Avançar para o conteúdo principal

TJAgostinho: Daniel Mestre vence em Torres Vedras, Amaro Antunes veste amarela

O português Daniel Mestre (Efapel) triunfou ao sprint no circuito de Torres Vedras, superando sobre o risco o francês Jimmy Raibaud (Armée de Terre). Depois de vencer a etapa de ontem, Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi 3º na disputa de hoje, assumindo a liderança da camisola amarela do 40º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.



A homenagem dos heróis do pelotão ao maior dos heróis lusos das duas rodas, Joaquim Agostinho (© Helena Dias).

Daniel Mestre triunfa ao sprint em Torres Vedras (© Helena Dias)

Presidente da FPC Delmino Pereira cumpre 20 anos da sua vitória no Troféu (© Helena Dias)

Com duas vitórias em etapa no Grande Prémio JN, Daniel Mestre voltou a triunfar este sábado na terceira jornada do Troféu Joaquim Agostinho, num sprint bastante renhido. “Foi difícil. Como sou um ciclista leve, estas lombas na recta final não me favoreciam. Venci por muito pouco, mas não interessa. O que interessa é que a vitória sorriu para a equipa Efapel e os meus colegas estão todos de parabéns, porque sem eles não seria possível esta vitória”, afirmou Daniel Mestre ao Cycling & Thoughts. Sobre o excelente momento de vitórias, que vive desde a temporada anterior, acrescentou: “É uma sensação espectacular. Nesta equipa estão a dar-me as oportunidades, que não tive no passado. Graças a Deus está a correr bem e as vitórias estão a sorrir para o nosso lado.”

Com a amarela vestida, Amaro Antunes mostrou-se satisfeito com o percurso realizado no Troféu Joaquim Agostinho. “Acima de tudo, o objectivo hoje era tentarmos ficar já com a amarela, porque é melhor defender do que ter de atacar. O objectivo foi cumprido, estamos satisfeitos. Tenho a equipa reunida em meu redor, unida e isso dá-me garantias”, afirmou Amaro Antunes ao Cycling & Thoughts. Para a derradeira etapa de amanhã, com chegada ao alto da Carvoeira, concluiu: “Todas as etapas são difíceis e aqui temos todos os adversários contra nós. Será mais um dia a defender, a equipa na frente certamente e esperemos que, quando passarmos o risco, a amarela seja nossa.”

A terceira etapa deste sábado dividiu-se em dois sectores. De manhã, pedalaram-se 78 km entre Atouguia da Baleia e Vimeiro, com vitória de Yannis Yssaad (Armée de Terre). Pela tarde, correu-se o circuito em Torres Vedras, cinco voltas num total de 111 km.

O início da etapa ficou marcado pela inauguração da Rotunda O Pelotão, como forma da Câmara Municipal de Torres Vedras homenagear este desporto e os seus protagonistas, os ciclistas.

A penúltima etapa foi bastante atacada desde os quilómetros iniciais, com diversas fugas a serem tentadas ao longo das voltas percorridas em Torres Vedras. O último resistente foi o russo Egor Silin (RP-Boavista), alcançado a 3 km do final.

O pelotão voou a toda a velocidade na recta da meta, levando a vitória da etapa para uma discussão ao sprint. Daniel Mestre e Jimmy Raibaud lutaram lado a lado pela conquista da linha da glória, sorrindo o triunfo ao ciclista luso de 31 anos.

Com o 3º lugar na meta, Amaro Antunes subiu ao comando da camisola amarela e manteve a liderança da montanha e do combinado. José Neves (Liberty Seguros-Carglass) perdeu a amarela, mas manteve a camisola da juventude, objectivo afirmado pela manhã ao Cycling & Thoughts. O companheiro de equipa César Martingil permaneceu líder das metas volantes e Yannis Yssaad (Armée de Terre) da classificação por pontos. Por equipas, o comando permaneceu na W52-FC Porto.

Na cerimónia do pódio esteve presente o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira, no ano em que se cumprem 20 anos da sua vitória neste preciso Troféu Joaquim Agostinho.

Amanhã, a quarta e última etapa percorre 162 km entre S. Martinho do Porto e o alto da Carvoeira.

Resultados Et3, 2ºsector [resultados completos]
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 2:45:28 [40,250 km/h]
2º Jimmy Raibaud (Fra) Armée de Terre mt
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto mt
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
6º Aritz Bagues (Esp) Euskadi-Murias mt
7º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa BlackJack mt
8º Román Villalobos (CRc) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
9º João Benta (Por) RP-Boavista mt
10º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt

Classificação Geral
1º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 12:08:15
2º Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira +14s
3º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +17s
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +28s
5º José Neves (Por) Liberty Seguros-Carglass +34s
6º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +37s
7º João Benta (Por) RP-Boavista +46s
8º Pablo Torres (Esp) Burgos BH +55s
9º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +1:05s
10º Manuel Sola (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:06s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.