Avançar para o conteúdo principal

Et4 Volta a Portugal: Veloso Senhor da Graça, Vinhas na liderança

Num final de etapa mítica entre ataques e contra-ataques, o galego e bi-campeão da Volta a Portugal Gustavo Veloso (W52-FC Porto) conquistou o alto da Sra. da Graça, cruzando a meta em 5º o companheiro e camisola amarela Rui Vinhas. Completaram o pódio da jornada os lusos Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) e Joni Brandão (Efapel).
Rui Vinhas e Gustavo Veloso, líder da Volta e
Senhor da Graça (foto Helena Dias)

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor da jornada Gustavo Veloso afirmou: “Sabia que o Joni e outros ciclistas que estavam atrás do Rui [Vinhas] tinham que atacar a corrida para cortar tempo para o Rui e tentar ganhar tempo a mim. Quando o Joni arrancou, não duvidei. Arranquei para a roda dele para não permitir que ganhe tempo, sendo o grande corredor que é, e para fazer um pouco de travão para o Rui perder o menor tempo possível. Esta é a razão de eu estar sempre na roda dele. Só no meio da subida tentei atacar, porque ele não parava de arrancar e parar. Depois estava a calcular a distância para arrancar e buscar a vitória de etapa, mas tentando não prejudicar o Rui Vinhas. Uma vitória de etapa é sempre importante.”

Sobre a posição de ambos os corredores nos primeiros lugares da geral, Gustavo Veloso acrescentou: “A corrida é que vai mandar e a estrada vai colocar cada um no seu lugar. O importante é que a camisola amarela fique na equipa e vamos dia-a-dia defendendo-nos dos ciclistas que nos queiram tirar essa camisola. Cada um terá o seu lugar no fim da Volta. Eu estou a sentir-me bem.”

Quanto a Rui Vinhas, declarou: “O Gustavo conseguiu ganhar tempo ao Joni, o que é importante, porque é ele que nos dá garantias para o contra-relógio final. Conseguimos meter quatro homens nos dez primeiros e vamos tentar defender a liderança, minha e do Gustavo. Temos o António e o Raúl caso seja necessário. Resta-nos defender esta liderança. Espero conseguir chegar com ela pelo menos a Lisboa, não sei se a levo para casa ou não, visto que o contra-relógio não é a minha especialidade, mas sinto que estou a viver um sonho. Estou nas nuvens.”

A mítica subida à Sra. da Graça chegou à quarta etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. De Bragança a Mondim de Basto o pelotão percorreu 191,9 km, naquela que é a segunda jornada mais longa desta edição. Antes da chegada ao alto de 1ª categoria também conhecido por Monte Farinha, impôs-se superar quatro prémios de montanha: Serra da Nogueira (3ª cat. km 8,6), Argemil (3ª cat. km 82,6), Serra da Padrela (3ª cat. km 97,7) e Barragem do Alvão (1ª cat. km 147).

O dia começou com as felicitações da Volta ao aniversariante do dia, o basco Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias) a cumprir 27 anos de idade.

A jornada foi bastante movimentada desde os primeiros quilómetros, tendo a fuga começado a tomar forma com 40 km pedalados. Antes, o segundo classificado da montanha Ivan Bothia (Boyacá Raza de Campeones) conseguiu pontuar em primeiro no prémio da Serra da Nogueira (km 8,6).

Na frente da corrida, o luso Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) e o francês Yannis Yssaad (Armée de Terre) rumaram em fuga à dura jornada de montanha, pontuando Yssaad em primeiro na meta volante de Valpaços (km 68,4) e Vila Pouca de Aguiar (km 113,7), enquanto Gonçalves coroou os prémios de montanha de Argemil e Serra da Padrela. O espanhol Eloy Teruel (Louletano-Hospital de Loulé) tentou chegar à dupla, não resultando o esforço de vários quilómetros em solitário.

Após a atípica jornada transacta, também hoje o pelotão deixou a fuga ganhar uma larga vantagem, que chegou aos 9 minutos. Contudo, neste dia os fugitivos não representavam qualquer perigo à camisola amarela de Rui Vinhas (W52-FC Porto), estando na geral Domingos Gonçalves a quase 29 minutos e Yannis Yssaad a mais de 1 hora.

Chegados à fase mais dura da jornada, com as 1ªs categorias da Barragem do Alvão e Sra. da Graça pela frente, já Teruel pedalava no pelotão e a dupla em fuga aumentou a vantagem para os 9m30s. Contudo, o cenário mudou em plena escalada do Alvão. Às primeiras rampas, Domingos Gonçalves deixou Yssaad para trás, mas tendo o pelotão a encurtar substancialmente a distância. Chegado a esse alto, Gonçalves coroou a montanha vendo chegar à sua companhia Yssaad e com o pelotão a pouco mais de 2 minutos, onde Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) tentaram sair sem êxito.

Na descida Gonçalves voltou a ficar sozinho, devido a uma infeliz queda e abandono de Yssaad. A aventura acabou a 14 km da meta, muito pelo trabalho da Efapel na frente do pelotão.

Chegados a Mondim de Basto, entre a tradicional enchente de público na estrada, a luta pelas bonificações da última meta volante (km 180,6) do dia foi renhida, ditando Daniel Mestre (Efapel) como o primeiro a passar, seguido da dupla da W52-FC Porto Raúl Alarcón e Gustavo Veloso.

Grupo novamente reunido, a Efapel comandou o pelotão cada vez mais reduzido ao longo dos últimos quilómetros, até à falta de 8 km quando Joni Brandão (Efapel) decidiu abrir as hostilidades e atacar com reposta de Gustavo Veloso e do colombiano Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour).

Os momentos finais foram de puro espectáculo de ciclismo. Joni Brandão e Gustavo Veloso conseguiram uma curta vantagem, lançando ataques numa medição mútua de forças, até à chegada à companhia do duo de Daniel Silva, que à falta de 4 km desferiu também um ataque deixando a dupla para trás.

Entretanto, o grupo do camisola amarela ficava cada vez mais restrito, sempre com Rui Vinhas a mostrar-se forte na manutenção da liderança e tendo a seu lado ainda a fortaleza dos companheiros António Carvalho e Raúl Alarcón, entre outros nomes como o do vencedor do Troféu Joaquim Agostinho do ano passado João Benta.

Com os grupos separados por segundos, Daniel Silva entrou isolado no último quilómetro, vendo surgir na sua roda a forte pedalada de Gustavo Veloso. O galego chegou e passou o português, não parando mais até cruzar a linha e erguer os braços para a vitória, o seu quinto triunfo em etapas na Volta a Portugal, entre elas a mítica Torre à qual junta hoje a mítica Sra. da Graça.

A 5s cruzou a meta Daniel Silva, seguido a 12s de Joni Brandão, 34s Raúl Alarcón e a 35s o camisola amarela Rui Vinhas. Entre os favoritos à geral, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) foi 7º, João Benta 8º, Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira) 13º, Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) 15º e Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) 18º.

Rui Vinhas permaneceu assim com uma vantagem de 2m48s na liderança da prova para o companheiro e segundo à geral Gustavo Veloso, que lidera o ‘Kombinado’ e a classificação por pontos. O espanhol Vitor Etxeberria (Rádio Popular-Boavista) subiu ao comando da juventude e César Fonte (Rádio Popular-Boavista) manteve-se rei da montanha. A W52-FC Porto lidera por equipas.

Amanhã, a quinta etapa antecede o dia de descanso e parte de Lamego rumo a Viseu num total de 153,2 km. Não se pense que o dia será fácil, novamente com montanha ao longo de toda a jornada: Pousada (4ª cat.), Bigorne (2ª cat.), Carranqueira (4ª cat.), S. Macário (1ª cat.) e Serra da Arada (4ª cat.).

Gustavo Veloso triunfa no alto da Sra. da Graça
(foto Helena Dias)

Resultados Et4
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto 5:12:24
2º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
3º Joni Brandão (Por) Efapel +12”
4º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +34”
5º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +35”
6º Henrique Casimiro (Por) Efapel +35”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +35”
8º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +37”
9º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +46”
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:02”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 17:42:58
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:48”
3º Joni Brandão (Por) Efapel +3:04”
4º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +3:05”
5º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
6º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:45”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:46”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +3:49”
9º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:56”
10º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +3:57
11º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +4:09”
15º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +4:48”
18º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:13”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Mais um dia de volta mais um magnífico trabalho no acompanhamento da mesma aqui e no Twitter.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.