Avançar para o conteúdo principal

Jan/2014: equipas e ciclistas lusos pelo mundo

O mês de Janeiro deu início ao calendário internacional de ciclismo e Portugal teve um corredor luso a disputar uma prova no estrangeiro, o jovem Fábio Silvestre (TFR) no Tour de San Luis onde completou 24 primaveras.

Na Argentina, Fábio viveu a primeira corrida na sua nova casa, a Trek Factory Racing, e a estreia no WorldTour não poderia ter sido mais positiva. A equipa terminou o Tour com três vitórias em etapas, por Giacomo Nizzolo e Julián Arredondo, tendo o português feito o trabalho que lhe competia em ajuda aos companheiros para alcançar os bons resultados.

Esse trabalho valeu-lhe o reconhecimento por parte do director da equipa, Alain Gallopin: «Para nós é a primeira corrida do ano, temos jovens corredores e o objectivo é aprender a trabalhar em equipa. Foi um bom início, trabalharam muito bem juntos, os mais novos na equipa como o Fábio, Julián, Eugenio, vieram buscar bidons com frequência. Quero os mais novos a trabalhar pela equipa e com bom espírito de equipa e hoje vimos isso». Acrescentou ainda: «Quando se tem um sprinter, tem de se ajudar a controlar a corrida e o Fábio Silvestre trabalhou arduamente na frente».

Também o companheiro Danilo Hondo frisou a importância do português até à última etapa, na qual o trabalho realizado foi fundamental: «Foi um bom trabalho de toda a equipa. Uma vez mais, o Fábio puxou com a Movistar e a Lampre para terminar com a fuga».

Pedalada a pedalada, Fábio Silvestre vai crescendo e evoluindo no pelotão internacional demonstrando, como fez em San Luis, que o trabalho em prol da equipa é fundamental para o sucesso da mesma. O calendário não pára e o próximo desafio é já no dia 5 de Fevereiro, o Dubai Tour.

Fábio Silvestre, Etapa 7 (Foto www.trekfactoryracing.com)
Fábio Silvestre (Foto Twitter Haimar Zubeldia)

20-26/Jan, Tour de San Luis
1 Nairo Quintana (Col) Movistar 24:48:48
129 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +1:00:51

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

A Volta é a Volta, não há volta a dar!

A Volta é a Volta e quanto a isso não há volta a dar. Luzes, câmara, acção. Dêem passagem ao colorido pelotão. Esta é a festa do ciclismo e das marcas a si associadas, tanto à prova como às equipas. É a oportunidade maior de visibilidade, completa e televisionada.   A Volta a Portugal vai na 84ª edição e, em tantos anos de existência, nunca conseguiu passar indiferente aos amantes de ciclismo. Nacionais ou estrangeiros, os adeptos da modalidade aguardam pela prova rainha lusa com o mesmo entusiasmo e algumas críticas à mistura. Mas assim são os grandes eventos, sempre a despertar paixões exacerbadas e uma multiplicidade de opiniões.   O ciclismo é o desporto de proximidade por excelência, que permite o contacto directo com os seus heróis para uma fotografia, uma palavra de ânimo, um pedido de bidon para guardar de recordação. A isto podemos assistir ao longo do ano, mas em particular no dia de visita à Volta a Portugal, na segunda etapa que ligou Abrantes a Vila Franca de Xira...