Avançar para o conteúdo principal

Velódromo Nacional, um cenário perfeito para Cancellara?

Fabian Cancellara (Foto www.trekfactoryracing.com)
A Pista renasce lentamente em Portugal mostrando ao mundo novos talentos que combinam Estrada e/ou BTT com esta vertente do ciclismo, quem sabe a mais bela e delicada de todas.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, é o ponto nevrálgico do Centro de Alto Rendimento de várias modalidades desportivas, entre elas o ciclismo. Na sua pista coberta de 250m celebram-se as mais importantes provas nacionais tal como a Taça de Portugal, o Campeonato Nacional e, este ano, a estreia de alguns Critérios - Bento Pessoa e Alves Barbosa.

Esta imponente construção conta ainda com o momento alto do ano aquando da realização do Campeonato da Europa de Pista Juniores/Sub-23. O êxito organizativo desta competição no nosso país tem feito do Velódromo Nacional o palco ininterrupto da prova internacional desde 2011 até aos dias hoje. Pelo quarto ano consecutivo, de 22 a 27 de Julho, Portugal irá receber os melhores jovens pistards da Europa, quem sabe para ver repetir o feito inédito do júnior luso Rui Oliveira (CC Bairrada) ao conquistar na passada temporada a prata na disciplina de scratch.

Ao combinar beleza, funcionalidade e qualidade dos materiais utilizados na sua construção, o Velódromo Nacional tem a singularidade da pista ser única a nível europeu pelos seus painéis em lâminas paralelas (originalmente designadas por LVL - Laminated Venner Lumber -, sendo réguas de madeira importadas da Finlândia), que proporcionam uma resistência e durabilidade maiores, bem como um piso consistentemente mais sólido e rápido. Pode ser o cenário perfeito para Fabian Cancellara (Trek Factory Racing) bater o recorde da hora pertencente ao checo Ondrej Sosenka, que alcançou a proeza em 2005 numa distância de 49,700 km na pista em Moscovo.

Neste vídeo, protagonizado pelas ciclistas lusas Ana Rita Vigário, Ana Azenha, Joana Barbosa, Joana Monteiro e Marisa Santos, podemos constatar a singularidade desta imponente obra arquitectónica.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”