Avançar para o conteúdo principal

Et4 Volta ao Algarve: Kittel vence em Tavira

Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) venceu em Tavira, conquistando a segunda vitória na 42ª Volta ao Algarve (2.1). Na linha de meta seguiram-se Wouter Wippert (Cannondale) e Jens Debusschere (Lotto Soudal), intrometendo-se na luta ao sprint o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) na 9ª posição.


No final da etapa, Kittel confessou: “Faltam-me palavras para expressar a minha felicidade e orgulho. Penso que tivemos uma corrida muito boa até ao momento. Hoje fizemos um excelente trabalho enquanto equipa, especialmente Fabio Sabatini que arriscou tudo no final para me trazer para a frente. Isso foi verdadeiro espírito de equipa juntamente com os outros companheiros. Acho que toda a equipa pode estar muito orgulhosa da nossa prestação aqui em Portugal.”


Vitória de Kittel em Tavira (foto TDWSport.com)

A quarta e penúltima etapa percorreu 194 km de S. Brás de Alportel a Tavira, com as dificuldades montanhosas a surgirem na primeira parte do percurso. Antes da montanha chegar, a fuga tomou a frente da corrida com Ivan Savitskiy (Gazprom-Rusvelo), Charles Planet (Novo Nordisk) e Adam Stachowiak (Verva ActiveJet).

O polaco Stachowiak coroou o alto da Picota (3ªcat. km 28,1) e logo em seguida chegou ao trio da frente Guillaume de Almeida, ciclista luso-descendente em estreia no pelotão nacional pela Rádio Popular-Boavista. O quarteto contava com pouco mais de 6m de vantagem, que desceu para 4m na aproximação a Barranco do Velho (3ªcat. km 60), alto coroado pelo russo Savitskiy.

No pelotão, a portuguesa LA Alumínios-Antarte juntamente com as esquadras World Tour Etixx-Quick Step e Lotto Soudal controlaram a distância e, à medida que os quilómetros foram passando, a vantagem desceu vertiginosamente com dois dos aventureiros a serem alcançados à falta de 39 km para o final. Ivan Savitskiy e Charles Planet foram os mais resistentes da fuga, alcançados a 9 km da meta.

No sprint final em Tavira, o alemão Marcel Kittel voltou a brilhar na linha de meta, conquistando a etapa para a líder Etixx-Quick Step, que manteve em Tony Martin a camisola amarela. Neste dia, André Greipel (Lotto Soudal) ficou longe da luta pela vitória ao sofrer uma queda no decorrer da jornada, que o afastou da luta pelo triunfo da etapa.

Nas demais classificações secundárias, Geraint Thomas (Team Sky) permaneceu no comando da montanha, Tiesj Benott (Lotto Soudal) na frente da juventude e a Katusha na liderança por equipas.

Quanto aos portugueses dos lugares cimeiros da geral, Nelson Oliveira (Movistar Team) fechou o dia em 23º, Tiago Machado (Team Katusha) em 30º e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) em 31º, todos a 5s de Kittel. Na geral, Machado manteve a 7ª posição (+59”), Oliveira em 11º (+1:09”) e Amaro Antunes subiu a 14º (+1:38”).

A quinta e última etapa irá percorrer 169 km partindo de Almodôvar até à tradicional chegada ao alto do Malhão, em Loulé.
 
Marcel Kittel e Tony Martin no final da etapa em Tavira
(foto @Etixx_QuickStep)

Tom Boonen festeja com Marcel Kittel a vitória do seu companheiro
(foto @Etixx_QuickStep)

Resultados Et4
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 4:46:35
2 Wouter Wippert (Ned) Cannondale m.t.
3 Jens Debusschere (Bel) Lotto Soudal m.t.
4 Jonas Van Genechten (Bel) IAM Cycling m.t.
5 José Joaquín Rojas (Esp) Movistar Team m.t.
6 Andrea Pasqualon (Ita) Team Roth m.t.
7 Phil Bauhaus (Ger) Bora-Argon18 m.t.
8 Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo m.t.
9 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
10 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.

CG
1 Tony Martin (Ger) Etixx-Quick Step 14:08:57
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky +3”
3 Ion Izagirre (Esp) Movistar Team +20”
4 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal +41”
5 Thibaut Pinot (Fra) FDJ +47”
6 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo +52”
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha +59”
8 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha +1:04”
9 Jarlinson Pantani (Col) IAM Cycling +1:05”
10 Alberto Contador (Esp) Tinkoff +1:07”
Resultados completos aqui
______
Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.