Avançar para o conteúdo principal

Um mês para o regresso das pedaladas…


Foto by Helena Dias

Alguém experimenta como eu aquela sensação de vazio por ainda não ter começado a temporada de ciclismo? Sim, sim, bem sei que os ciclistas precisam de descanso e internacionalmente falando as pedaladas já estão na estrada. Contudo, em Portugal temos de esperar até Fevereiro para ver os nossos heróis a lutar pela linha de meta.

As provas de ciclocrosse e de pista vão preenchendo e bem esse vazio, mas aquele bichinho perturbante no nosso pensamento, aquela curiosidade que nos consome de saber quem será o primeiro vencedor nas nossas estradas em 2014… ah, esse sentimento é inexplicável e só sente quem entende a grandeza do ciclismo português. O ano passado, em ano de estreia no pelotão nacional, o campeão chileno Carlos Oyarzún surpreendeu os fãs lusos ao agarrar o primeiro triunfo da temporada na Prova de Abertura em Loulé. Quanto aos mais novos, a sorte coube a Leonel Coutinho de brilhar no escalão sub-23. No dia 16 de Fevereiro, ambos podem voltar a pedalar para a vitória, pois são dois rostos com os quais continuamos a contar nas estradas lusas. O mais novo permanece na Liberty Seguros/Feira/KTM, enquanto Oyarzún troca a equipa Louletano/Dunas Douradas pela Efapel-Glassdrive. Um só pelotão, dois escalões a pedalar em uníssono pelo espectáculo do ciclismo. Uma meta, dois vencedores, é assim que vejo cada corrida.

Poucos dias mais tarde, de 19 a 23, chega uma das provas mais aguardadas. A Volta ao Algarve, para muitos impossível de ser conquistada por uma equipa portuguesa, mas não por um português. O WorldTour enche o sul do país com o brilho de uma estrutura completamente inacessível às nossas esquadras e a vitória é-lhes ‘atribuída’ ainda antes do tiro de partida. Porém, o sonho comanda as pedaladas de cada ciclista e nunca se sabe que surpresas podem concretizar. Há ainda um motivo extra e único na nossa história para cativar ainda mais as atenções para a 40ª edição da Volta ao Algarve… a presença do Campeão do Mundo de Estrada, pela primeira vez português… não será Rui Costa (Lampre-Merida) um dos grandes candidatos à vitória? Seria um excelente sucessor de Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step), que também estará presente para defender o título nesta edição que conta novamente com 5 etapas.

Um mês separa-nos de desfrutar do ciclismo pedalado em Portugal. Dez equipas no total, seis continentais e quatro de clube, estão a ultimar os preparativos para dar início à competição e formar o pelotão elite/sub-23. O colorido dos maillots, a beleza das bicicletas, a estratégia dos directores desportivos e o talento dos corredores… tudo em Fevereiro numa estrada perto de si!
 
Foto by Helena Dias

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...