Avançar para o conteúdo principal

Ricardo Mestre: “Ninguém queria mais a vitória do que eu”

Aos 33 anos de idade, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) é um dos rostos mais acarinhados e marcantes do pelotão luso. Estimado por muitos fãs do ciclismo português, a imagem da sua vitória na Volta a Portugal de 2011 ficou para sempre ligada ao amuleto que levou consigo a cada etapa, a chucha cor-de-rosa da filha Lara, então com 8 meses. Já antes dessa vitória e agora nas temporadas recentes continua a distinguir-se como o gregário de luxo no pelotão nacional.


O caminho de Ricardo Mestre foi traçado maioritariamente no Clube de Ciclismo de Tavira. O aperfeiçoamento do seu talento foi trabalhado na equipa tavirense, tornando-se num dos melhores ciclistas portugueses a pedalar em Portugal. A experiência foi cimentada ao longo de anos, sendo peça-chave na história da Volta a Portugal ao ser o gregário de luxo de David Blanco, com quem viveu três das cinco vitórias do talentoso galego.

Aos 27 anos alcançou o sonho de muitos ciclistas lusos, conquistar a rainha das provas lusitanas. A 73ª edição da Grandíssima foi ganha com mestria e um amuleto especial, a referida chucha cor-de-rosa que percorreu consigo o prólogo e as dez etapas, essencial no triunfo do contra-relógio individual da 7ª etapa, entre o Sabugal e a Guarda, que o conduziu à camisola amarela, uma liderança que não mais despiu até à consagração final.

Esta doce conquista foi precedida pela vitória no Troféu Joaquim Agostinho, um triunfo que repetiu no ano seguinte, em 2012, com a conquista da dura chegada ao Alto da Carvoeira na derradeira etapa.

Depois dessas temporadas de glória, Ricardo Mestre rumou ao pelotão internacional, em 2013, através da carismática equipa basca Euskaltel-Euskadi. Desafortunadamente, a esquadra laranja fechou portas no final desse ano, ditando o regresso de Mestre ao pelotão nacional pela equipa Efapel-Glassdrive, em 2014, e posteriormente o retorno a Tavira, em 2015. No ano de 2016 mudou novamente de cores, ingressando na W52-FC Porto, onde permanece até aos dias de hoje.

Na 40ª edição do Troféu Joaquim Agostinho, o Cycling & Thoughts esteve à conversa com Ricardo Mestre, que revelou toda a sua simpatia e humildade inerentes ao grande ciclista que tem demonstrado ser ao longo da sua carreira.
 
Ricardo Mestre é um dos talentos da poderosa W52-FC Porto (© Helena Dias)

C&T: Correr o Troféu Joaquim Agostinho tem um gosto especial?

RM: Sim, sinto-me bem aqui. É uma corrida que gosto de fazer, que me traz boas recordações, não só quando ganhei, mas nos outros anos também. Sinto que é uma corrida onde o povo está sempre bastante próximo e isso é motivador para a nossa modalidade. É com enorme satisfação que estou cá mais um ano.

C&T: O primeiro ano em que venceste o Troféu foi precisamente o ano da vitória da Volta a Portugal.

RM: São recordações muito boas, que nunca vou esquecer. Mas agora venho com outras ambições, venho testar a minha condição física. Espero estar com os primeiros, mas não em condições de disputar a vitória. Acima de tudo, espero desfrutar da corrida e do público.

C&T: A tua carreira teve momentos bastante marcantes e um deles foi a passagem pela Euskaltel-Euskadi. Como viveste o fim dessa importante equipa do pelotão internacional?

RM: Foi uma situação complicada, tanto para mim como para toda a equipa. Foi uma coisa que ninguém estava à espera. De repente, de um momento para o outro, soubemos da notícia e a partir daí houve algumas negociações para a equipa tentar sobreviver, mas essa possibilidade não se concretizou e então foi quase cada um a salvar-se como pôde. Eu tive sempre a porta aberta no pelotão português.

C&T: Nesse ano, com a Euskaltel-Euskadi, tiveste a oportunidade de correr uma das três grandes voltas. Que recordações guardas desse Giro d’Italia?

RM: É uma corrida muito bonita, bastante dura e no ano que eu fiz as condições meteorológicas foram também bastante complicadas. Apanhámos chuva e neve praticamente todos os dias. Se algum dia fosse possível, gostava de ir ver como espectador.

C&T: No regresso a Portugal passaste pela Efapel e pelo regresso a Tavira, até ingressares na W52-FC Porto. Como tem sido a tua estadia na equipa azul e branca?

RM: Tenho sido sempre bem acolhido desde o primeiro dia. É uma equipa que me tem tratado muito bem, tem dado valor ao trabalho que tenho realizado e isso para mim é muito gratificante.

C&T: Este ano estiveste perto de regressar às vitórias no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, um feito que muitos dos fãs que acompanham a tua carreira torceram para que acontecesse. O que sucedeu naquele último dia, na etapa rainha, para não conseguires chegar à vitória da camisola amarela?

RM: Também tenho saudades das vitórias e de certeza que ninguém a queria mais do que eu. Estando próximo da vitória [2º na geral a 8s], queria conquistá-la, mas há dias em que não estamos tão bem. Nós fizemos o Grande Prémio JN e logo de seguida a corrida das Beiras foi muito disputada, muito dura e penso que paguei pelo esforço realizado. Não foi o melhor dia.

C&T: O papel que desempenhas na equipa tem-se mostrado de extrema importância nas vitórias da W52-FC Porto.

RM: Sempre fui ensinado a ser assim desde as escolas de ciclismo, a trabalhar para outros ciclistas, a viver da glória dos outros. Aqui tenho andado nesse papel. É um papel no qual me sinto bastante à vontade e espero uns quantos anos mais conseguir fazer bem este papel e com alguma vitória pelo meio.

C&T: A Volta a Portugal está cada vez mais próxima e tu serás novamente uma das peças-chave da equipa. Na tua opinião, o percurso sem a chegada à Torre e com o contra-relógio final adequa-se mais a que tipo de ciclista?

RM: À partida, espero estar na Volta a Portugal e apresentar-me em boa condição. Penso que, em termos de moldes, as chegadas decisivas são as mesmas, o contra-relógio também não vai variar muito e sendo assim os candidatos irão ser praticamente os mesmos dos outros anos.

C&T: Sendo a W52-FC Porto a máxima favorita, quem é o maior rival?

RM: Nós não temos essa mentalidade na equipa de nos preocuparmos com os adversários. Vamos com o nosso pensamento bem delineado, sabemos o que temos a fazer, sabemos quem é o nosso líder, ou os nossos líderes, e a partir daí tentamos fazer a corrida da maneira que nos for mais benéfica.

C&T: O ano passado venceu o Rui Vinhas, mais um gregário de excelência. Esse facto mexeu com a cabeça dos ciclistas?

RM: Mexeu. Foi muito bom, principalmente para o ciclismo português, que estava a precisar de um português a ganhar a Volta. Agora, nós queremos que a vitória seja sempre dentro da nossa equipa. À partida, temos o nosso líder definido e depois as oportunidades, se as houver, serão aproveitadas. Mas um gregário, ao fim de muitos anos, ter uma oportunidade que aparece… esses momentos há que agarrá-los com unhas e dentes.

A vitória de Ricardo Mestre no Alto da Carvoeira, Troféu Joaquim Agostinho em 2012 (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.