Avançar para o conteúdo principal

Revelada 40ª Volta ao Algarve

A Volta ao Algarve presenteia a 40ª edição com o regresso das habituais cinco etapas, quatro em linha e um contra-relógio individual, que totalizam 690 km. As estradas algarvias recebem entre 19 e 23 de Fevereiro as seis equipas continentais lusas acompanhadas por esquadras do WorldTour. Um pelotão de estrelas com a presença dos campeões do mundo em linha e contra-relógio, o português Rui Costa (LAM) e o alemão Tony Martin (OPQ), vencedor da última edição.


Ao longo dos cinco dias os heróis do asfalto vão pedalar 160 km de Faro a Albufeira, 196 km de Lagoa a Monchique, 13,6 km na prova individual contra o relógio entre Vila do Bispo e Sagres, 164,5 km de Almodôvar ao Alto do Malhão em Loulé e, a finalizar, 155,8 km de Tavira a Vilamoura.

A Algarvia, para além da sempre emocionante passagem no Autódromo Internacional do Algarve na 2ª etapa, apresenta este ano alguns aliciantes extra, com algumas novidades para além do regresso ao formato anterior de cinco etapas. O contra-relógio conta com um desenho mais técnico nos últimos 2 quilómetros. A etapa rainha, com chegada ao Alto do Malhão (2ªcat. de 2,5 km de extensão a 10% de pendente média), terá uma primeira passagem pela meta ao km 121,5 e introduz um prémio de montanha de 3ªcat. a 11,5 km do final, querendo deste modo proporcionar um ou outro ataque dos trepadores à conquista da vitória, que para tal terão 1 km de extensão a 13% de pendente média para incrementar o espectáculo para todos os aficionados presentes à sua passagem. A última jornada conta igualmente com uma novidade, a estreia em Vilamoura de 5 voltas de 11,9 quilómetros até ao cruzar final da meta.

Pódio final da Volta ao Algarve 2013 (Foto by João Fonseca)

A pedalar a nível nacional vão estar as Equipas Continentais Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista, às quais se junta a An Post-Chain Reaction (Irl) e SkyDive Dubai (UAE). No plano internacional estão confirmadas as Equipas ProTour Belkin (Ned), Europcar (Fra), FDJ.fr (Fra), Katusha (Rus), Lampre-Merida (Ita), Movistar (Esp), Omega Pharma-Quick Step (Bel) e Tinkoff-Saxo (Rus). Quanto às Equipas Profissionais Continentais, confirma-se a presença da Caja Rural-Seguros RGA (Esp), Cofidis (Fra), NetApp-Endura (Ger), Rusvelo (Rus) e Wanty-Groupe Gobert (Bel).


O pelotão contará com os lusos internacionais Rui Costa e Nelson Oliveira (Lampre-Merida), Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), José Mendes e Tiago Machado (NetApp-Endura).

Para o director da prova Cândido Barbosa, duas vezes vencedor da Algarvia (1997 e 2002), «A Volta ao Algarve, à semelhança dos anos anteriores, voltará a ser um grande espectáculo desportivo. Trata-se da prova de ciclismo realizada em território nacional com maior impacto internacional, sempre com a presença de um notável pelotão. Este ano é especial, já que celebra a sua 40ª edição, e é nossa ambição proporcionar uma prova capaz de orgulhar toda a região. Além da componente desportiva, convém recordar que esta corrida representa um importante impacto sócio-económico directo para o Algarve, com a promoção da região graças à presença de grandes nomes do ciclismo internacional».

PERCURSO

Etapa 1
160 km Faro / Albufeira
Partida 10h50 Jardim Manuel Bivar
Chegada 15h Câmara Municipal de Albufeira
3 MV (km 12,6 / km 71,5 / km 133,6)
1 PM (3ªcat. km 33,9)

Etapa 1: Faro / Albufeira
Etapa 2
196 km Lagoa / Monchique
Partida 10h50 Auditório Municipal de Lagoa
Chegada 15h54 Ass. Humanitário Bombeiros Voluntários de Monchique
3 MV (km 53 / km 97 / km 132)
2 PM (3ªcat. km 139,7 / 3ªcat. km 190,2)


Etapa 2: Lagoa / Monchique
Etapa 3
13,6 km CRI Vila do Bispo / Sagres
Partida 12h30 Câmara Municipal de Vila do Bispo (1º corredor)
Chegada 12h48 Fortaleza de Sagres (1º corredor)


Etapa 3: Vila do Bispo / Sagres
Etapa 4
164,5 km Almodôvar / Alto do Malhão (Loulé)
Partida 10h50 Convento de Nossa Senhora da Conceição
Chegada 15h06 Alto do Malhão
2 MV (km 30,6 / km 72)
3 PM (2ªcat. km 121,5 / 3ªcat. km 153 / 2ªcat. Meta)


Etapa 4: Almodôvar / Alto do Malhão (Loulé)
Etapa 5
155,8 km Tavira / Vilamoura
Partida 10h50 Câmara Municipal de Tavira
Chegada 14h53 Edifício Atrium, Av. Eng.º João Meireles
2 MV (km 10,4 / km 69,1)

Etapa 5 Tavira / Vilamoura

ÚLTIMOS VENCEDORES
2013 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step
2012 Richie Porte (Aus) Sky
2011 Tony Martin (Ger) HTC-HighRoad
2010 Alberto Contador (Esp) Astana
2009 Alberto Contador (Esp) Astana
2008 Stijn Devolder (Bel) Quick-Step
2007 Alessandro Petacchi (Ita) Team Milram
2006 João Cabreira (Por) Maia/Milaneza
2005 Hugo Sabido (Por) Paredes Rota dos Móveis
2004 Floyd Landis (USA) US Postal Service
2003 Claus Moller (Den) Maia/Milaneza/MSS
2002 Cândido Barbosa (Por) LA Pecol-Bombarral
2001 Andrea Ferrigato (Ita) Alessio
2000 Alex Zulle (Sui) Banesto


Perfis etapas by www.voltaalgarve.com

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.