Avançar para o conteúdo principal

Vítor Santos e Isabel Caetano imperam no Ciclocrosse

Os campeões nacionais Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão) e Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) repetiram o triunfo do ano passado e conquistaram este domingo a Taça de Portugal de Ciclocrosse na Campeã, Vila Real.

Na quinta e derradeira prova, a batalha entre os elites masculinos foi protagonizada por três ciclistas espanhóis, disputando entre si os lugares do pódio. Os irmãos Mauro e Paulo González (TB transportes/Salvaterra de Miño) conquistaram o primeiro e segundo lugares respectivamente, ficando em terceiro Bruno Prieto (MMR Bikes). O vencedor final da Taça, Vítor Santos, assegurou o título com o quarto lugar na prova.

Na elite feminina, a Taça pertenceu à rainha lusa do ciclismo Isabel Caetano, que não deixou a última vitória escapar ao leque das quatro anteriores, impondo-se diante da espanhola Maria Fernández (CC Spol) e da lusa Ana Rita Vigário (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim).

Na categoria de juniores, o espanhol Samuel Carrera (TB Transportes/Salvaterra de Miño) triunfou na prova, mas a Taça brilhou nas mãos do segundo a cruzar a meta, o luso André Moreira (Candibyke/Interdesign/Xarão). Igual desfecho viveram os cadetes, com a vitória do dia a sorrir ao espanhol Richard Guerrero (Segur Vital) e o campeão nacional João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) a segurar a Taça. No feminino, a cadete espanhola Zaida Martinez (CC El Rosal) fez todas as provas em solitário, sendo sua a vitória na meta e na Taça.

Relativamente aos veteranos, a crescente performance de Rogério Matos (Rompe Trilhos) ao longo das provas fez dele o vencedor da Taça em master 30, culminando com o triunfo hoje na meta. Em master 40, o espanhol Marco González (Monte Cerrao-Mozambike) venceu a prova, mas o triunfo da Taça ficou nas mãos do segundo na meta, o campeão nacional António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão). Em master 50, a vitória foi totalmente espanhola na meta por Antonio Garrido (TB Transportes/Salvaterra de Miño) e na Taça por Valeriano Punzon (CC Spol).

Termina assim mais uma temporada de ciclocrosse luso.

Isabel Caetano (Foto by João Marujo)

Classificação completa aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.