Avançar para o conteúdo principal

Et3 VPFuturo: triunfo colombiano de Miguel Florez em Boticas

Ao terceiro dia de competição, a Volta a Portugal do Futuro conheceu o terceiro dono da mais desejada camisola amarela. O colombiano Miguel Florez agarrou o triunfo em Boticas, subindo à liderança da geral. Completaram o pódio da jornada o companheiro de equipa Wilson Enrique Rodriguez e o espanhol Juan Lopez (Café Baque).

No final da jornada, Miguel Florez declarou: “Os meus companheiros estiveram muito bem na fuga a pressionar a equipa Liberty a perseguir. Nós esperámos pela última subida para testar o líder e outros corredores. Nessa subida conseguimos sair e ganhar vantagem, trabalhámos juntos e chegámos sozinhos à meta. Agora é esperar que com a ajuda de Deus as forças nos acompanhem amanhã.”

Vitória de Miguel Florez na 3ª etapa da
Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)

No terceiro dia de competição o pelotão de 82 corredores percorreu 134,1 km entre Lousada e Boticas, deparando-se ao longo da jornada com quatro prémios de montanha: Fojos (3ª cat. km 43,1), Salto (1ª cat. km 63,4), Virtelo (3ª cat. km 74,1) e Torneiros (1ª cat. km 117,5).

Aos primeiros quilómetros formou-se a fuga do dia com a presença do segundo classificado na montanha, Ricardo Teixeira (Anicolor). A dois pontos dessa camisola, também nas mãos do líder da geral Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), Ricardo Teixeira aproveitou a jornada montanhosa para tentar chegar ao comando da camisola “Delta Cafés”, somando a máxima pontuação na primeira escalada, em Fojos.

Com o jovem corredor da Anicolor seguia na frente o companheiro de equipa Fábio Mansilhas, Elias Ortiz (Café Baque), Armando Ortega (Boyacá Raza de Campeones), Odei Juango (Caja Rural-Seguros RGA), Oscar Justo (Racing Cycling Team), Emanuel Duarte e Rafael Apolinário (Sicasal-Constantinos-Udo), já ontem em fuga. O grupo chegou à escalada seguinte com perto de 3 minutos para o pelotão comandado pela equipa do camisola amarela Liberty Seguros-Carglass.

Na subida dos 11,7 km da 1ª categoria em Salto, o colombiano Armando Ortega destacou-se na frente para coroar em primeiro o alto. Acompanhado pelos dois colegas de equipa Camilo Cubides e Carlos Cruz (Boyacá Raza de Campeones), mais o vice-campeão luso sub-23 de contra-relógio Jorge Magalhães (Anicolor), o quarteto abordou na frente a penúltima subida em Virtelo, coroada novamente por Ortega, também ele na luta pela camisola da montanha.

À medida que a jornada se aproximou da última montanha do dia, localizada a 16,6 km da meta final em Boticas, a fuga viu a distância ser substancialmente encurtada para o pelotão sempre liderado pela Liberty Seguros-Carglass. Antes dessa derradeira dificuldade, os corredores passaram uma primeira vez pela meta (km 111,7), seguindo-se o alto em Torneiros com nova frente de corrida e coroado por Miguel Florez (Boyacá Raza de Campeones).

O colombiano Florez, juntamente com o companheiro Wilson Enrique Rodriguez, manteve uma confortável distância conseguindo o duo chegar à meta com 56s de vantagem para o grupo perseguidor. Terceiro na etapa de ontem, Miguel Florez agarrou hoje a vitória em Boticas, seguindo-se em terceiro o espanhol Juan Lopez (Café Baque). Luís Gomes cruzou a linha a mais de 2 minutos.

Miguel Florez foi este ano 3º no contra-relógio dos Campeonatos Nacionais na Colômbia e venceu a classificação da juventude na Vuelta Independencia Nacional Republica Dominicana, onde foi 8º na geral individual. Após a terceira jornada na Volta a Portugal do Futuro, o jovem colombiano assumiu a liderança da camisola amarela e da juventude, o companheiro Ortega o comando da montanha e a sua equipa o comando no colectivo. Juan Lopez assumiu o primeiro lugar na classificação por pontos.

Amanhã, a quarta e última etapa reserva ao pelotão 119,4 km entre Boticas e Montalegre, com chegada ao alto da Serra do Larouco.

Em simultâneo na estrada, a segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes percorreu 82,7 km entre a Figueira da Foz e Alcobaça. João Carvalho (Viseu 2001-AM Póvoa das Quartas) venceu a jornada ao sprint, superando na linha Pedro Silva (Seissa MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact) e deixando a 8s Rodrigo Silva (ACDC Trofa). João Afonso (CC Barcelos-AFF-Orbea Onda) cruzou a meta em 4º e subiu à liderança da camisola amarela [resultados].

Armando Ortega lidera montanha, Juan Lopez os pontos e
Miguel Florez a amarela da Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)

Resultados Et3
1º Miguel Florez (Col) Boyacá Raza de Campeones 3:47:18
2º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones m.t.
3º Juan Lopez (Esp) Café Baque +56”
4º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +56”
5º Camilo Diagama (Col) Boyacá Raza de Campeones +56”
6º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +56”
7º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +56”
8º Patrick Videira (Por) Maia +56”
9º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +56”
10º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +55”

C. Geral
1º Miguel Florez (Col) Boyacá Raza de Campeones 10:57:54
2º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones +30”
3º Juan Lopez (Esp) Café Baque +57”
4º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:00”
5º Hugo Nunes (Por) Anicolor +1:04”
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +1:06”
7º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:06”
8º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +1:21”
9º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +1:24”
10º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +1:24”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.