Avançar para o conteúdo principal

José Neves: “Objectivo é sair de Portugal”

O ciclista José Neves (Liberty Seguros-Carglass), de 21 anos, andou de camisola amarela no Troféu Joaquim Agostinho, fazendo frente ao poderio dos profissionais do pelotão nacional numa das mais importantes e exigentes provas do calendário nacional. No final dos cinco dias de competição, conquistou a camisola da juventude e fechou em 5º da geral ganha por Amaro Antunes (W52-FC Porto).

O Cycling & Thought entrevistou José Neves em exclusivo no Troféu Joaquim Agostinho, onde o jovem corredor se mostrou focado num objectivo bem claro. “O objectivo passa pelo Troféu Joaquim Agostinho, passa por andar bem e estar sempre com os profissionais para poder arranjar equipa para fora. O objectivo é sair de Portugal.”

José Neves não podia ter iniciado de melhor forma a 40ª edição do Troféu, pedalando o 8º melhor tempo no prólogo inaugural, gastando mais 25 segundos do que o vencedor, o vice-campeão norueguês da especialidade Andreas Vangstad (Team Sparebanker Sor). Mas a maior glória chegou à segunda etapa, no alto de Montejunto, onde foi 3º e vestiu a camisola amarela. “É uma sensação incrível! Nem sabia que estava de amarelo, só agora é que soube. É uma sensação enorme! Foi um sofrimento até chegar cá acima”, relatou emocionado ao Cycling & Thoughts, após cruzar a meta a 32 segundos de Amaro Antunes (W52-FC Porto), vencedor do dia.

Sabendo do poderio das equipas profissionais, José Neves olhou para a manutenção da liderança da geral com cautela. “Vai ser um bocadinho difícil, mas vamos ver como é que corre. O objectivo passará por vencer a juventude”, disse-nos ao final da manhã no primeiro sector da terceira jornada. Pela tarde, após o circuito de Torres Vedras, passou a amarela para as mãos daquele que viria a vencer o Troféu no dia seguinte, Amaro Antunes.

A perda da amarela não ofuscou o brilhantismo com que se bateu pelo Troféu, alcançando o objectivo da conquista da camisola laranja da juventude, um triunfo a juntar esta temporada à vitória do Campeonato Nacional de Contra-relógio e da Volta a Portugal do Futuro, que para José Neves “Significam o querer muito e o trabalhar para as obter. Trabalhei bastante para estar bem nesta fase da época e para os objectivos que faltam. Esforcei-me sempre ao máximo para cumprir tudo o que estava no plano e agora chegou a recompensa.”

Num percurso diferente do pedalado em Braga em 2015, José Neves repetiu a conquista do título nacional na especialidade de contra-relógio, desta feita em Santa Maria da Feira. No Campeonato deste ano, encontrou “Um percurso que se adaptava bem a mim, porque era um pouco duro, devido aos topos que tinha.”

À camisola de campeão nacional seguiu-se a conquista da mais importante prova do calendário nacional sub-23, a Volta a Portugal do Futuro, com direito a vitória na etapa rainha. “Sofri muito pelo São Macário acima na etapa rainha, porque ataquei logo de início. Tentei sempre manter o mesmo ritmo, mas quando vi que ia ganhar, tentei ganhar ainda mais tempo e consegui. Alcancei a vitória com a ajuda dos meus colegas, que estiveram sempre comigo em todos os momentos. Tivemos uma equipa motivada e muito forte durante a Volta.”

Motivação é a palavra-chave na presente temporada para José Neves, que se estreou na Liberty Seguros-Carglass, uma “Equipa nova, onde temos muitas condições e nos maus momentos tentam sempre que estejamos novamente bem.”

O ano de 2017 apresenta-se como a rampa de lançamento para a ribalta do jovem ciclista que em 2015 venceu o seu primeiro Nacional de contra-relógio e a Volta às Terras de Santa Maria.

José Neves 5º da geral e vencedor da juventude no Troféu Joaquim Agostinho (© Helena Dias)
José Neves vestiu a amarela do Troféu Joaquim Agostinho no alto de Montejunto (© Helena Dias)
José Neves no esforço individual no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho (© Helena Dias)

O sofrimento da dureza de Montejunto no rosto de José Neves (© Helena Dias)

Alegria de José Neves com Venceslau Fernandes na celebração da subida à liderança da amarela no Troféu Joaquim Agostinho (© Helena Dias)

A defesa da amarela foi levada até ao limite das forças de José Neves (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.