Avançar para o conteúdo principal

Isabel Caetano despede-se de Epinay Sur Seine

A campeã e rainha do ciclismo português, Isabel Caetano, despede-se da equipa francesa CSM Epinay Sur Seine, onde pedalou nos últimos anos, com um sentimento de gratidão: «Foram os melhores quatro anos da minha vida no ciclismo».

Como refere na sua página oficial do Facebook, «Tudo o que começa termina na vida! A minha aventura em França terminou. Desde Junho do ano passado que avisei o director das femininas que era o último ano na equipa Epinay Sur Seine, independentemente se a equipa também terminava ou seguia».

(Foto Facebook Isabel Caetano)
Aos 34 anos, Isabel Caetano é a ciclista portuguesa mais medalhada de sempre, um nome reconhecido além-fronteiras pela sua forma de estar e viver o ciclismo. Entrega-se a todas as vertentes da modalidade com o mesmo empenho e dedicação, recebendo em troca o respeito e afecto dos fãs das duas rodas para quem as infindáveis medalhas, entre elas 19 de Ouro, são o reflexo do seu puro talento. Estrada (linha e contra-relógio), Ciclocrosse, Pista e XCO… em todos os palcos foi campeã, derrubou metas, conquistou pódios, enalteceu o ciclismo feminino.

Começou a olhar com seriedade para o ciclismo aos 15 anos e logo no ano seguinte a competir na equipa Núcleo Sportinguista de Leiria (1996/97). Apaixonou-se definitivamente pela modalidade e nunca mais se afastou dos pedais. Em 1998, ingressou no Club Ciclista Spol e somente em 2010 saiu da equipa espanhola para rumar a França, onde iria mudar definitivamente a sua carreira.

«Tudo começou depois de uma conversa com Duarte Pereira, em que lhe contei o meu sonho de correr no estrangeiro ao lado das melhores do mundo. E assim foi. Em 2010, ele formou a equipa feminina em Epinay Sur Seine e hoje posso dizer que se não tivesse esta oportunidade não saberia o que é o ciclismo de estrada ao mais alto nível. Entre as portuguesas já tinha experiência, porque corria muito com os juniores, mas aprendi muito mais desde a colocação no pelotão de 160 corredoras, ‘bordures’, encostar à borda, vir buscar água e até o sofrer aquele bocadinho para não descolar porque o pelotão vai parar ali mais à frente!».

Foto by Eduardo Pereira
Ao longo destes anos, Isabel Caetano viveu momentos bons e menos bons, criando laços que jamais esquecerá: «Tive uma amiga com quem partilhei tudo e que fica para o resto da vida, Angela Chevarria Fernandes. Todas essas aventuras comigo, desde dormir juntas, comer do mesmo prato, viajar mais de 100 vezes de avião, dormir no aeroporto ‘só nós sabemos’, etc. Mas também é uma vida muito, muito difícil, mas eu aguentei desde o início até ao fim do projecto e fui a primeira a começar e a última a abandonar o projecto no dia de ontem [26 de Janeiro]. A minha vida durante quatro anos foi trabalho, treinar, viagens de avião e carro, o que é muito desgastante. O restante do tempo dediquei-o principalmente à minha mãe. Não critico, porque foi o que escolhi, mas é muito cansativo».

Ao virar mais esta página na sua história de vida ciclista, sente-se «completa, mas acho que ao investimento pessoal, físico e mental que fiz mais a experiência que tenho poderia ter havido mais reconhecimento e investimento por parte da UVF-FPC, algo que já não critico mais, apenas espero que tenha aberto portas às jovens portuguesas!».

Na memória ficam episódios marcantes de uma carreira repleta de sucessos: «num prémio em Champagne, que fiz 11º num crono e à minha frente ficaram apenas corredoras profissionais, o director Patrick Van Heghe deu-me os parabéns e disse, "Isabel, fizeste um excelente contra-relógio ao lado de corredoras que só fazem bicicleta". Nunca mais vou esquecer essas palavras».

Mais do que as medalhas e troféus, Isabel Caetano guarda como um dos maiores prémios «ganhar muitos amigos na Associação de Portugueses em Paris, no Luso Jornal na Bélgica, Julie Cotteels e o carinho do Presidente Fernando Guerreiro, que na corrida organizada pelo clube em honra do falecido Bruno Guerreiro me dizia “Isabel és completa e uma guerreira” e eu nunca consegui dedicar-lhe uma vitória».

Na hora de agradecer, diz «Obrigada a todos, aos que me escrevem palavras de encorajamento, que sou a melhor e por vezes não é bem assim, mais uma vez obrigada. Neste projecto e sonho concretizado agradeço muita à minha mãe, que é a minha fonte de força, e ao meu marido J. Dias, que fez a atleta que sou, acredita em mim e sabe das minhas capacidades, por isso exige tanto e sabe exigir, não querendo que desista e inclusive quer que continue a dar ‘cartas’. A todos um bem-haja e mais tarde vou dar notícias sobre o meu futuro. ‘Bisou, au revoir France’!».

(Foto Facebook Isabel Caetano)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.