Avançar para o conteúdo principal

Colombiano e Lusos dividem protagonismo na Volta a Portugal de Juniores

O colombiano Victor Ocampo (Bairrada) venceu a 12ª Volta a Portugal de Juniores, numa edição em que dividiu protagonismo com os lusos Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), que fecharam o pódio da geral. O protagonismo luso residiu ainda em Pedro Andrade (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade), João Dinis (RP-Boavista) e Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins), vencedores de três etapas.

 
Pódio final da 12ª Volta a Portugal de Juniores (© Fotógrafo João Fonseca)

Depois de se estrear a vencer na quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Juniores, em Penafiel, Victor Ocampo rematou a Volta a Portugal com uma duríssima vitória na etapa rainha, no alto de Montejunto, conquistando desta forma a camisola amarela da mais importante prova nacional do escalão de juniores. Uma destacável vitória para o jovem ciclista que iniciou a sua história neste desporto há 3 anos, chegou a Portugal em Abril ao abrigo de um protocolo entre a Bairrada e a Liga de Ciclismo de Antioquia e tem como ídolo o seu conterrâneo Rigoberto Urán (Cannondale-Drapac), actualmente em 4º no Tour de France e vencedor da 9ª etapa com chegada em Chambéry.

A equipa da Bairrada manteve-se no comando da camisola amarela desde o primeiro quilómetro da 12ª Volta a Portugal de Juniores. A vitória do contra-relógio colectivo, alcançada no prólogo, deu uma curta vantagem ao grupo dirigido por Henrique Queirós. Nesse curto exercício de 5,7 km no Bombarral, Fábio Resende vestiu a amarela, após a sua equipa ter ganho com 6 segundos sobre a Alcobaça CC/Crédito Agrícola e 7 segundos sobre a Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense.

Ao prólogo seguiu-se a primeira etapa em linha, de 115,5 km entre as Caldas da Rainha e Rio Maior, com uma vitória emotiva de Pedro Andrade (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e dedicatória especial ao companheiro Jorge Tiago Alves, vítima de acidente mortal no dia 11 deste mês. Com um ataque a 5 km da meta, Pedro Andrade garantiu o triunfo por 2 segundos sobre o pelotão encabeçado por Pedro Teixeira (Maia) e Paul Ferreira (Jorbi-Team José Maria Nicolau). Neto do vencedor da Volta a Portugal de 1969 Joaquim Andrade e filho de Joaquim Andrade, três vezes campeão nacional e detentor do Record do Guinness com maior número de presenças na Volta a Portugal (21), a qualidade de Pedro Andrade vai para além do nome, tendo nesta temporada de 1º ano de júnior alcançado o triunfo do Troféu Carlos Carvalho e o título de campeão de desporto escolar no Circuito Regional Norte de BTT.

No final dessa primeira jornada, Victor Ocampo cruzou a linha em 7º, subindo à liderança da amarela, que protegeu até ao derradeiro dia.

A segunda etapa dividiu-se por dois sectores, disputando-se pela manhã de sábado 49,2 km entre Vila Franca de Xira e Póvoa de Santa Iria. A chegada de 4ª categoria foi disputada ao sprint entre um grupo de 11 corredores, imperando João Dinis (RP-Boavista) diante de Hugo Garcez (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel) e António Ferreira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade). João Dinis, que este ano tem sido presença assídua na Selecção Nacional Júnior, é um dos jovens em ascensão na equipa boavisteira, que este ano já andou de amarela na Volta a Loulé, onde venceu duas etapas.

Da parte da tarde, disputou-se o contra-relógio individual de 11,4 km em Alenquer com vitória de Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins), também ele vencedor da última etapa e da geral da Volta a Loulé. No esforço individual, gastou menos 10 segundos do que o 2º classificado e campeão nacional de crono Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) e menos 17 segundos do que o campeão nacional de fundo Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

Chegados à derradeira jornada, a etapa rainha ligou Torres Vedras ao alto de Montejunto em 108,9 km. O camisola amarela Victor Ocampo fechou com chave de ouro a 12ª edição da Volta a Portugal de Juniores, reclamando o triunfo no alto de 1ª categoria, deixando a 2 segundos o vencedor da Taça de Portugal Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e a 15 segundos Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana).

Nas classificações secundárias, Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins) triunfou na montanha, Francisco Pereira (Maia) nos pontos, Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) na juventude e a Bairrada por equipas, seguida de Alcobaça CC/Crédito Agrícola e Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade.

Classificação Geral Final [resultados completos]:
1º Victor Ocampo (Bairrada) 7:31:43
2º Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) +18s
3º Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana) +31s
4º Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) +50s
5º António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) +1:25s
6º Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) +1:30s
7º Pedro Teixeira (Maia) +1:39s
8º João Carneiro (RP-Boavista) +1:52s
9º Artur Chaves (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel) +2:04s
10º Daniel Ramos (Bairrada) +2:40s

Palmarés Volta a Portugal de Juniores:
2017 Victor Ocampo (Bairrada)
2016 João Almeida (Bairrada)
2015 Marcelo Salvador (Mato-Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé)
2014 André Crispim (CC José Maria Nicolau)
2013 Pedro Seabra (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel)
2012 Javier García (CC Spol/Nova Caixa Galicia)
2011 Ángel Sánchez (CC Spol)
2010 João Leal (Alcobaça CC/Crédito Agrícola)
2009 Rafael Reis (Alcobaça CC/Crédito Agrícola)
2008 Amaro Antunes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola)
2007 Pablo Lechuga (Selecção Andaluzia)
2006 Nelson Oliveira (Dulcetextil/Trevomar/EC Fernando Carvalho)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.