Avançar para o conteúdo principal

Ricardo Gomes: “É um sonho representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos”

O paraciclista Ricardo Gomes irá representar Portugal nos Jogos Surdolímpicos, na cidade turca de Samsun, na modalidade de Cross Country Olímpico. A 23ª edição realiza-se entre 18 e 30 de Julho, sendo a prova do ciclista luso no dia 24.

Ricardo Gomes, de 32 anos, já se encontra na Turquia, juntamente com a delegação lusa, e acedeu a uma entrevista com o Cycling & Thoughts sobre esta importante competição e a temporada.


Ricardo Gomes na partida para a Turquia (© Facebook Ricardo Gomes)

C&T: É a primeira vez que participas nos Jogos Surdolímpicos?

RG: Sim, é a primeira vez que participo nestes Jogos de grande nível. Espectáculo!

C&T: Quando soubeste da convocação, o que sentiste ao saber da notícia?

RG: Senti-me orgulhoso quando vi o meu nome entre os seleccionados. Representar Portugal é um sonho e estou muito feliz! O sonho comanda a vida.

C&T: O que podemos esperar da tua participação na prova de Cross Country Olímpico?

RG: Será a minha estreia e a competir com os melhores surdos do Mundo, mas acredito que irei obter um excelente resultado. Tenho realizado treinos específicos para esta modalidade, que nunca tinha treinado antes desta forma.

C&T: Com que objectivos tu e João Martinho Marques vão estar presentes?

RG: Eu e o João vamos participar nas diferentes vertentes do Ciclismo, ou seja, eu em BTT e ele em Estrada. Iremos dar o máximo para retribuir a confiança que depositaram em nós.

C&T: Este ano continuaste na equipa Saertex Portugal/Edaetech, como correu a temporada até ao momento nesta vertente?

RG: Sim, continuei nesta grande equipa e estou feliz. Quanto à temporada, obtive as vitórias na Taça de Portugal de XCM e XCO e sagrei-me Campeão Nacional de XCM.

C&T: Na vertente de estrada, permaneceste na equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, revalidando o título nacional de contra-relógio e o bronze na prova de fundo. Como correram essas provas?

RG: Representar esta grande equipa da minha terra continua a ser um orgulho para mim. Ambas as provas correram bem. Talvez tenha errado um pouco na prova de fundo, por estar sempre na frente com o João Marquês e com os adversários directos atrás de nós, mas gostei da corrida. O percurso não tinha subidas para fazer a diferença e qualquer um podia vencer numa chegada ao sprint.

C&T: Depois dos Jogos Surdolímpicos, quais são os objectivos para a restante temporada?

RG: Finalizar as provas da Taça de Portugal em primeiro lugar.

Ricardo Gomes tem um palmarés invejável no paraciclismo. Na vertente de estrada, representa pelo segundo ano consecutivo a equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, com a qual se sagrou em 2016 campeão nacional de contra-relógio e bronze na prova de fundo, venceu 3 das 5 provas pontuáveis da Taça de Portugal, conquistando o troféu. Obteve também em pista o título nacional em perseguição individual e 500m contra-relógio. Na presente temporada de 2017, acaba de revalidar o título de campeão nacional de crontra-relógio e bronze na prova de fundo, discutida ao sprint.

Na vertente de BTT, com a equipa Saertex Portugal/Edaetech venceu em 2016 o Campeonato Nacional XCO, a Taça de Portugal de XCM, sagrou-se vice-campeão nacional de XCM e campeão do Minho de XCM. Em 2017, como nos contou na entrevista, venceu a Taça de Portugal de XCM e XCO e sagrou-se Campeão Nacional de XCM.

Na 23ª edição dos Jogos Surdolímpicos, na modalidade de Ciclismo, Ricardo Gomes irá participar na prova de Cross Country Olímpico e João Martinho Marques na prova de Estrada. Nas demais modalidades, Portugal estará representado em Atletismo por Abubacar Demba Turé, Hemilton Djata Costa e Rui Manuel Rodrigues; em Judo por João Manuel Machado e Joana Paulo Santos; em Lutas Amadoras por Hugo Miguel Passos; em Natação por Miguel Cruz e Tiago Correia Neves; em Taekwondo por Hélder Carreira Gomes.

A primeira participação de Portugal nos Jogos Surdolímpicos ocorreu no ano de 1993, em Sófia, e desde então os atletas lusos conquistaram um total de 11 medalhas [5 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze] em Luta Greco-Romana [4], Atletismo [2], Judo [2], Taekwondo [2] e Luta-Livre [1].

O Cycling & Thoughts deseja a toda a delegação lusa boa sorte!

Atletas da delegação lusa com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, antes da partida para a Turquia (© Facebook Ricardo Gomes)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.