Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo



O ciclismo entrou na sua vida ainda em cadete, mas a verdadeira magia apoderou-se das suas pedaladas em 2013. Frederico Figueiredo é um nome que se tem imposto nas camadas jovens do pelotão nacional e na temporada passada elevou a sua performance ao mais alto nível com diversos pódios em sub-23 e o brilhante desempenho no Mundial de Estrada em Toscana, batalha na qual terminou entre os melhores sub-23 em 14º lugar.

Em 2014 enfrenta um novo desafio com a entrada no mundo profissional do ciclismo pela equipa continental Rádio Popular-Boavista. Assim que a proposta surgiu, Frederico não hesitou e agarrou a oportunidade que representou para si «a subida ao profissionalismo, além de uma enorme alegria em poder trabalhar com pessoas como o Rui Sousa, César Fonte, Vergílio Santos, Daniel Silva, Célio Sousa, bem como os outros jovens da equipa». Acima de tudo, foca o seu pensamento em «poder ajudar a equipa a atingir os seus objectivos, que tem como ponto alto a Volta a Portugal, e poder evoluir e aprender com os meus novos companheiros, trabalhando de forma a conseguir fazer sempre o que me for pedido». 

Em ‘Cycling & Thoughts’ vamos acompanhar as corridas deste jovem promissor ciclista português na rúbrica “A Corrida, por Frederico Figueiredo”. A cada prova disputada na presente temporada contaremos nas suas próprias palavras as sensações vividas por este talento para quem andar de bicicleta é mais que uma paixão, «é uma sensação de enorme liberdade e um prazer em poder trabalhar ao ar livre em plena comunhão com a natureza». Quem sabe se num futuro próximo iremos vê-lo vencer a camisola da montanha na Volta a Portugal, seguindo as pedaladas do seu tio Carlos Pinho, que alcançou esse triunfo nos anos de 1993/94… Enquanto esse momento não chega, aos 22 anos Frederico enche o seu palmarés de vitórias não menos importantes, como sagrar-se em 2013 rei da montanha na Vuelta a la Comunidad de Madrid.

Boa sorte Frederico nas primeiras pedaladas de profissional! 

Foto Facebook Oficial Frederico Figueiredo

Principais resultados em 2013 com Liberty Seguros/Feira/KTM: 
Taça de Portugal Sub-23
Sub-23 (2º Geral) Volta a Galicia (Espanha)
Sub-23 (4º Geral) Troféu Luso-Galaico (Espanha)
Sub-23 (10º Geral) 3ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (12º Geral) Troféu Cidade de Amarante
Sub-23 (12º Geral) 1ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (12º Geral) Circuito de Nafarros
Sub-23 (7º Geral) Volta as Comarcas de Lugo
Sub-23 (8º Geral) Challenge de Tavira
Sub-23 (10º Geral) 4ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (14º Geral) GP Abimota
Sub-23 (23º Geral) GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria
Campeonato Nacional de Estrada Sub-23
Sub-23 (6º Geral) Volta a Portugal do Futuro
Sub-23 (15º Geral) Troféu LabMed
Sub-23 (17º Geral) 5ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
Sub-23 (25º Geral) Prova de Abertura Elites/Sub-23
Sub-23 (15º Geral) Volta ao Alentejo
Sub-23 (37º Geral) 2ª Prova Taça de Portugal Elites/Sub-23
14º Geral e Vencedor da Montanha Vuelta a la Comunidad de Madrid (Espanha)
14º Campeonato do Mundo Estrada Sub-23 (Toscana)
20º Geral Clásica de Padrón (Espanha)
28º Geral Campeonato da Europa Estrada Sub-23 (República Checa)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...