Avançar para o conteúdo principal

Breves pedaladas lusas do dia 25-01-2014

Tour de San Luis
Etapa 6

Perfil Etapa 6 (By www.toursanluis.com)
Julián Arredondo foi hoje o rei triunfador no Mirador del Sol, dando à Trek Factory Racing a terceira vitória no Tour de San Luis, a segunda do colombiano nesta 8ª edição. A liderança manteve-se em Nairo Quintana (MOV), terceiro na meta.

No penúltimo dia na Argentina, o pelotão pedalou a sexta etapa entre Las Chacras e Merlo, 184,4 km com o final no Mirador del Sol, nada mais do que 7 km de ascensão a 8,75% de pendente média e 1450m de altitude. Uma vez mais, colombianos e argentino tomaram conta do desfecho da escalada final com Arredondo (TFR) a vencer na meta, deixando Sergio Godoy (SLS) a 1s e Nairo Quintana (MOV) a 5s.

No dia do 24º aniversário, o luso Fábio Silvestre (TFR) coroou o Mirador del Sol na 100º posição e parte para a última etapa em 134º na geral.

Arredondo, Godoy e Quintana (Foto by Marcelo Lacerda/ANSL)
Resultados
1 Julián Arredondo (Col) Trek Factory Racing 4:16:54 [43,067 km/h]
2 Sergio Godoy (Arg) San Luis Somos Todos 0:01
3 Nairo Quintana (Col) Movistar 0:05
4 Cleberson Weber (Bra) Club Dataro-Bottecchia 0:09
5 José Serpa (Col) Lampre-Merida 0:10
6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:12
7 Thomas Danielson (USA) Garmin-Sharp 0:14
8 Phillip Gaimon (USA) Garmin-Sharp m.t.
9 Adam Yates (USA) Orica-GreenEdge 0:30
10 Eduardo Sepúlveda (Arg) Bretagne Séché Environnement m.t.
100 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing 8:51

Montanha: Nairo Quintana (Col) Movistar
Sprint: Julián Gaday (Arg) Buenos Aires Provincia
Sub-23: Adam Yates (GBr) Orica-GreenEdge
Equipas: San Luis Somos Todos

Geral
1 Nairo Quintana (Col) Movistar 21:35:13
2 Phillip Gaimon (USA) Garmin-Sharp 0:35
3 Sergio Godoy (Arg) San Luis Somos Todos 1:57
4 Julián Arredondo (Col) Trek Factory Racing 2:54
5 Josué Moyano (Arg) San Luis Somos Todos 2:59
6 Eduardo Sepúlveda (Arg) Bretagne Séché Environnement 3:38
7 Peter Stetina (USA) BMC 3:46
8 Marc De Maar (Aho) UnitedHealthcare 3:51
9 Darwin Atapuma (Col) BMC 3:52
10 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 4:03
134 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing 1:00:28



(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.