Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 22-01-2014

Tour de San Luis
Etapa 3
 
Perfil Etapa 3 (By www.toursanluis.com)

A Trek Factory Racing venceu hoje a segunda etapa consecutiva no Tour de San Luis. O italiano Giacomo Nizzolo sprintou forte e seguro para a meta, batendo Francisco Ventoso (MOV) e Tom Boonen (OPQ) na linha de todas as decisões.

Esta terceira etapa pedalou-se sob uma temperatura novamente acima dos 40º graus, tendo o pelotão gasto quase por completo os 175,8 km, de Tilisarao a Juana Koslay, para anular as fugas tentadas. O final era propício aos sprinters e a 8 km da meta o pelotão já pedalava compacto para a batalha final. Nizzolo superou toda a concorrência e Phillip Gaimon (GRS) segurou uma vez mais a liderança na Argentina.

O português Fábio Silvestre (TFR) ajudou a sua equipa em mais um triunfo e ao final da jornada, numa curta declaração ao canal televisivo 13 San Luis, confessou que «a corrida é muito dura, sempre a subir e a descer e com muito calor. Vimos da Europa onde não estão estas temperaturas». Para o jovem corredor luso, as duas vitórias alcançadas pelos seus companheiros nesta 8ª edição são «importantes, porque a equipa é nova e é sempre bom entrar a ganhar».

Foto by Agencia de Noticias San Luis
Resultados
1 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek Factory Racing 4:14:19 [41,476 km/h]
2 Francisco Ventoso (Esp) Movistar m.t.
3 Tom Boonen (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Tyler Farrar (USA) Garmin-Sharp m.t.
5 Davide Appollonio (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
6 Damiano Caruso (Ita) Cannondale m.t.
7 Taylor Phinney (USA) BMC m.t.
8 Juan Arango (Col) Colombia m.t.
9 Edwin Avila (Col) Colombia m.t.
10 Marc De Maar (Aho) UnitedHealthcare m.t.
145 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing 13:05

Montanha: Julián Arredondo (Col) Trek Factory Racing
Sprint: Sebastián Tolosa (Arg) Buenos Aires Provincia
Sub-23: Adam Yates (GBr) Orica-GreenEdge
Equipas: UnitedHealthcare

Geral
1 Phillip Gaimon (USA) Garmin-Sharp 12:34:53
2 Marc De Maar (Aho) UnitedHealthcare 1:47
3 Christian Meier (Can) Orica-GreenEdge 3:56
4 Peter Stetina (USA) BMC 4:16
5 Julián Arredondo (Col) Trek Factory Racing m.t.
6 Darwin Atapuma (Col) BMC 4:19
7 Nairo Quintana (Col) Movistar m.t.
8 Haimar Zubeldia (Esp) Trek Factory Racing 4:21
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
10 Ivan Santaromita (Ita) Orica-GreenEdge m.t.
140 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing 29:32



(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...