Avançar para o conteúdo principal

Et3 TJAgostinho: Veloso triunfa na Carvoeira, Nocentini conquista amarela

A experiência triunfou no derradeiro dia. Gustavo Veloso (W52-FC Porto), de 36 anos, venceu a última etapa no alto da Carvoeira e Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira), de 38 anos, defendeu de forma imperiosa a camisola amarela, conquistando a 39ª edição do Troféu Joaquim Agostinho.


Álbum completo AQUI

Rinaldo Nocentini conquista 39º Troféu Joaquim Agostinho
(foto Helena Dias)
No final de um dia muito atacado à sua liderança, Rinaldo Nocentini mostrou-se radiante pela vitória alcançada. Ao Cycling & Thoughts, o italiano partilhou uma dedicatória especial: “Esta vitória é para a minha família, por todo o seu sacrifício, e também para toda a equipa, porque até Novembro não tinha equipa e o Sporting-Tavira deu-me esta oportunidade. Esta é para eles.”

Também o galego Gustavo Veloso deixou nas palavras ao Cycling & Thoughts o desabafo de uma temporada difícil: “Tive um ano complicado, com uma lesão a seguir à queda no Alentejo [Volta ao Alentejo]. Custou-me entrar em competição e [esta vitória] é a confirmação de que todo o trabalho que fiz estes últimos meses está bem feito. Hoje consegui uma importante vitória, tanto a nível pessoal como para a equipa. O Raúl [Alarcón] estava forte, tínhamos feito um planeamento da etapa para tentar desde longe destronar o Nocentini, tentar deixá-lo sem equipa e depois ser uma luta mais individual, mas ele defendeu-se bem. Não sei como foi a corrida atrás, eu apenas me limitei a ‘ir à morte’ na frente, sabendo que o Raúl vinha atrás e que se me alcançasse era ele que iria tentar a sorte aqui no Parque [Eólico da Carvoeira]. Consegui ganhar a etapa e, pelo menos, é um pedacinho do bolo.”

O vencedor da camisola da juventude sublinhou a importância desta conquista: “Esta vitória significa muito. Para mim, é uma alegria muito grande ganhar esta camisola depois de uma etapa tão dura. A equipa está feliz e satisfeita com o que fizemos nesta corrida. Estamos já a pensar no que vem a seguir, corremos na próxima semana e esperamos que tudo nos corra bem”, disse o colombiano Aldemar Reyez ao Cycling & Thoughts.

O último dia do Troféu Joaquim Agostinho foi marcado pela enorme dureza a que o pelotão de 101 corredores teve de fazer frente. Apesar de não muito longa, a terceira etapa de 146 km ligou Atouguia da Baleia à chegada ao alto da Carvoeira, tendo nos últimos 50 km três prémios de montanha de 2ª e 3ª categoria até ao epílogo na 3ª categoria do Parque Eólico.

Cedo começaram os ataques com vários corredores a tentar a sorte no último dia de competição. Só após a passagem do km 25, uma fuga conseguiu vingar composta por Nuno Almeida (Efapel), Bruno Sancho (Anicolor), Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Guillaume de Almeida (Rádio Popular-Boavista), Peio Goikoetxea (Manzana Postobon), Yoann Barbas e Stéphane Poulhies (Armée de Terre).

A vantagem do grupo foi crescendo até à marca dos 6 minutos, sofrendo Nuno Almeida uma infortunada queda, mas depressa retomando a companhia dos companheiros de fuga, mostrando a garra de que é feito o jovem corredor que este ano subiu a profissional.

À medida que a jornada se aproximou das decisivas escaladas, o entendimento da fuga terminou com o ataque de Yoann Barbas, primeiro no alto do Avenal (2ª cat. km 97), voltando a repetir a proeza no alto de Montejunto (2ª cat. km 100), acompanhado na frente por Guillaume de Almeida, ambos luso-descendentes. Seguiam na sua roda alguns dos ex-companheiros de fuga e a pouco mais de 5 minutos sofria um pelotão completamente fragmentado na passagem por Montejunto.

Rinaldo Nocentini mantinha-se de pedra e cal na defesa da amarela, mas já não tendo nenhum companheiro consigo. A estratégia da W52-FC Porto começava a dar frutos, vendo o grupo do líder da geral reduzido a 14 corredores, após a passagem no alto da Ota (3ª cat. km 121) coroado novamente por Yoann Barbas.

À falta de 32 km para o final, Gustavo Veloso abriu as hostilidades no grupo do camisola amarela, saindo em busca da frente de corrida. Com ele atacou também Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), chegando ambos ao duo intermédio composto pelo companheiro Samuel Caldeira e Bruno Sancho. O quarteto foi ganhando vantagem para o pelotão e encurtando distância para o duo na frente.

Com tudo em aberto, foi na chegada ao início da subida de final que o rumo da história começou a delinear-se. As distâncias apagaram-se no asfalto à medida que as rampas da Carvoeira se aproximavam. Yoann Barbas e Guillaume de Almeida contavam apenas com 22s sobre Gustavo Veloso e Bruno Sancho, perseguidos a escassos segundos pelo grupo do camisola amarela.

Trepador de excelência, Gustavo Veloso alcançou o duo na frente, deixou a concorrência para trás e pedalou rumo à vitória na linha de meta. Enquanto o bi-campeão da Volta a Portugal festejava a vitória na Carvoeira, os ataques e contra-ataques sucediam-se ao longo da escalada final. Guillaume de Almeida resistiu e cruzou a linha em 2º, a 5s, logo seguido de Aldemar Reyes, Raúl Alarcón e Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte), este trio a 7s. Seguiu-se o vencedor da etapa no Montejunto e da edição de 2015 João Benta (Louletano-Hospital de Loulé) a 9s, com o mesmo tempo de Rinaldo Nocentino em 7º na meta.

Este derradeiro dia provocou mudanças nas coloridas camisolas, mas não na vitória conquistada a pulso por Nocentini, vencedor da amarela com 24s sobre o 2º Hernâni Brôco e 26s sobre o 3º Raúl Alarcón. João Benta acabou no 4º lugar com os mesmos 26s de distância, seguido do rei da montanha da Volta a Portugal de 2015 Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte).

Para além da vitória do prólogo e de duas etapas, a W52-FC Porto agarrou o triunfo por equipas, seguida da LA Alumínios-Antarte e Louletano-Hospital de Loulé.

Raúl Alarcón venceu a geral por pontos, Yoann Barbas e Bruno Sancho viram a fuga recompensada com a camisola da montanha e das metas volantes respectivamente, tendo o francês também arrecadado a camisola do combinado.

Entre os mais jovens, Aldemar Reyes destacou-se desde o primeiro dia como o melhor jovem do Troféu, conquistando a camisola laranja da juventude. Os jovens colombianos presentes ocuparam 8 dos 10 primeiros lugares desta classificação, apenas intercalados pelos marroquinos Mohcine El Kouraji e Soufiane Sahbaqui (Selecção de Marrocos), em 6º e 8º. O primeiro português da tabela foi Marcelo Salvador (GoldWin-Team José Maria Nicolau) em 11º, salientando-se que este jovem já conquistou títulos nacionais de estrada e contra-relógio em cadetes e venceu a Volta a Portugal de Juniores em 2015.

A edição de 2016 do Troféu Joaquim Agostinho chegou ao fim com 95 corredores a terminar a competição, sendo o lanterna vermelha o espanhol Ander Barremetxea a 1h11m29s da esquadra Euskadi-Murias, que se destacou na geral com Mikel Bizkarra em 6º (+59”).

Fuga do dia (foto Helena Dias)
Pelotão na perseguição à fuga (foto Helena Dias)
Gustavo Veloso triunfa na Carvoeira
(foto Helena Dias)
Guillaume de Almeida e Aldemar Reys 2º e 3º na etapa
(foto Helena Dias)
João Benta e Rinaldo Nocentini a cruzar a meta na Carvoeira
(foto Helena Dias)
Gustavo Veloso vencedor da etapa
(foto Helena Dias)
Rinaldo Nocentini vencedor do Troféu Joaquim Agostinho com 
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes
(foto Helena Dias)
Gustavo Veloso e Raúl Alarcón, vencedores da 2ª e 3ª etapas
(foto Helena Dias)
Pódio final do 39º Troféu Joaquim Agostinho
(foto Helena Dias)

Resultados Et3
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto 3:48:41
2º Guillaume de Almeida (Fra) Rádio Popular-Boavista +5”
3º Aldemar Reyes (Col) Manzana Postobon +7”
4º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +7”
5º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
6º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +9”
7º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +9”
8º Thomas Lebas (Fra) Bridgestone Anchor +11”
9º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +14”

C. Geral Final
1º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira 13:00:18
2º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +24”
3º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +26”
4º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +26”
5º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +54”
6º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +59”
7º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +59”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1:01”
9º José de Segóvia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:02”
10º Aldemar Reyes (Col) Manzana Postobon +1:54”
Resultados completos aqui
______
Opinião: ciclistas e organização

Comentários

  1. Por todo o trabalho aqui feito deixo aqui os meus parabéns pelo exemplar proficionalismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.