Avançar para o conteúdo principal

Prólogo Volta a Portugal: Rafael Reis veste primeira amarela

Protagonista de um exímio esforço individual, o jovem de 24 anos Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu o prólogo da Volta a Portugal Santander Totta, vestindo a primeira amarela da 78ª edição. Num pódio totalmente luso, Joni Brandão (Efapel) e José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) alcançaram o segundo e terceiro melhor tempo da jornada inaugural.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, Rafael Reis fez o balanço do primeiro dia: “Tenho preparado muito bem estes exercícios curtos durante o ano e era um objectivo da equipa levar esta vitória. Fico bastante contente por ter conseguido. Tive pena do Gustavo ter tido aquele azar, ele ia discutir este contra-relógio seguramente, mas felizmente não perdeu muito tempo, está na luta e o nosso objectivo é levar a camisola amarela com ele. O Gustavo é um grande ciclista, bastante experiente, já passou por grandes equipas, venceu etapa na Volta a Espanha, passou por trabalhar para outros… até este ano ele ajudou-me bastante durante as minhas vitórias ao longo da temporada e espero estar ao nível de poder corresponder ao que ele fez por mim.”

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da
78ª Volta a Portugal (foto Helena Dias)

A 78ª Volta a Portugal Santander Totta abriu com um contra-relógio individual de 3,6 km em Oliveira de Azeméis, cidade que tem apoiado de sobremaneira o desporto nacional e em particular tem sido palco de importantes provas de ciclismo, nomeadamente provas da Taça de Portugal.

O francês Clement Penven (Armée de Terre) foi o primeiro a enfrentar o curto percurso, que reservou ao pelotão de 143 corredores um exigente final de 600m em subida.

José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) obteve o melhor tempo no ponto intermédio de cronometragem, mas foi Rafael Reis quem superou toda a concorrência no final do esforço individual. Medalha de bronze nos Nacionais de contra-relógio e actual líder do Ranking APCP Ciclista do Ano por quatro meses consecutivos, Rafael Reis pedalou a uma média de 45,957 km/h, finalizando com o tempo de 4m42s. Joni Brandão gastou mais 3s e José Gonçalves 4s. De salientar ainda o 4º melhor tempo protagonizado por Daniel Mestre (Efapel), que será uma importante peça na luta de Brandão pela amarela.

Entre os favoritos à conquista da geral, Joni Brandão começou esta Volta com o pedal direito ao realizar o segundo melhor tempo. O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira) terminou em 9º a 7s. Já o galego e defensor do título Gustavo Veloso (W52-FC Porto) teve de fazer frente a um problema mecânico em pleno exercício, um furo na roda traseira que o levou a trocar de bicicleta, mas ainda assim não perdeu muito tempo, terminando em 18º a 11s. O luso João Benta (Louletano-Hospital de Loulé) finalizou em 24º a 13s, o galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) foi 43º a 17s e o companheiro Amaro Antunes 52º a 18s. O experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) foi 69º a 22s.

Rafael Reis assegurou assim a subida ao pódio para vestir a primeira camisola amarela da Volta. A Efapel destacou-se em primeiro por equipas e o basco Oscar Rodriguez (Euskadi-Murias) em primeiro da juventude ao pedalar o 38º tempo (+16”).

Como curiosidade do dia, o aquecimento para o contra-relógio da equipa colombiana Boyacá Raza de Campeones fez-se dentro de um prédio, num salão de cabeleireiro, para fugir ao calor.

Amanhã, a primeira etapa em linha percorre 167,4 km entre Ovar e Braga, numa jornada de montanha com as subidas de Jovim (3ª cat.) e duas passagens pelo Sameiro (2ª cat.).

Pódio do prólogo: José Gonçalves, Oscar Rodríguez,
Joni Brandão e Rafael Reis (foto Volta a Portugal)

Resultados Prólogo
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:04:42
2º Joni Brandão (Por) Efapel +3”
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +4”
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +4”
5º William Clarke (Aus) Drapac +5”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
7º Filipe Cardoso (Por) Efapel +6”
8º Thomas Scully (NZl) Drapac +6”
9º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +7”
10º João Gaspar (Bra) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +7”

C. Geral
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:04:42
2º Joni Brandão (Por) Efapel +3”
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +4”
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +4”
5º William Clarke (Aus) Drapac +5”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
7º Filipe Cardoso (Por) Efapel +6”
8º Thomas Scully (NZl) Drapac +6”
9º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +7”
10º João Gaspar (Bra) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +7”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Acompanho a volta com muito interesse aqui com crónicas excelentes e no Twitter com a notícia na hora. Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.