Avançar para o conteúdo principal

Gilbert conquista Vuelta a Murcia

Philippe Gilbert (BMC) venceu este sábado a Vuelta a Murcia (1.1). No final dos 199,3 km entre San Janvier e Murcia, as pedaladas do ciclista belga prevaleceram sobre Alejandro Valverde (Movistar Team) e Ilnur Zakarin (Team Katusha).

“Hoje foi simplesmente um óptimo dia. Eu ganhei, mas na verdade foi uma vitória de toda a equipa. Corremos perfeitamente unidos. Fiz muitas corridas, mas nunca vi nada como isto na minha vida. Havia vinte corredores no topo da subida a 20 km do final e eu estava a sofrer, mas ainda estava lá. Pedalámos a todo o gás rumo à última subida e mantivemos o ritmo alto, quase a velocidade máxima. Tejay atacou a 2 km do topo no momento em que éramos apenas seis ou sete. Alcançámo-lo a 2 km do fim e depois arrisquei no sprint. Não havia hipótese de perdermos a corrida com Tejay a ganhar em solitário ou comigo ao sprint. Quero agradecer a todos os meus companheiros de equipa, porque realmente corremos unidos e foi muito bom”, afirmou Gilbert no final da jornada. Lembrou ainda que “No Dubai Tour já me senti bem. Recuperei bem e treinei muito entre as duas corridas, por isso, penso estar preparado para a temporada.

O dia contou com uma fuga composta por Miguel Ángel Benito (Caja Rural-Seguros RGA), Sander Helven (Topsport Vlaanderen-Baloise), Artem Ovechkin (Gazprom-Rusvelo), Kleber Ramos (Funvic Soul Cycles-Carrefour), Beñat Txoperena (Euskadi-Murias) e Kamil Gradek (Verva ActiveJet). O sexteto chegou a ter 8m de vantagem para o pelotão, que depressa apagou a distância chegados à 1ª categoria de Collado Bermejo (km 119,3), precedida pela primeira subida do dia a Alto de Aledo (3ªcat. km 107,1).

À falta de 80 km restava um grupo de 20 corredores na frente, momento em que a espanhola Movistar Team tentou tomar o comando da corrida com Alejandro Valverde, Rubén Fernández e Ion Izagirre. Contudo, a BMC não permitiu o assalto espanhol, controlando na frente para o primeiro ataque desferido por Tejay Van Garderen. O norte-americano ainda coroou o último alto do dia, em Cresta del Gallo (3ªcat. km 186,2), sendo em seguida alcançado pelo grupo de Valverde onde vinha Gilbert.

No sprint final, Gilbert foi mais forte vencendo a prova e conquistando para a BMC a terceira vitória da temporada, a somar aos triunfos dos companheiros Rohan Dennis nos Nacionais da Austrália em contra-relógio e a 5ª etapa do Santos Tour Down Under por Richie Porte.

Presente na prova espanhola esteve a equipa continental lusa Louletano-Hospital de Loulé, destacando-se o luso Sandro Pinto na 35ª posição. O internacional José Mendes (Bora-Argon18) também competiu, não terminando a prova.
 
Gilbert triunfa em Murcia (foto Bettini)



Resultados
1 Philippe Gilbert (Bel) BMC 5:02:19
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team m.t.
3 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha m.t.
4 Luis León Sanchez (Esp) Astana m.t.
5 Ben Hermans (Bel) BMC +4”
6 Tanel Kangert (Est) Astana +15”
7 Tejay Van Garderen (USA) BMC +18”
8 Dario Cataldo (Ita) Astana +1:05”
9 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +1:06”
10 Víctor de la Parte (Esp) CCC Sprandi Polkowice +1:09”
35 Sandro Pinto (Por) Louletano-Hospital de Loulé +6:16”
37 Francisco Gomez (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +6:21”
46 João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +7:37”
66 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +8:54”
DNF José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
DNF Eloy Teruel (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
DNF José Mendes (Por) Bora-Argon18
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.