Fabian Cancellara (Foto www.trekfactoryracing.com) |
A Pista renasce lentamente em Portugal mostrando ao mundo novos talentos que combinam Estrada e/ou BTT com esta vertente do ciclismo, quem sabe a mais bela e delicada de todas.
O Velódromo Nacional, em Sangalhos, é o ponto nevrálgico do Centro de Alto Rendimento de várias modalidades desportivas, entre elas o ciclismo. Na sua pista coberta de 250m celebram-se as mais importantes provas nacionais tal como a Taça de Portugal, o Campeonato Nacional e, este ano, a estreia de alguns Critérios - Bento Pessoa e Alves Barbosa.
Esta imponente construção conta ainda com o momento alto do ano aquando da realização do Campeonato da Europa de Pista Juniores/Sub-23. O êxito organizativo desta competição no nosso país tem feito do Velódromo Nacional o palco ininterrupto da prova internacional desde 2011 até aos dias hoje. Pelo quarto ano consecutivo, de 22 a 27 de Julho, Portugal irá receber os melhores jovens pistards da Europa, quem sabe para ver repetir o feito inédito do júnior luso Rui Oliveira (CC Bairrada) ao conquistar na passada temporada a prata na disciplina de scratch.
Ao combinar beleza, funcionalidade e qualidade dos materiais utilizados na sua construção, o Velódromo Nacional tem a singularidade da pista ser única a nível europeu pelos seus painéis em lâminas paralelas (originalmente designadas por LVL - Laminated Venner Lumber -, sendo réguas de madeira importadas da Finlândia), que proporcionam uma resistência e durabilidade maiores, bem como um piso consistentemente mais sólido e rápido. Pode ser o cenário perfeito para Fabian Cancellara (Trek Factory Racing) bater o recorde da hora pertencente ao checo Ondrej Sosenka, que alcançou a proeza em 2005 numa distância de 49,700 km na pista em Moscovo.
Neste vídeo, protagonizado pelas ciclistas lusas Ana Rita Vigário, Ana Azenha, Joana Barbosa, Joana Monteiro e Marisa Santos, podemos constatar a singularidade desta imponente obra arquitectónica.
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)
Comentários
Enviar um comentário