Avançar para o conteúdo principal

Jan/2014: equipas e ciclistas lusos pelo mundo

O mês de Janeiro deu início ao calendário internacional de ciclismo e Portugal teve um corredor luso a disputar uma prova no estrangeiro, o jovem Fábio Silvestre (TFR) no Tour de San Luis onde completou 24 primaveras.

Na Argentina, Fábio viveu a primeira corrida na sua nova casa, a Trek Factory Racing, e a estreia no WorldTour não poderia ter sido mais positiva. A equipa terminou o Tour com três vitórias em etapas, por Giacomo Nizzolo e Julián Arredondo, tendo o português feito o trabalho que lhe competia em ajuda aos companheiros para alcançar os bons resultados.

Esse trabalho valeu-lhe o reconhecimento por parte do director da equipa, Alain Gallopin: «Para nós é a primeira corrida do ano, temos jovens corredores e o objectivo é aprender a trabalhar em equipa. Foi um bom início, trabalharam muito bem juntos, os mais novos na equipa como o Fábio, Julián, Eugenio, vieram buscar bidons com frequência. Quero os mais novos a trabalhar pela equipa e com bom espírito de equipa e hoje vimos isso». Acrescentou ainda: «Quando se tem um sprinter, tem de se ajudar a controlar a corrida e o Fábio Silvestre trabalhou arduamente na frente».

Também o companheiro Danilo Hondo frisou a importância do português até à última etapa, na qual o trabalho realizado foi fundamental: «Foi um bom trabalho de toda a equipa. Uma vez mais, o Fábio puxou com a Movistar e a Lampre para terminar com a fuga».

Pedalada a pedalada, Fábio Silvestre vai crescendo e evoluindo no pelotão internacional demonstrando, como fez em San Luis, que o trabalho em prol da equipa é fundamental para o sucesso da mesma. O calendário não pára e o próximo desafio é já no dia 5 de Fevereiro, o Dubai Tour.

Fábio Silvestre, Etapa 7 (Foto www.trekfactoryracing.com)
Fábio Silvestre (Foto Twitter Haimar Zubeldia)

20-26/Jan, Tour de San Luis
1 Nairo Quintana (Col) Movistar 24:48:48
129 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +1:00:51

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Daniel Lima assina pela Israel Cycling Academy

Daniel Lima é o terceiro ciclista da equipa júnior Bairrada a internacionalizar-se em 2023. O Cycling & Thoughts confirmou com o jovem ciclista de 18 anos a sua contratação por duas épocas com a equipa continental Israel Cycling Academy , satélite da Israel-Premier Tech onde corre o britânico Chris Froome, vencedor de quatro Voltas a França, duas Voltas a Espanha e uma Volta a Itália, e que tem na estrutura dois portugueses, o nutricionista Gabriel Martins e o soigneur Pedro Claudino.   Daniel Lima nos Campeonatos Nacionais de Juniores 2022 (foto: Helena Dias) Depois de oficializada a contratação do campeão nacional António Morgado e de Gonçalo Tavares pela norte-americana Hagens Berman Axeon, é chegada a vez de Daniel Lima , também de 18 anos, rumar ao pelotão internacional pela mão da Israel Cycling Academy , equipa que já marcou presença nas mais importantes provas lusas, como a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho, e que distribui o seu calendário por corridas ma...