Avançar para o conteúdo principal

Velódromo Nacional, um cenário perfeito para Cancellara?

Fabian Cancellara (Foto www.trekfactoryracing.com)
A Pista renasce lentamente em Portugal mostrando ao mundo novos talentos que combinam Estrada e/ou BTT com esta vertente do ciclismo, quem sabe a mais bela e delicada de todas.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, é o ponto nevrálgico do Centro de Alto Rendimento de várias modalidades desportivas, entre elas o ciclismo. Na sua pista coberta de 250m celebram-se as mais importantes provas nacionais tal como a Taça de Portugal, o Campeonato Nacional e, este ano, a estreia de alguns Critérios - Bento Pessoa e Alves Barbosa.

Esta imponente construção conta ainda com o momento alto do ano aquando da realização do Campeonato da Europa de Pista Juniores/Sub-23. O êxito organizativo desta competição no nosso país tem feito do Velódromo Nacional o palco ininterrupto da prova internacional desde 2011 até aos dias hoje. Pelo quarto ano consecutivo, de 22 a 27 de Julho, Portugal irá receber os melhores jovens pistards da Europa, quem sabe para ver repetir o feito inédito do júnior luso Rui Oliveira (CC Bairrada) ao conquistar na passada temporada a prata na disciplina de scratch.

Ao combinar beleza, funcionalidade e qualidade dos materiais utilizados na sua construção, o Velódromo Nacional tem a singularidade da pista ser única a nível europeu pelos seus painéis em lâminas paralelas (originalmente designadas por LVL - Laminated Venner Lumber -, sendo réguas de madeira importadas da Finlândia), que proporcionam uma resistência e durabilidade maiores, bem como um piso consistentemente mais sólido e rápido. Pode ser o cenário perfeito para Fabian Cancellara (Trek Factory Racing) bater o recorde da hora pertencente ao checo Ondrej Sosenka, que alcançou a proeza em 2005 numa distância de 49,700 km na pista em Moscovo.

Neste vídeo, protagonizado pelas ciclistas lusas Ana Rita Vigário, Ana Azenha, Joana Barbosa, Joana Monteiro e Marisa Santos, podemos constatar a singularidade desta imponente obra arquitectónica.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.