VPFuturo: José Neves conquista amarela, Corentin Navarro vence última etapa

A vitória da 25ª edição da Volta a Portugal do Futuro ficou nas mãos de José Neves (Liberty Seguros-Carglass), que desde o triunfo da etapa rainha não mais despiu a confortável liderança de quase 3 minutos da camisola amarela. A última etapa foi ganha por Corentin Navarro (Delko Marseille) na chegada a Alcains.

José Neves, de 21 anos, conquistou a primeira Volta a Portugal do Futuro da sua carreira e também da equipa Liberty Seguros-Carglass, sucedendo ao colombiano Wilson Enrique Rodríguez (Boyacá Raza de Campeones) no palmarés da prova lusa mais importante do escalão.


Longe de ser um desconhecido no pelotão nacional, José Neves juntou esta relevante vitória à conquista este ano do Campeonato Nacional sub-23 de contra-relógio, repetindo o título alcançado em 2015 pela Anicolor, equipa com a qual venceu também nesse ano a Volta às Terras de Santa Maria. A temporada de 2016 foi iniciada na GoldWin-Team José Maria Nicolau, tendo como melhor resultado o 4º lugar alcançado no nacional de contra-relógio e também cinco Top 10 na classificação da juventude das provas disputadas com os profissionais do pelotão nacional.

No final da temporada transacta mudou de cores, assumindo em definitivo em 2017 a sua escolha pela Liberty Seguros-Carglass. Para além da vitória do Nacional de contra-relógio, da etapa e da geral da Volta a Portugal do Futuro, José Neves somou na primeira metade do ano o 6º lugar na Taça de Portugal Sub-23, 7º no Grande Prémio do Dão, 9º na Volta às Terras de Santa Maria, 12º na prova de fundo dos Nacionais sub-23 e quatro Top 10 na classificação da juventude do Grande Prémio do Dão (2º), Clássica Aldeias do Xisto (3º), Grande Prémio JN (4º) e Grande Prémio Abimota (6º).

A Volta a Portugal do Futuro fechou a 25ª edição com uma jornada de 148,2 km entre o Sabugal e Alcains, em Castelo Branco, num dia de pouca montanha, apenas com a 3ª categoria de Idanha-a-Nova a surgir ao km 69,4. Sendo esta a derradeira possibilidade de integrar uma fuga e chegar à vitória, inúmeros ataques surgiram ao longo da jornada, conseguindo distanciar-se do pelotão um grupo composto por Jorge Magalhães, Hugo Nunes e Iúri Leitão (Miranda-Mortágua), Pierre Tartié (Maia), Dorian Aramendi (Fundación Euskadi), Alexandre Delettre (Delko Marseille), Urko Berrade e Imanol Etxeberria (Lizarte).

A fuga chegou a obter uma vantagem de mais de 3 minutos, constituindo uma ameaça para a liderança de José Neves, já que a equipa Miranda-Mortágua colocou três ciclistas na frente, entre eles o 6º à geral Hugo Nunes, a 3 minutos e 15 segundos do líder da Liberty Seguros-Carglass.

À falta de 20 km, o ritmo imposto no pelotão pela equipa do camisola amarela, com a ajuda da espanhola Cafés Baqué, conseguiu reduzir a distância para abaixo de 1 minuto. O último resistente, Dorian Aramendi, foi alcançado dentro dos 10 km finais.

Na luta ao sprint, Corentin Navarro (Delko Marseille) triunfou na meta em Alcains, novamente com o campeão nacional Francisco Campos (Miranda-Mortágua) em 2º e Jonathan Couanor (Delko Marseille) em 3º lugar.

José Neves conquistou assim a camisola amarela, completando o pódio da geral Txomin Juaristi (Cafés Baqué) a 2 minutos e 46 segundos e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) a 2 minutos e 51 segundos.

Nas demais classificações, a camisola da montanha ficou nas mãos de Marcelo Salvador (Sicasal-Constatinos-Delta Cafés), a camisola por pontos com Francisco Campos (Miranda-Mortágua), a juventude com Roger Adria (Lizarte) e a Lizarte triunfou por equipas.

José Neves é o grande vencedor da 25ª edição da Volta a Portugal do Futuro (© João Fonseca)

Corentin Navarro vence última etapa e José Neves conquista a Volta a Portugal do Futuro (© Volta a Portugal)

Resultados Etapa 4 [resultados completos]
1º Corentin Navarro (Delko Marseille) 3:28:13
2º Francisco Campos (Miranda-Mortágua) mt
3º Jonathan Couanor (Delko Marseille) mt
4º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) mt
5º José Martinez (Cafés Baqué) mt
6º Cyril Barthe (Fundación Euskadi) mt
7º André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau) mt
8º Jesús Arozamena (Aldro Team) mt
9º Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) mt
10º Francisco Galvan (Lizarte) mt

Classificação Geral Final
1º José Neves (Liberty Seguros-Carglass) 15:53:42
2º Txomin Juaristi (Cafés Baqué) +2:46s
3º Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) +2:51s
4º Ivan Moreno (Lizarte) +3:02s
5º Floryan Arnault (Delko Marseille) +3:02s
6º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) +3:15s
7º Roger Adria (Lizarte) +3:19s
8º João Fernandes (Maia) +3:25s
9º Lucas de Rossi (Delko Marseille) +3:38s
10º Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) +3:42s
______
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário