Avançar para o conteúdo principal

Vítor Santos e Isabel Caetano campeões nacionais de CX



Isabel Caetano e Vítor Santos [Foto João Fonseca/UVP-FPC]

Os títulos nacionais de ciclocrosse foram esta tarde revalidados por Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão) e Isabel Caetano (CSM Epinay Sur Seine) na Benedita, Alcobaça.

As camisolas de campeões nacionais permaneceram nos vencedores em elites de 2013. Pelo segundo ano consecutivo, Vítor Santos lutou a dois pela medalha de ouro até à última volta, momento em que conseguiu ser superior ao seu adversário mais directo, o campeão nacional de XCO Mário Costa (ASC/Bike Zone), que cruzou a meta após 15s. A 1m50s terminou Ricardo Marinheiro (Individual).

Na elite feminina, a tetra-campeã Isabel Caetano imperou de forma incontestável tal como tem feito nas provas da Taça de Portugal. Este domingo somou mais uma medalha de ouro para a sua vasta colecção nas demais vertentes do ciclismo. A rainha lusa do ciclocrosse deixou no segundo lugar Ana Rita Vigário (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) a 1m34s, fechando o pódio a jovem Ana Tomás (Individual) a 1m53s.

Na Benedita conheceram-se igualmente os campeões nacionais mais jovens. Subiram ao pódio em sub-23 o vencedor Fábio Ribeiro (Candibyke/Interdesign/Xarão), Roberto Ferreira (Candibyke/Interdesign/Xarão) e José Dias (Individual). Em juniores, sagrou-se campeão nacional João Pereira (Individual), diante de Bruno Machado (Seissa/ACR Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e André Moreira (Candibyke/Interdesign/Xarão). Em cadetes, a medalha de ouro foi conquistada por João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), seguido de Rafael Oliveira (Individual) e Bruno Silva (Clube BTT Valongo/Longusbike). Inês Silva (Escola BTT CAJ Raposa) não teve concorrência em cadetes femininas, não podendo ser entregue o título.

Quanto aos mais veteranos, o mesmo sucedeu com Liliana Lopes (ASC/Bike Zone) em femininas. Marco Sousa (Roodinhas/Santos Silva) venceu em master 30, ficando no segundo e terceiro lugares Rogério Matos (Rompe Trilhos) e José Conceição (CC Gondomar/Gondobike). Em master 40, o ouro coube a António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), seguido de Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Rodolfo Lopes (ASC/Bike Zone). Em master 50, o triunfo sorriu a António Silva (Individual), com José Reis (Individual) e Carlos Correia (Individual) a completar o pódio.

Conhecidos os campeões nacionais, resta saber quem irá conquistar a Taça de Portugal de Ciclocrosse no próximo dia 19 de Janeiro na 5ª e última prova a celebrar-se em Vila Real.

Classificação completa aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.