Avançar para o conteúdo principal

Et3 Volta ao Algarve: Cancellara vence CRI, Tony Martin sobe à liderança

Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) foi senhor de uma solitária luta contra o relógio irrepreensível ao longo dos 18 km pedalados em Sagres. A 51,551 km/h, o corredor suíço venceu a terceira etapa em 20m57s, gastando menos 5s do que o novo líder da Volta ao Algarve (2.1) Tony Martin (Etixx-Quick Step) e menos 28s do que Geraint Thomas (Team Sky).

Cancellara 'tweeta' à espera dos resultados do CRI:
"Ainda não terminou a corrida...estou no 'hot seat' da
linha de meta do contra-relógio de hoje na #VoltaAlgarve"

(foto @f_cancellara)

O contra-relógio individual produziu mudanças na geral individual da Algarvia. Depois de ontem Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) ter perdido a amarela para Luis León Sánchez (Astana), hoje foi a vez do espanhol perder a liderança para Tony Martin (Etixx-Quick Step), após uma queda sofrida a meio do percurso e consequente abandono.

No ponto intermédio de cronometragem, instalado ao km 11,3, o alemão Tony Martin superou Cancellara em 8s, não conseguindo manter a superioridade até ao cruzar da linha de meta. O suíço foi mais forte, batendo toda a concorrência e conquistando a segunda vitória do ano, depois do triunfo no Trofeo Serra de Tramuntana do Challenge Mallorca (1.1).


“Senti-me bem e dei tudo na estrada”, afirmou Cancellara. “A corrida era um-quarto técnica na primeira parte e três-quartos com mais rectas. Muito vento, vento de costas e cruzado, foi realmente difícil. Depois da dura etapa de ontem, não tinha uma grande expectativa de ir para a vitória. Eu sabia que começava cedo e com Martin e Thomas a começar tão tarde… foquei-me apenas em mim mesmo, na minha performance. Fiz o meu aquecimento habitual e tive boas sensações no treino. Nesta situação, com a minha experiência, sabia que com estas sensações estava bem e mentalmente isso ajudou-me.”

No Top 10 da jornada, o destaque recaiu sobre a espanhola Movistar Team, que terminou com quatro homens nos lugares cimeiros, entre eles o campeão nacional luso Nelson Oliveira com um excelente 5º lugar (+37”).

Para além de Oliveira, como vem sendo hábito nesta 42ª edição da Volta ao Algarve, Tiago Machado (Team Katusha) esteve entre os primeiros do dia terminando na 25ª posição (+1:14”). Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) voltou a ser o ciclista mais destacado das equipas continentais lusas com um 53º lugar (1:49”). Na geral, Machado encontra-se em 7º lugar (+59”), Oliveira em 11º (+1:09”) e Amaro Antunes em 15º (+1:38”).

Na luta pela geral, Tony Martin assumiu a liderança, o britânico Geraint Thomas (Team Sky) manteve o 2º lugar a escassos 3s e o espanhol Ion Izagirre (Movistar Team) subiu a 3º a uma distância de 20s. O campeão espanhol Alberto Contador (Tinkoff) subiu a 10º da geral (+1:07"), após terminar o dia a pedalar o 13º melhor tempo (+1:03").

Na quarta e penúltima etapa percorrem-se 194 km de S. Brás de Alportel a Tavira.
 
Cancellara no contra-relógio individual em Sagres
(foto www.voltaaoalgarve.com)
Tony Martin assume liderança da Algarvia
(foto www.voltaaoalgarve.com)
Amaro Antunes no aquecimento antes do CRI
(foto facebook oficial LA Alumínios-Antarte)


Resultados Et3
1 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo 20:57
2 Tony Martin (Ger) Etixx-Quick Step +5”
3 Geraint Thomas (GBr) Team Sky +28”
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar Team +37”
5 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +37”
6 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar Team +37”
7 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team +40”
8 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal +51”
9 Victor Campanaerts (Bel) LottoNL-Jumbo +51”
10 Ramunas Navardauskas (Ltu) Cannondale +55”

CG
1 Tony Martin (Ger) Etixx-Quick Step 9:22:17
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky +3”
3 Ion Izagirre (Esp) Movistar Team +20”
4 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal +46”
5 Thibaut Pinot (Fra) FDJ +47”
6 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo +52”
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha +59”
8 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha +1:04”
9 Jarlinson Pantani (Col) IAM Cycling +1:05”
10 Alberto Contador (Esp) Tinkoff +1:07”
Resultados completos aqui
______
Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.