encontrar. Venho de juniores e as coisas são um pouco diferentes, vou ver como me adapto a todas as situações que o escalão sub-23 proporciona.”
* “Sinto-me bem a subir e a rolar.”

André Ramalho
* “Sou conhecido como Jihadista, não sei explicar porquê.”
* “Comecei muito cedo, logo no escalão de iniciados. Um vizinho andava, como eu não gostava de estar em casa e precisava de fazer alguma coisa fui também.”
* “É uma equipa forte, por isso, espero que a época corra bem e estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros. Pessoalmente, espero principalmente que a Volta a Portugal [do Futuro] corra bem.”
* “Acho que sou completo, mas mais forte a subir.”

Bruno Coelho
* “Sou conhecido por Varetas, por ser o que tem as pernas mais finas.”
* “Comecei em júnior de 2º ano e o que mais me marcou foi uma queda na corrida de despedida para subir a sub-23.”
* “Este ano os objectivos passam por ajudar a equipa e tentar fazer bons resultados nas corridas.”
* “Sou trepador.”

Diogo Dias
* “A minha alcunha é Didi.”
* “Só comecei em juniores e recordo a primeira corrida que venci, um circuito de 1 km ao qual tínhamos de dar 50 ou 60 voltas.”
* “Sendo sub-23 de 4º ano, vou tentar dar o melhor e dar nas vistas para o ano tentar subir a profissional. A época vai passar mais pela Taça e pela Volta a Portugal [do Futuro].”
* “Basicamente, sou melhor a subir.”

Fábio Oliveira
* “A minha alcunha é Tinão.”
* “A primeira memória que tenho é de quando comecei a correr, ainda não sabia andar com os pedais e caí para trás.”
* “Como sou sub-23 de 4º ano, os objectivos passam por dar nas vistas e também ajudar a equipa.”
* “Destaco-me na montanha e a rolar.”

João Fernandes
* “Aqui sou conhecido por Michel.”
* “A primeira recordação que tenho no ciclismo foi a prova em Roriz, entrei a ganhar a primeira prova em juvenil e a partir daí só tenho boas recordações.”
* “Tenho como principal objectivo ganhar corridas. Independentemente de qual seja a corrida, quero ganhar. Mas sou um ciclista muito humilde, não passo por cima de ninguém para chegar aos meus objectivos.”
* “Estando bem, consigo safar-me em qualquer terreno, apenas não sou muito bom no contra-relógio.”

João Ribeiro
* “A minha alcunha é Puto.”
* “Sou muito novo no ciclismo, entrei o ano passado e a minha primeira memória é a primeira e única vitória na Póvoa da Galega.”
* “Não tenho muita experiência no ciclismo e, por isso, não tenho objectivos estabelecidos, mas espero pela ajuda dos meus colegas e director desportivo.”
* “Destaco-me como trepador, faço alguns contra-relógios bonzinhos e não me dou mal a rolar.”

José Neves
* “A minha alcunha é Rotações.”
* “A primeira memória que tenho é ter ganho uma prova da Taça em júnior.”
* “Ser campeão nacional é ver o trabalho realizado, é o cumprir dos objectivos. Para este ano vou tentar revalidar o título e discutir todos os contra-relógios, representar Portugal [na Selecção Nacional] e tentar ir para fora no próximo ano.”
* “Para além do contra-relógio, destaco-me a rolar e safo-me na montanha.”

Jorge Marques
* “Vou dizer de outra maneira a minha alcunha para não ser tão agressiva… ‘Passarinhas’.”
* “A minha primeira recordação no ciclismo é uma queda em cadete, quando comecei no ciclismo. Acho que foi no primeiro ou segundo treino em que o treinador me atropelou. Infelizmente, esse treinador já não está entre nós, o Sr. Manuel Martins da equipa do Milharado.”
* “Este ano temos um projecto renovado, com mais possibilidades de nos ajudar em todos os aspectos. Independentemente dos objectivos individuais, a equipa está sempre em primeiro lugar e eu sou das pessoas que gosta de viver muito o dia-a-dia, tentar dar o melhor em tudo o que faço e esse é o objectivo.”
* “Onde me consigo destacar melhor é nos contra-relógios individuais, talvez o ponto fraco seja a montanha.”

Marcelo Salvador
* “A minha alcunha é o Grandíssimo, penso que me chamam assim por ter ganho a Volta a Portugal dos Juniores."
* “À parte dos Campeonatos Nacionais, a Volta foi a vitória que mais me marcou, foi muito importante ter ganho por ter sido no último ano de juniores e ajudar a dar o salto para uma boa equipa sub-23.”
* “Neste 1º ano de sub-23 não sei bem para o que vou em termos de objectivos. Gostava de fazer bons lugares, sobretudo nas classificações de 1º ano. Sinto alguma pressão, mas é normal e gosto que seja assim.”
* “Penso que sou completo, não há nada em que me destaque.”

Victor Valinho
* “Não tenho alcunha.”
* “O primeiro campeonato nacional que eu ganhei foi o que mais me marcou.”
* “Tive uns anos de ciclismo que correram um bocado mal e andava a precisar de mudar. Tive algumas propostas para outras equipas profissionais, mas aqui tive uma proposta bastante boa e decidi voltar, porque vou ter mais liberdade do que teria numa equipa profissional e vou poder conciliar com os estudos. Penso que vai ser melhor para mim. Em termos de ciclismo vou tentar andar na frente, sei que tenho qualidade para isso e nos últimos anos nunca tive essa oportunidade. Além disso, vou aproveitar para orientar os mais novos dentro do pelotão, mostrar-lhes as manhas.”
* “Não sou trepador puro, mas dou-me bem com terreno duro e também em alguns contra-relógios.”

Goldwin-Team José Maria Nicolau
Bicicletas Jorbi
Director Desportivo José Nicolau
Álvaro Ferreira (21/02/1997 CC Avidos júnior)
André Ramalho (11/03/1996)
Bruno Coelho (10/09/1996)
Diogo Dias (06/05/1994)
Fábio Oliveira (25/10/1994 Moreira Congelados-Feira-KTM)
João Fernandes (24/04/1995 Anicolor)
João Ribeiro (31/07/1997 CC José Maria Nicolau júnior)
José Neves (30/10/1995 Anicolor)
Jorge Marques (21/04/1996)
Marcelo Salvador (11/03/1997 Mato Cheirinhos júnior)
Victor Valinho (31/12/1991 Louletano-Ray Just Energy)


Comentários

  1. Sigo este blogue e nunca é demais realçar o excelente trabalho que aqui encontro.Mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico artigo. Parabéns e continua!
    Muita sorte também para a GoldWin-Team José Maria Nicolau.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.