Avançar para o conteúdo principal

Vítor Santos e Isabel Caetano imperam no Ciclocrosse

Os campeões nacionais Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão) e Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) repetiram o triunfo do ano passado e conquistaram este domingo a Taça de Portugal de Ciclocrosse na Campeã, Vila Real.

Na quinta e derradeira prova, a batalha entre os elites masculinos foi protagonizada por três ciclistas espanhóis, disputando entre si os lugares do pódio. Os irmãos Mauro e Paulo González (TB transportes/Salvaterra de Miño) conquistaram o primeiro e segundo lugares respectivamente, ficando em terceiro Bruno Prieto (MMR Bikes). O vencedor final da Taça, Vítor Santos, assegurou o título com o quarto lugar na prova.

Na elite feminina, a Taça pertenceu à rainha lusa do ciclismo Isabel Caetano, que não deixou a última vitória escapar ao leque das quatro anteriores, impondo-se diante da espanhola Maria Fernández (CC Spol) e da lusa Ana Rita Vigário (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim).

Na categoria de juniores, o espanhol Samuel Carrera (TB Transportes/Salvaterra de Miño) triunfou na prova, mas a Taça brilhou nas mãos do segundo a cruzar a meta, o luso André Moreira (Candibyke/Interdesign/Xarão). Igual desfecho viveram os cadetes, com a vitória do dia a sorrir ao espanhol Richard Guerrero (Segur Vital) e o campeão nacional João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) a segurar a Taça. No feminino, a cadete espanhola Zaida Martinez (CC El Rosal) fez todas as provas em solitário, sendo sua a vitória na meta e na Taça.

Relativamente aos veteranos, a crescente performance de Rogério Matos (Rompe Trilhos) ao longo das provas fez dele o vencedor da Taça em master 30, culminando com o triunfo hoje na meta. Em master 40, o espanhol Marco González (Monte Cerrao-Mozambike) venceu a prova, mas o triunfo da Taça ficou nas mãos do segundo na meta, o campeão nacional António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão). Em master 50, a vitória foi totalmente espanhola na meta por Antonio Garrido (TB Transportes/Salvaterra de Miño) e na Taça por Valeriano Punzon (CC Spol).

Termina assim mais uma temporada de ciclocrosse luso.

Isabel Caetano (Foto by João Marujo)

Classificação completa aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.